Estilo de Vida

Entenda por que Blumenau é a capital nacional da cerveja


Flipar
Governo de Santa Catarina

O evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de março e teve o intuito de fomentar a cultura cervejeira do Brasil. Desse modo, Blumenau, no Vale do Itajaí, é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja. Em 9 de março de 2017, foi assinada a lei número 13.418/2017, que conferiu o título à cidade.

Instagram @festivaldacerveja

O projeto de lei para conceder a honraria a Blumenau foi proposto por Décio Lima (PT) em março de 2014, quando ele era deputado federal. Ele foi prefeito do município de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Com a aprovação, a cidade pode usar oficialmente o título.

Flickr Rubi Rolf

Na justificativa para a aprovação do documento, ele escreveu que 'o município de Blumenau é conhecido como polo nacional cervejeiro, devido à ampliação da produção industrial e artesanal'.

Flickr stephenbuel

Dessa forma, é uma verdadeira imersão no universo da cerveja artesanal brasileira. Em 2023, aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo festival, embalados por muita música e as melhores cervejas artesanais do Brasil.

Divulgação

Além de degustações e atividades culturais relacionadas à cerveja, o evento traz palestras técnicas e rodadas de negócios para estimular a sinergia entre os profissionais do ramo.

Flickr Marinelson Almeida

A ligação da cidade com a bebida é muito mais antiga. Isso porque a primeira cervejaria local foi aberta em 1860. Atualmente, há quatro fabricantes no município, uma paixão que continua dando frutos.

Instagram @festivaldacerveja

Na festa, o público também pode se informar sobre os hábitos de apreciação da cerveja, como as normas de pureza e os diferentes tipos e sabores.

Flickr Fábio Massola

O evento, portanto, reuniu 90 cervejarias independentes de todo o Brasil e integra a Semana Brasileira de Cerveja.

Instagram @festivaldacerveja

O Festival também contou com vários artistas, como show de Digão, do Raimundos, Velhas Virgens, Chimaruts, DJ Moonlight Project, Sonido Club e Iron Maiden Cover.

Instagram @festivaldacerveja

Ele ocorreu em paralelo ao SC Gourmet, com foco em gastronomia, que reuniu expositores, mestres cervejeiros, cachaciers, chocolatier, baristas etc, também no Parque Vila Germânica.

Andrevruas /Wikimédia Commons

Considerado o maior torneio cervejeiro da América Latina e o maior concurso de cervejarias independentes do planeta, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) figura entre os três maiores do mundo.

Alexandre Gonçalves da Rocha por Pixabay

Em 2024, o evento chegou a sua 12ª edição e celebrou seu amadurecimento no ramo de eventos, em harmonia com o mercado brasileiro do setor.

Alexandre Gonçalves da Rocha por Pixabay

O objetivo da competição, além de premiar os melhores rótulos, foi entregar aos participantes um parecer técnico sobre as amostras dos produtos inscritos. Isso possibilita às cervejarias utilizarem estas informações para a melhora do processo de fabricação.

Clio Luconi Fotografia/Divulgação

O Concurso Brasileiro de Cervejas premiou os melhores rótulos e as melhores cervejarias. Catarinenses como Cherokee, Blauer Berg (melhores rótulos) e Opa Bier, Biertal, Karsten e Big Jack (principais marcas) foram as mais reconhecidas.

Flickr Marcelo Campi

O Museu da Cerveja de Blumenau foi inaugurado em 24 de setembro de 1996. O lugar mostra a evolução do cenário cervejeiro em Santa Catarina, explicando como o processo de preparação da cerveja mudou no decorrer dos anos.

Ricardo Kaun/Divulgação

O foco do Museu também é trazer peças da década de 1890, 1892 e 1920, do acervo de grandes cervejarias. Alguns dos objetos são equipamentos que apresentam a confecção da cerveja, balanças utilizada para contar a quantidade de lúpulo a ser usada moedores para o malte.

Divulgação

Além disso, Blumenau (SC) é conhecida no Brasil todo como sede da Oktoberfest, que há 30 anos atrai milhares de pessoas em busca de diversão e hectolitros de cerveja.

Flickr digitearte

A Oktoberfest de Blumenau foi inspirada no evento de Munique, na Alemanha, que é o maior do mundo. A primeira edição da festa ocorreu por iniciativa da prefeitura e auxílio da comunidade.

Alexandre Gonçalves da Rocha por Pixabay

Curiosamente, foi após duas grandes enchentes na cidade, em 1983 e 1984, que a Oktober passou a ser realizada em Blumenau. Em meio à tristeza pelas perdas na população do Vale Europeu, a festa sempre é lembrada como um momento em que o local se reergueu.

Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação

Em 2024, o evento chega a sua 39ª edição. Ele não foi realizado em dois anos seguidos em virtude da pandemia de Covid-19 (2020 e 2021). Essa festividade representa a cultura dos imigrantes alemães e sempre relembra a superação do município.

Instagram @natalemblumenau

A festa foi realizada pela primeira vez em Munique, na Alemanha, no início do século XIX, com o casamento do rei Ludwig I. Na época, ele ainda era príncipe e teve uma união matrimonial com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen.

Vitor Pamplona /Wikimédia Commons

Em Blumenau, a festa foi recriada, principalmente por ser a cidade com o maior número de descendentes alemães. O evento se tornou a segunda maior festa germânica do mundo e a maior das Américas.

Flickr Vitor Pamplona

Em meio à reconstrução das enchentes de 1983 e 1984, Blumenau se reergueu e realizou a primeira edição do evento no pavilhão da Proeb, com espaço de 3.000 metros quadrados.

Fundação Cultural de Blumenau/Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, essa primeira edição contou a presença de 102 mil pessoas, que consumiram um total de 103 mil litros de chopp.

Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação

O evento costuma ter balcões de atendimento para compra de comidas e bebidas em altura adequada para pessoas que utilizam cadeira de rodas. Além de banheiros adaptados para cadeirantes e ostomizados.

Flickr digitearte

Por fim, a festa pretende ser inclusiva com a disponibilidade de tradutores para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e distribuição de pulseiras para identificação de pulseiras para pessoas com transtorno do espectro autista.

Alexandre Gonçalves da Rocha por Pixabay

Veja Mais