Galeria Terra

Desfiles de escolas de samba no Rio Grande do Sul vão até maio


Flipar
Divulgação Governo Rio Grande do Sul

O tradicional carnaval já passou, mas muitos desses festejos vão até maio, como é o caso de cidades do Rio Grande do Sul. Durante os meses de março, abril e maio, alguns locais ainda irão agraciar o público com desfiles, que prometem trazer muita alegria e samba no pé.

Reprodução de vídeo RBS TV

Os festejos no Estado começaram uma semana depois dos desfiles das campeãs no Rio de Janeiro e em São Paulo, que coroaram a Unidos do Viradouro e a Mocidade Alegre.

Wikimedia Commons/Wigder Frota

A primeira foi tricampeã com o enredo sobre o culto à serpente sagrada no Vodum, enquanto a segunda mostrou a viagem do escritor modernista, Mário de Andrade, pelos rincões do país.

Dhavid Normando/RioCarnaval

Dessa forma, os desfiles das 18 agremiações da capital Porto Alegre aconteceram nos dias 23 e 24 de fevereiro. O Acadêmicos de Gravataí conquistou o grupo Ouro, que representa a primeira divisão do carnaval local.

Divulgação Governo Rio Grande do Sul

A apuração dos votos dos 32 jurados ocorreu no dia 26 de fevereiro, no Complexo Cultural do Porto Seco, a partir das 16h. A Unidos de Vila Isabel, de Porto Alegre, homenageou o intérprete Neguinho da Beija-Flor.

Divulgação Governo Rio Grande do Sul

A escola de Gravataí levou para o Porto Seco um enredo sobre a Commedia Dell'Arte, na figura da trupe da Onça Negra, que conquistou os jurados e somou 239,9 pontos.

Fotos: Divulgação e Pedro Piegas/PMPA

A Estado Maior da Restinga ficou em segundo lugar, com 239,8 pontos, seguida pela Imperadores do Samba, com 239,6. Última classificada, com 236,9 pontos, a Realeza caiu para o grupo Prata. A Império do Sol subiu de divisão.

Divulgação Governo Rio Grande do Sul

Uma semana depois, foi a vez de Uruguaiana, que costuma atrair os segmentos do Rio de Janeiro e São Paulo, realizar os seus desfiles. A grande campeã da 18ª edição foi a “Unidos da Cova da Onça”.

Reprodução de vídeo RBS TV

A vermelho e branco, que não vencia desde 2020, somou 199,3 pontos e levou à avenida o enredo: Uma Onça Arretada no Nordeste. O samba foi interpretado por Emerson Dias ex-Acadêmicos do Salgueiro. E de quebra o casal de mestre sala e porta bandeira também da mesma agremiação, Sidclei Santos e Marcella Alves.

Divulgação

O desfile tratou da visita da felina ao espirito nordestino. Mescla de forró, cordel e do agreste sob o sol ardente do sertão. Pela quarta vez consecutiva, a vice-campeã foi a Unidos da Ilha do Marduque,, com 198 pontos. A escola defendeu Olokum e a Santíssima Trindade do Samba.

Divulgação

Por volta das 23h50min, um temporal acompanhado por ventos fortes e relâmpagos impediu a sequência da noite de gala do Carnaval de Uruguaiana. O público da avenida Presidente Vargas fugiu da chuva e a direção dos desfiles adiou em 24 horas a conclusão da festa.

Reprodução de vídeo RBS TV

No dia 2 de março, outra cidade do Rio Grande do Sul realizou seus desfiles: São Leopoldo. A Acadêmicos Verde e Rosa garantiu o título inédito do bicentenário de São Leopoldo com o enredo sobre os 200 anos da imigração alemã.

Divulgação Prefeitura de São Leopoldo

A Verde e Rosa recebeu 219,3 pontos da comissão de jurados (a escola teve outros 9 títulos com o nome de Acadêmicos do Rio Branco). A Imperadores do Sul ficou em segundo lugar com 219,1 pontos e a Leões da Feitoria, na terceira colocação, somando 218,1 pontos.

Divulgação Prefeitura de São Leopoldo

Nos dias 8 e 9 de março, a cidade de Cruz Alta realizou seus desfiles. Com o tema “Imperatriz Arretada Conta, Canta e Encanta: Ai se Sêsse meu Nordeste Independente”, a Imperatriz da Zona Norte foi a grande campeã.

- Divulgação Prefeitura de Cruz Alta

Com uma estrutura bem organizada para receber visitantes de várias cidades do país, a imprensa e a comunidade de Cruz Alta, o sambódromo Mestre Vidal foi palco de cultura e alegria. O Carnaval da cidade é promovido pela Lesca- Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta e Prefeitura Municipal.

- Divulgação Prefeitura de Cruz Alta

O Carnaval ganhou as ruas de Canoas no dia 10 de março e voltará a acontecer no dia 17. A Associação das Escolas de Samba da cidade (AESC) organiza os festejos que ocorrem em dois bairros: Niterói e Harmonia, respectivamente O aporte de verbas da prefeitura é de R$ 248 mil, com repasses de R$ 25 mil para cada uma das oito agremiações.

Divulgação Prefeitura

No dia 10 de março, a folia aconteceu na Rua Itamar de Mattos Maia, entre as ruas Maranhão e Pará, na comunidade João de Barro, na Niterói. No dia 17, o desfile ocorre em frente ao Complexo Cultural Martin Luther King, no bairro Harmonia.

Divulgação Prefeitura

O desfile será retomado no Carnaval 2024 em Passo Fundo. O evento será fora de época, no dia 16 de março, no Parque da Gare. Conforme o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESPF), Felipe Machado, a entidade conseguiu retomar o festejo com o apoio da Prefeitura.

Reprodução Youtube

O desfile será fora de época para que artistas que participam de grandes carnavais pelo Brasil, possam estar presentes em Passo Fundo também. O presidente da Liga informa que serão três Escolas de Samba que desfilarão na Avenida. Acadêmicos do Chalaça, Academia de Samba Cohab I e União da Vila

Reprodução Youtube

Ainda no dia 16, em Viamão, o Desfile Competitivo das escolas de samba será realizado na avenida Liberdade, bairro Santa Isabel, a partir das 21h. A promoção é da Liga das Escolas de Samba de Viamão (Liesvi), com o apoio da Prefeitura de Viamão. Serão sete escolas passando pela Avenida. Destas, cinco concorrem ao título de Campeã.

Reprodução Youtube

Seguindo o roteiro tradicional, o desfile será aberto pela Corte formada pela rainha, princesas e Rei Momo. Na sequência, se apresentará a grande convidada Unidos de Vila Isabel, que neste ano foi 8ª colocada no grupo especial no desfile de Porto Alegre.

Reprodução Youtube

Em seguida, desfilam as tribos e, na sequência, as escolas concorrentes. No local, será montada uma infraestrutura que contará com arquibancadas, praça de alimentação, banheiros e estacionamento.

Reprodução Youtube

O Desfile das Escola de Samba, Blocos e Grupos Carnavalescos de Alvorada acontecerá em 23 de março, na avenida Wenceslau Fontoura, ao lado do Ginásio Municipal, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Smcej).

Divulgação Prefeitura de Alvorada

O Carnaval de Guaíba será dia 23 de Março, a partir das 19hs até as 5hs, na avenida Nestor de Moura Jardim. A conhecida passarela Liberato Garcia vai virar palco de um verdadeiro espetáculo de cores, música e diversão com o desfile de Carnaval da cidade.

- Divulgação

Após sete anos sem a realização do Carnaval, a cidade do Rio Grande promoverá o desfile das escolas de samba no Sambódromo Municipal, nos dias 5 e 6 de abril.

Reprodução de vídeo Globoplay

Os desfiles das escolas de samba e blocos de Pelotas acontecem nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2024. O presidente da Associação Carnavalesca, Edson Planella, afirma que o fator de maior impacto na decisão foi o atraso no processo de sucessão da diretoria por falta da prestação de contas da gestão passada.

Divulgação Prefeitura Municipal de Pelotas

Para finalizar os desfiles de cidades do Rio Grande Sul, Alegrete terá seus festejos nos dias 10 e 11 de maio e marcam o retorno da Avenida Inácio Campos de Menezes. O foco é aproveitar o Dia das Mães para atrair um público diversificado à cidade.

- Reprodução de Youtube

Veja Mais