Celebridades e TV

Talento, prisão e primeiro Oscar: a trajetória de Robert Downey Jr.


Flipar
reprodução / abc

Downey venceu a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em 'Oppenheimer'.

reprodução oppenheimer

Ele concorria com Sterling K. Brown ('Ficção americana'), Mark Ruffalo ('Pobres Criaturas'), Robert De Niro ('Assassinos da Lua das Flores') e Ryan Gosling ('Barbie').

reprodução abc

O ator de 58 anos já havia sido indicado outras duas vezes ao Oscar. Na primeira, em 1993, disputou na categoria de Melhor Ator por ter vivido o ícone Charles Chaplin em 'Chaplin', e perdeu para Al Pacino por 'Perfume de Mulher'.

reprodução chaplin

Mais de 15 anos depois, em 2009, Downey foi indicado como Ator Coadjuvante pelo filme 'Trovão Tropical'. Na ocasião, Heath Ledger recebeu um Oscar póstumo por ter vivido o Coringa em 'Batman: O Cavaleiro Das Trevas'.

reprodução Trovão Tropical

Agora em 2024, 16 anos depois da última indicação, o ator já chegou ao Oscar como favorito depois de ter ganhado prêmios no Globo de Ouro, Critics Choice, Bafta e SAG Awards.

reprodução netflix

Em 'Oppenheimer', Downey Jr. interpreta Lewis Strauss, chefe da Comissão de Energia Atômica dos EUA.

Divulgação / Oppenheimer

Ao ser anunciado como vencedor, ele foi aplaudido de pé pela plateia e começou o discurso dizendo que 'gostaria de agradecer à infância terrível' que teve.

reprodução abc

'Precisava mais deste trabalho do que ele precisava de mim… Estou aqui diante de vocês como um homem melhor por causa disso', declarou o astro.

reprodução abc

Robert Downey Jr. nasceu em 4 de abril de 1965 em Manhattan, Nova York. Sua carreira, que já dura mais de quatro décadas, é marcada por altos e baixos, mas também por um talento inegável e uma perseverança admirável.

reprodução instagram

Filho de um diretor e ator independente, Downey Jr. estreou no cinema aos cinco anos no filme de fantasia 'Pound' (1970).

reprodução

Durante a década de 1980 e 1990, construiu seu repertório com papéis em filmes como 'Tuff Turf: O Rebelde' (1985), 'Mulher Nota 1000' (1985), 'Justiça Corrupta' (1989) e 'Garotos Incríveis' (2000).

reprodução

Apesar do sucesso profissional, Downey Jr. lutou contra o vício em drogas e álcool por muitos anos.

Reprodução Instagram

Ele chegou a ser preso duas vezes, em 1996 e 1999, depois que a polícia encontrou drogas e uma arma em seu carro.

Domínio público

Em 2001, após uma overdose, Downey Jr. finalmente decidiu se internar em uma clínica de reabilitação.

Domínio público

Segundo o próprio ator, que fala abertamente sobre sua dependência, ele está sóbrio desde 2003.

Paul Bird wikimedia commons

Após superar o vício, Downey Jr. voltou à Hollywood com força total. Em 2008, interpretou Tony Stark/Homem de Ferro no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), papel que o catapultou para o estrelato global.

divulgação

O sucesso do MCU o consolidou como um dos atores mais bem pagos e populares do mundo.

divulgação

Além do MCU, Downey Jr. também participou de outros filmes de sucesso, como 'Boa Noite e Boa Sorte' (2005), 'Zodíaco' (2007), 'Sherlock Holmes' (2009), 'O Solista' (2009) e 'Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras' (2011).

divulgação

Uma curiosidade que pouca gente sabe é que Downey Jr. também é cantor e compositor, tendo inclusive lançado um álbum solo em 2004, chamado 'The Futurist'.

divulgação / spotify

Na vida pessoal, Downey Jr. é casado com a produtora Susan Downey desde 2005. Juntos, eles têm dois filhos: Exton Elias Downey, nascido em 2012, e Avri Roel Downey, nascida em 2014.

reprodução youtube

Além disso, o ator já era pai de Indio Falconer Downey, fruto de seu casamento com Deborah Falconer, que durou de 1992 a 2004.

reprodução instagram

Para os próximos projetos, Downey Jr. já está escalado para 'Sherlock Holmes 3' (ainda sem data de estreia) e a minissérie da HBO 'O Simpatizante' (foto), que está marcada para estrear dia 14 de abril de 2024.

divulgação / hbo

Veja Mais