Galeria Terra

Em SP, bandidos roubam remédios de farmácias para revender


Flipar
reprodução tv globo

Segundo a matéria, grupos de criminosos estão roubando remédios caros, principalmente as canetas usadas para emagrecer que ganharam fama recentemente.

reprodução tv globo

A polícia descobriu que esses medicamentos roubados estão sendo vendidos na internet.

reprodução tv globo

Um homem, tido como receptador de uma das quadrilhas, foi preso pela polícia um dia antes da reportagem ir ao ar. Ele era ligado a um bandido que já vinha roubando farmácias desde 2019.

reprodução tv globo

Em uma ocorrência, por volta das 21h, dois homens com capuz entraram em uma farmácia. Eles roubaram dinheiro e celulares dos clientes que estavam no estabelecimento.

reprodução tv globo

O objetivo principal dos assaltantes era roubar a geladeira onde os remédios ficam guardados.

reprodução tv globo

Além de ter pego os medicamentos do refrigerador, o bandido rendeu uma funcionária, que entregou várias caixas de remédios.

reprodução tv globo

Em entrevista ao 'Fantástico', o delegado de polícia da DEIC, Pedro Ivo Correa dos Santos, disse que esses criminosos agem rapidamente e conhecem detalhadamente o funcionamento das farmácias visadas.

reprodução tv globo

'Eles se baseiam na velocidade. Ficam 1, 2, 3 minutos no máximo dentro de uma farmácia. Eles têm conhecimento de como funciona uma farmácia por dentro, e eles já buscam especificamente esse medicamento”, explicou o delegado.

reprodução tv globo

Várias farmácias na Zona Leste e Zona Norte de São Paulo foram invadidas por criminosos entre novembro e dezembro de 2023.

Eduardo P wikimedia commons

Só na Zona Sul, pelo menos oito roubos foram relatados entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

reprodução tv globo

De acordo com as investigações, uma única farmácia foi alvo de assalto duas vezes no mesmo mês pela mesma dupla de assaltantes.

reprodução tv globo

Nos últimos meses, os policiais notaram que os assaltos não visavam apenas dinheiro. Os criminosos estavam atrás principalmente de remédios para emagrecer e para problemas psiquiátricos.

reprodução tv globo

Alguns desses medicamentos visados, segundo a reportagem, eram aqueles para transtorno de déficit de atenção, que custam cerca de R$ 500.

reprodução tv globo

'Eles têm buscado os remédios da moda para emagrecimento, e aí entram as tais canetas emagrecedoras e entram também os remédios de uso psiquiátrico', contou o delegado.

reprodução tv globo

O delegado também ressaltou que, embora esses remédios sejam vendidos por preços mais baixos online, eles podem não funcionar corretamente se não forem armazenados da maneira certa.

reprodução tv globo

“Eles saem anunciando e vendendo de uma forma sem controle nenhum e sem cuidado nenhum. Um dos criminosos que foi preso semana passada tinha dezenas desses remédios numa sacola, guardada fora de refrigeração. Com certeza esse remédio perdeu algum tipo de eficácia”, pontuou.

reprodução tv globo

A presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, Renata Pereira, salientou que há uma grande vulnerabilidade dos funcionários diante dessas situações de perigo.

reprodução tv globo

'Não existe nada na questão da prevenção e nem depois do ocorrido. Os trabalhadores se sentem totalmente ali desamparados pela empresa, porque o ato é muito violento. Tem que dar um suporte psicológico para esse funcionário.'

reprodução tv globo

De acordo com a TV Globo, nenhum representante das farmácias mencionadas na reportagem quis comentar sobre os casos.

Jefferson Rury Agência Senado

Veja Mais