Turismo

Dinamarca: Explore o país nórdico que atrai turistas do mundo inteiro


Flipar
Imagem de Julian Hacker por Pixabay

A Dinamarca é um arquipélago formado por mais de 400 ilhas, mas apenas 78 delas são habitadas. São 5,8 milhões de habitantes.

Reprodução de Vídeo do site Enlevato Elements

O país é referência mundial em arquitetura e design. A capital Copenhague é repleta de construções medievais e edificações funcionais adaptadas ao clima frio de lá.

Imagem de Steen Jepsen por Pixabay

Foi na Dinamarca que surgiu o Lego. A Legoland original está localizada em Billund, a 270 km de Copenhague.

Imagem de MARKTPLATZRehburg-Loccum por Pixabay

A capital do país disputa informalmente com Amsterdam, na Holanda, um título de 'capital mundial da bicicleta'. Nos dois países as pessoas usam a bicicleta como frequente meio de transporte.

Flickr Mikal Colvlle Andersen

Recentemente, o Estadão publicou reportagem mostrando que Copenhague tem estacionamentos para bikes nas estações de metrô e de ônibus, além de semáforos sincronizados para que os ciclistas circulem em horário de pico sem paradas e a uma velocidade média de 20 km/h.

Imagem de Bob por Pixabay

A capital dinamarquesa tem 338 km de ciclovias e quase metade da população pedala todos os dias, sendo que 90% das pessoas têm bicicleta em casa. Há mais bikes do que moradores.

Divulgação

Até por isso, o cuidado com a faixa de pedestres é lei. Atravessar a rua fora da faixa pode resultar em multa de 700 coroas dinamarquesas, o equivalente a R$ 500.

MANUEL ROBERTO - PUBLICO

Valorizar os pequenos prazeres da vida tem nome na Dinamarca: Hygge. O termo se refere às sensações de bem-estar e contentamento derivadas dos prazeres mais simples e cotidianos.

Imagem de Phan Minh Cuong An por Pixabay

O alfabeto dinamarquês possui apenas três letras: æ, ø e å. As demais letras são as mesmas 26 do alfabeto latino (ou romano), usado, inclusive, no Brasil.

Ysangkok - Wikimédia Commons

Nos meses de julho, no meio do verão no hemisfério norte, costuma ocorrer o Congresso Mundial de Papais Noéis. O evento é tradicional no país, desde a primeira edição em 1957, e tem quatro dias de duração.

Divulgação

Foi em território dinamarquês que o conceito de asfaltofone surgiu. Em 1995 a primeira rodovia musical foi criada por dois artistas. As elevações em espaços regulares fazem com que o carro produza um som musical ao passar por ali.

Reprodução do Blogo taulipang

Em alguns dias da semana, as crianças têm aula na floresta. Nesses dias, elas aprendem a subir em árvores, cortar madeira e a desenvolver o contato com a natureza.

Divulgação Nature Play

O Castelo de Kronborg é o mais famoso do país. Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, foi cenário de 'Hamlet', de Shakespeare. Daí o apelido de 'Castelo de Hamlet'.

kiwaner - Wikimédia Commons

O nome Bluetooth, hoje referente à Tecnologia, também existiu no século 10. Assim era chamado Haroldo I, rei da Dinamarca apelidado de Blatand (Dente Azul, em dinamarquês), provavelmente devido à tonalidade escura dos seus dentes. Especula-se que pode ter sido por alguma doença.

Facebook Contos Escandinavos

A Fastelavn é a festa tradicional que comemora o fim do inverno. Realizada desde 1500, a festa celebra o fim da estação que representa simbolicamente o mal e a escuridão.

Domínio Público - Wikimédia Commons

Com 440 anos de existência, o Bakken é o parque de diversões mais antigo do mundo. Tendo resistido a guerras, o local hoje conta com 32 atrações mecânicas e 35 jogos.

Erkan - Wikimédia Commons

Além do primeiro, a Dinamarca possui também o segundo parque mais antigo do mundo: o Tivoli, inaugurado em 1843. Os Jardins de Tivoli recebem cerca de 4 milhões de visitantes por ano.

Domínio Público - Wikimédia Commons

A Dinamarca é uma Monarquia Constitucional, em que, desde 1972, o poder é exercido pela Rainha Margarida II. Após a morte de Elizabeth II, do Reino Unido, Margarida é atualmente a monarca que está há mais tempo no trono na Europa.

Domínio Público - Divulgação

A primeira-ministra é Mette Frederiksen. Em 31/5/2023, ela fez um discurso que, em parte, foi escrito pelo software de Inteligência Artificial ChatGPT. Ela disse que isso é 'revolucionário e perigoso'.

Twitter @DKinEU

Uma das atrações mais famosas da Dinamarca é a escultura da Pequena Sereia, em Copenhague.

Imagem de BreakDown por Pixabay

Medindo apenas 1,25 metro e pesando 180 kg, a estátua é um símbolo do país. E é o monumento mais visitado na capital dinamarquesa;

Flickr News Oresund

Ela foi feita pelo escultor dinamarquês Edvard Eriksen, em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, seu conterrâneo, cuja obra 'A Pequena Sereia' tornou-se um clássico da Literatura.

Domínio Público - Wikimédia Commons

Nascido em 1805, Hans Christian Andersen morreu aos 70 anos, deixando contos que se eternizaram na cultura com alcance internacional, como 'O Patinho Feio', 'O Soldadinho de Chumbo' e 'A Polegarzinha'.

Domínio Público - Wikimédia Commons