Estilo de Vida

Bárbara Evans passa por susto com um dos bebês


Flipar
Reprodução Instagram

O exame durou 12 horas: 'Tinha que captar ele rindo, acordando, brincando, trocando fralda, arregalando o olhão, algo que ele faz muitas vezes ao dia... Toda a vez que ele arregalava a gente tinha que apertar um botão para marcar aquilo', contou a atriz.

Reprodução Instagram

O exame mostrou que está tudo bem com o bebê. Alívio para Bárbara que, no dia 27/11/2023, teve gêmeos. Além de Antônio, nasceu Álvaro. Os gêmeos se juntaram à família, que já tinha Ayla. Na ocasião do parto dos irmãos (uma cesariana), a menina estava com 1 ano e 7 meses.

Reprodução Instagram

Os gêmeos de Bárbara Evans são muito parecidos. E crianças que nascem juntas sempre chamam a atenção. Por isso, veja algumas informações curiosas sobre gêmeos.

Reprodução Instagram

Os univitelinos são os gêmeos cujo óvulo fecundado pelo espermatozoide se dividiu em dois. Os bebês, além de terem a mesma fisionomia, têm o mesmo DNA. Mas as impressões digitais são diferentes. Já os bivitelinos ( 66% dos casos) provêm de dois óvulos diferentes fecundados. Os irmãos, aliás, podem nem ser do mesmo sexo, mas os que têm o mesmo sexo são parecidos, embora não sejam idênticos.

hippopx.com/ Creative Commons

No entanto, uma alteração pode fazer com que os gêmeos univitelinos nasçam grudados por uma parte do corpo. São os chamados siameses. Isso acontece em cerca de 2% das gestações de gêmeos univitelinos. A separação, quando possível, só é feita por cirurgia, mas que muitas vezes deixa sequelas.

hippopx.com/ Creative Commons

Um exemplo de siamesas famosas são as irmãs Krista e Tatiana Hogan, que vivem com parte do cérebro ligado. Nascidas em 25/10/2006 em Vancouver, no Canadá, elas afirmam que isso faz com que uma consiga ter, eventualmente, os mesmos sentimentos da outra.

- Reprodução Instagram

Existem casos raríssimos de gêmeos semi-idênticos. Este acontece quando dois espermatozóides diferentes fecundam o mesmo óvulo. Como isso gera 3 cromossomos diferentes (e os humanos têm dois), os bebês raramente nascem, a não ser em casos ainda mais raros.

hippopx.com/ Creative Commons

Uma raridade é que há a possibilidade de uma mulher gerar gêmeos de pais diferentes. Em 2009, por exemplo, a americana Mia Washington engravidou de dois homens em um curto espaço de tempo. Os fetos dividiram a barriga e nasceram no mesmo dia.

hippopx.com/ Creative Commons

Estima-se que uma em cada 85 gestações é de gêmeos. Já o nascimento de trigêmeos é ainda mais raro: um caso em cada 6.400. Já o nascimento de quadrigêmeos (ou mais) é de um em 512 mil.

hippopx.com/ Creative Commons

Por conta da saúde da mulher e também dos fetos,a gravidez de gêmeos costuma ser mais rápida, durando em média 37 semanas.

hippopx.com/ Creative Commons

O recorde mundial é um caso de nônuplos - nove bebês - nascidos em Mali, na África, no ano de 2021. Antes, havia dois casos notórios de óctuplos: em 1998 e 2009, ambos nos EUA.

marncom - pixabay

Uma curiosidade é que os cachorros conseguem diferenciar os gêmeos através do cheiro de cada um. Isso pode auxiliar a Justiça em algumas situações.

hippopx.com/ Creative Commons

Além de usar cachorros, outra forma de se diferenciar gêmeos está no umbigo. Isso porque as cicatrizes têm características individualizadas.

hippopx.com/ Creative Commons

Pelo menos duas pesquisas indicam que mulheres mais altas têm mais chances de terem gêmeos. Isso porque as altas produzem mais IGF, uma proteína que aumenta essa probabilidade.

hippopx.com/ Creative Commons

Outros estudos indicam que os gêmeos interagem entre si dentro da barriga da mãe. Também há pesquisas afirmando que os fetos desenvolvem uma linguagem própria até começarem a interagir com o mundo externo. Na foto, a atriz Fabiula Nascimento com seus filhos gêmeos.

www.instagram.com/fabiulaa

De acordo com estudos sobre o assunto, após ter gêmeos, a mulher triplica as chances de ter outro par de gêmeos. As mulheres com casos de gêmeos na família ou que fizeram tratamento para engravidar também têm mais chances de terem gêmeos.

hippopx.com/ Creative Commons

Apesar do trabalho dobrado, as mães de gêmeos tendem a viver mais, de acordo com as pesquisas. Outros estudos também indicam que uma mulher que se alimenta com muitos laticínios têm mais chances de engravidar de gêmeos.

hippopx.com/ Creative Commons

Gêmeos 'Espelho': Este é o nome dado aos irmãos que se desenvolvem um de frente pro outro, no útero. Isso acontece com 25% dos gêmeos idênticos. Assim, é possível que um nasça destro e outro canhoto, por exemplo ou um com uma pinta de um lado e o outro com a mesma marca, mas no outro lado.

hippopx.com/ Creative Commons

Em 1998, o cineasta Ivan Reitman dirigiu uma comédia sobre irmãos gêmeos improváveis. O cartaz já diz tudo: o personagem de Arnold Schwarzenegger, alto e forte; e o de Danny DeVitto, baixinho. Foi um sucesso.

Reprodução do site Adoro Cinema

E você, sabia disso? Aproveite para conhecer nossa outra galeria que fala de irmãos gêmeos famosos. Diversas celebridades têm gêmeos, como é o caso da modelo Gisele Bündchen (no foto com a irmã Patrícia, na infância).

reprodução instagram

Veja Mais