Notícias

Armadilha fotográfica flagra cachorros-vinagre no Norte do Brasil


Flipar
Foto: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma Unidade de Conservação de proteção integral da natureza localizada numa área que abrange seis municípios nos estados do Amapá e do Pará.

Em 2023, armadilhas fotográficas também flagraram cachorros-vinagre andando na maior reserva particular de Mata Atlântica do Brasil, conhecida como Legado das Águas, no Vale do Ribeira (SP).

Reprodução Legado das Águas

Os registros animam ambientalistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), já que essa espécie é considerada com risco de extinção.

Reprodução Legado das Águas

Em 2022, dois filhotes de cachorro-vinagre tinham sido encontrados na floresta de eucaliptos em Inocência (MS), também causando surpresa.

reprodução TV Morena

As notícias chamam atenção porque muitas pessoas nem sequer conhecem essa espécie.

reprodução TV Morena

Segundo especialistas, esta espécie é considerada rara, pois tem poucos indivíduos na natureza: estima-se que apenas 2 a cada 100 km².

Bernard DUPONT wikimedia commons

Em Mato Grosso do Sul, eles foram encontrados por funcionários de uma empresa de celulose durante um monitoramento de rotina.

reprodução TV Morena

Os funcionários acharam que eram pequenas raposas ou filhotes de lobos. E depois se surpreenderam com a curiosidade. 'Jamais imaginamos que pudesse ser um animal raro', disse um dos funcionários na ocasião.

reprodução TV Morena

Os cachorros-vinagre podem habitar matas ou florestas, de preferência com pouca intervenção humana.

vladimircech freepik

Eles gostam de ficar em tocas de tatu-canastra. Geralmente, esses tatus abrem tocas de até 5 metros de profundidade, mas ficam apenas dois dias.

reprodução TV Morena

Quando os tatus saem, os cachorros-vinagre e outras espécies aproveitam o túnel para se abrigar.

reprodução TV Morena

O tatu-canastra, também conhecido como tatuaçu, é a maior espécie viva de tatu, habita a América Latina e tem cerca de 1 metro de comprimento . Esta espécie também está sob risco de extinção por causa da caça ilegal

reprodução blog pescagerais

Ambientalistas destacam a importância das áreas de preservação para a sobrevivência dos cachorros-vinagre e dos tatus-canastra.

reprodução YouTube Animal TV

Segundo especialistas, os cachorros-vinagre estão classificados como uma espécie 'quase ameaçada de extinção' pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e como 'vulnerável' pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, principalmente por causa de degradação do seu habitat.

reprodução WWF Brasil

A espécie é nativa da América do Sul, encontrada na Amazônia. E sofre com as queimadas que atingem as matas.

Divulgação Lucas Landau - Greenpeace

Os cachorros-vinagre são carnívoros e caçam durante o dia. Eles acasalam ao longo do ano, a gestação dura de 65 a 83 dias e normalmente nascem de três a seis filhotes. Eles vivem até 10 anos.

Jonathunder - wikimedia commons

Além dos que foram encontrados em Inocência e no Vale do Ribeira, dois cachorros-vinagre adultos (foto) foram flagrados pela armadilha fotográfica no Parque Municipal do Pombo, em Mato Grosso do Sul.

reprodução TV Morena

Armadilha fotográfica é uma câmera remotamente ativada e equipada por um sensor de movimento ou sensor infravermelho, usada para capturar fotos ou filmes de animais selvagens sem a presença dos pesquisadores.

divulgação Mercado Livre

O parque do Pombo é cercado pelo Rio Pombo e Córrego Tapera, tem mais de 8 mil hectares de área preservada e é habitado por 127 espécies de aves e 50 espécies entre anfíbios, répteis e mamíferos.

divulgação Prefeitura de Três Lagoas

O parque fica na cidade de Três Lagoas, que tem 123 mil habitantes numa área de 10.200 km², a 319m de altitude e 339 km da capital Campo Grande.

DehAlves wikimedia commons

E você? Já tinha ouvido falar nos cachorros-vinagre? Gostou de conhecê-los?

Carlos Delgado wikimedia commons

Veja Mais