Notícias

Praias de Aracaju são as mais limpas do Brasil


Flipar
Reprodução TV Globo

A pesquisa se concentrou em praias nas cidades que são capitais brasileiras. E Aracaju teve o maior percentual de praias consideradas próprias para o banho.

Divulgação Ascom Secretaria de Turismo

Das 10 praias monitoradas pelos pesquisadores na capital sergipana, 8 foram aprovadas pela limpeza, consideradas ideais para o lazer dos banhistas.

Divulgação Ascom Secretaria de Turismo

Outras 2 foram consideradas regulares e nenhuma foi classificada como ruim ou péssima

Metoc wikimedia commons

A pesquisa feita pelo jornal Folha de SP foi divulgada no fim de 2023 e repercutida pelo governo do Sergipe como fator de impulsionamento do turismo.

Paulo JC Nogueira wikimedia commons

O levantamento se referiu a uma análise feita no período de 12 meses, entre novembro de 2022 a outubro de 2023.

Foto: Alan Santos/Palácio do Planalto wikimedia commons

A avaliação teve por base critérios de classificação no modelo da Companhia Ambiental do Estado de SP, que utiliza testes semanais para determinar a balneabilidade.

Paulo JC Nogueira wikimedia commons

O levantamento alerta que nadar em praias com água imprópria para o banho pode acarretar problemas de saúde, principalmente na pele, pelo contato com as impurezas, ou no estômago, quando a pessoa engole água do mar.

Tito Garcez wikimedia commons

As praias em Aracaju têm água morna, que atrai quem não gosta de entrar em mar frio. Aliás, essa é uma característica das praias do Nordeste, em geral.

Reprodução TV Globo

Outra característica é a instalação de bares na areia, permitindo que os visitantes alternem o banho de mar com um lanche ou até almoço, sem se distanciar muito da água.

Reprodução TV Globo

Alguns chegam a instalar banheiras de hidromassagem para que as pessoas possam curtir algo particular no cenário da praia. E os clientes são servidos dentro da banheira.

Reprodução TV Globo

Sergipe tem 167 quilômetros de praias. E com paisagens paradisíacas, que alternam recortes de água e areia, formando um mosaico espetacular.

Reprodução TV Globo

A orla Pôr do Sol é um local de encontro famoso. Ali embarcam e desembarcam pessoas que gostam de passeios de barco.

Isa_barretosc wikimedia commons

Nas prais de Aracaju, é possível praticar atividades físicas e recreativas num cenário que inclui os famosos coqueiros e areia limpa.

Reprodução TV Globo

Uma das opções de lazer é o stand-up paddle, já que o mar é calmo.

Imagem de Tammy Cuff por Pixabay

Outra alternativa que tem praticantes fiéis é o Kitesurf, modalidade em que a pessoa, com uma pipa presa à cintura,fica sobre a prancha e segue impulsionada pelo vento.

Reprodução TV Globo

A cidade de Aracaju fica no leste do Sergipe e é cortada por rios, como o Sergipe e o Poxim.

Sérgio Augusto Perera - wikimedia commons

A cidade ocupa uma área de 181 km² e tem cerca de 680 mil habitantes. O nome tem origem no Tupi: arakaiu, cajueiro das araras.

Codevasf - wikimedia commons

A orla de Atalaia é um dos principais cartões postais da cidade, com seus Arcos à beira da praia.

Tito Garcez - wikimedia commons

Também é na Orla de Atalaia que fica o monumento ao Caraguejo. O crustáceo é um símbolo da cidade.

Paulo JC Nogueira wikimedia commons

Os pratos com caranguejo são um must para quem visita Aracaju. Fazem parte não apenas do polo gastronômico de Atalaia, mas do dia a dia das famílias, que costumam se reunir nos fins de semana para degustar o crustáceo.

E-Sergipe - Flickr wikimedia commons

Outra praia muito conhecida é a de Coroa do Meio, que requer atenção porque tem mar mais agitado do que a média no estado, presença de rochas e trechos profundos.

Paulo JC Nogueira wikimedia commons

Em época de carnaval, uma multidão se reúne para percorrer trechos da orla de Aracaju numa festa de rua inspirada na folia de Salvador, na Bahia.

Gwandre wikimedia commons

Veja Mais