Economia

Crush, Grapette, 7UP, Taí… Marcas famosas de refrigerante que ‘sumiram’ no Brasil


Flipar
Steve Wong - Flickr

O Flipar conta a seguir o que aconteceu com alguns desses rótulos de bebidas não alcoólicas gaseificadas que já foram populares.

Reprodução Redes Socias

Crush - Produzido por diferentes empresas, teve alcance nacional e foi por longo tempo a principal concorrente da Fanta.

Foto de Erik Mclean na Unsplash

No início, a bebida, criada na Califórnia, nos Estados Unidos, era vendida apenas na fórmula baseada no óleo de cascas de laranja. Depois, passou a ser adicionado suco de laranja.

Flickr varejoness

Nos anos 90, a Crush parou de ser produzida no Brasil. Em 2010, a marca foi comprada pela Coca-Cola, mas só teve uma breve circulação comercial.

Reprodução das Redes Sociais

Guaraná Taí - Refrigerante produzido pela Coca-Cola Company, foi lançado em 1979 para substituir a versão de guaraná da Fanta.

- Reprodução Redes Socias

O Taí já teve alcance nacional, com certa popularidade, mas hoje sua venda está restrita aos estados do Sudeste.

- Reprodução Redes Socias

Gini - Refrigerante que tinha sabor assemelhado ao de uma limonada gaseificada, foi bastante popular entre os anos 70 e 90. Na última década do século XX parou de ser produzido.

Reprodução Redes Socias

O Gini, assim como o Crush, seguem sendo comercializados fora do Brasil. O Gini na França e na Bélgica, e o Crush, nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Reprodução Redes Socias

Grapette - Bebida que chegou ao Brasil em 1948 com sabor de uva e era produzida no país pela Refrigerantes Guanabara, no Rio de Janeiro.

Reprodução Redes Socias

O slogan criado para popularizar o Grapette - “Quem bebe Grapette repete!” - ficou na memória de muitos brasileiros.

Reprodução Redes Socias

O Grapette continua no mercado até os dias atuais. Além do tradicional sabor uva, é possível encontrar em alguns estados na versão uva verde e framboesa.

Reprodução Redes Socias

7UP - Bebida de bastante sucesso no exterior, não teve a mesma receptividade no Brasil. Sua novidade era o sabor limão, que depois viria a estar presente em diversas outras marcas.

Reprodução Redes Socias

Em 1997, pela baixa demanda no Brasil, deixou de ser produzido. A bebida H2OH, que teve mais sucesso por aqui, tem a mesma fórmula do 7UP.

Reprodução Divulgação 7Up

Mirinda - Refrigerante de laranja produzido pela companhia PepsiCo, foi produzido no Brasil entre 1996 e 1998.

Reprodução Redes Socias

O Mirinda é popular em países do Oriente Médio e da América hispânica. No Brasil, foi substituído pela Sukita.

Vis M/Wikimedia Commons

Pop Laranja - Refrigerante lançado em 1977 pela Companhia Antarctica Paulista que foi bastante popular nos anos 80.

- Reprodução Redes Socias

O produto, que também teve o sabor cola (Pop Cola), foi retirado de comercialização em 2000, após a fusão de Brahma e Antarctica que resultou na Ambev.

Reprodução Redes Socias

Veja Mais