Celebridades e TV

Filho de Gal Costa pede exumação dos restos mortais da cantora


Flipar
Reprodução Instagram

Na petição, Gabriel (na foto com a mãe, quando ainda era menino) também afirma que Wilma Petrillo, viúva de Gal e madrinha de Gabriel, recebeu o SAMU (serviço de emergência) no local da morte de Gal e proibiu 'qualquer autópsia que fornecesse maiores informações'.

Reprodução Instagram

Segundo a imprensa, há também uma disputa por herança. O jornal Extra publicou em fevereiro de 2024 que Gabriel se recusou a assinar um termo, sugerido por Petrillo, pedindo o adiantamento de royalties das músicas de Gal a serem pagos pela gravadora Biscoito Fino. Segundo a revista Veja, Gabriel era menor de idade quando Gal morreu e disse que não tinha meios para defender sua vontade. Mas, ao completar 18 anos, decidiu agir, reivindicando a herança.

Reprodução Instagram

Wilma (foto) teria se relacionado com Gal por 24 anos com direito a 50% dos bens, em caso de reconhecimento da união. Ela também tentou ser inventariante do espólio. Entretanto, foi alvo de denúncias publicadas na imprensa sobre assédio moral, ameaças e golpes financeiros contra Gal. Informações passadas por amigos da cantora.

Reprodução Instagram

Gal Costa morreu em 9/11/2022, mas até hoje, além de briga por herança, notícias sobre dívidas empresariais também chamam atenção na imprensa. Uma das empresas de Gal Costa - a GMC Produções Artísticas - tem uma dívida de aproximadamente R$ 738 mil em impostos, segundo o site Splash, com base em dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, da Prefeitura de São Paulo e do Tribunal de Justiça do estado.

Reprodução Instagram

Gal Costa morreu em casa, aos 77 anos. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Relembre a trajetória dessa artista que está entre as maiores do Brasil e deixou saudade. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador.

Felipe Souto Maior/Fundarpe/Divulgação

Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Arquivo Nacional - Wikimédia Commons

Foi na voz e na interpretação de Gal que clássicos eternos da MPB alcançaram sucesso. Entre eles, 'Baby', de Caetano Veloso.

Rodrigo Stocco - Flickr

Nos anos 60 e 70, Gal dedicou-se a vários estilos. Foi assim que ela realçou o balanço de Jorge Ben (que depois seria Jorge Benjor), com'Que pena (Ela já não gosta mais de mim').

Marcelo Magano - Flickr

Gal também teve um papel fundamental ao fazer parte da Tropicália (ou tropicalismo), um dos mais importantes movimentos culturais da cultura brasileira, que ocorreu no fim da década de 60.

Instagram @galcosta

Além dela, Caetano, Gilberto Gil, Tom Zé e a banda Os Mutantes (foto) também fizeram parte desse movimento que marcou a música e o comportamento no Brasil.

Domínio público / Acervo Arquivo Nacional

A amizade entre Gal e Caetano começou no início dos anos 60 e nunca perdeu o vigor.

Instagram @galcosta

Gal também abraçou a Jovem Guarda, gravando 'Meu nome é Gal', de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Junior Guedesi - Flickr

No começo da carreira, deu uma interpretação própria à canção 'Sua Estupidez', de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Instagram @erasmocarlosbr

Nos anos 80, fez grande sucesso com diversas músicas de compositores de ponta na MPB. Imprimiu estilo próprio na interpretação de 'Açaí', 'Nada mais', 'Sorte' e 'Lua de mel', entre outros sucessos.

annonysky2 sky2 - Flickr

Com Tim Maia, em 1985, ela formou um dueto impecável, tornando 'Dia de Domingo', do álbum 'Bem Bom', um sucesso instantâneo. Os autores da música, Michael Sullivan e Paulo Massadas, disseram que Tim Maia era 'apaixonado por Gal Costa'.

Divulgação

Gal foi eleita a sétima maior voz de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stones, em 2012.

Sandra de Souza - Flickr

A cantora foi tema da escola de samba Mangueira, em 1994, junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Os quatro inspiraram o enredo 'Os Doces Bárbaros'.

Reprodução / TV

Gal Costa lançou mais de 40 discos ao longo da carreira, entre álbuns de estúdio e ao vivo. O último, intitulado 'Nenhuma Dor”, foi lançado em 2021.

Instagram @galcosta

Em 2018, o álbum “A Pele do Futuro” contou com participações especiais de Maria Bethânia e Marília Mendonça. Em 2021, Gal prestou homenagens à Marília após a morte da Rainha da Sofrência, em 5/11/2021 num acidente aéreo.

Instagram @galcosta

Gal Costa foi indicada em seis oportunidades no Grammy Latino e venceu em 2011 o “Prêmio Grammy Latino à Excelência Musical”, categoria que premia o artista pelo “conjunto da obra”.

Carolina Mendonça - Flickr

Entre outros prêmios que a cantora venceu, estão: Prêmio da Música Brasileira, em 2016, Prêmio Multishow, em 2012 (“Melhor Show”) e 2015 (“Prêmio Especial - 50 Anos de Carreira”).

Brunno Marchetti - Flickr

E também dois prêmios da Revista Contigo! e sete prêmios Troféu Imprensa, sendo cinco de Melhor Cantora, um de Melhor Música e um de Melhor Revelação Feminina, em 1969.

Reprodução / Instagram @neymatogrosso

Veja Mais