Notícias

Entenda os benefícios e os perigos do chip em cérebro humano


Flipar
divulgação

O próprio empresário compartilhou a notícia em seu perfil no X, destacando que os resultados iniciais foram promissores.

Victor Gonzalez Couso - Flickr

“O primeiro humano recebeu ontem um implante da Neuralink e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”, escreveu.

Victor Gonzalez Couso/Flickr

A Neuralink obteve a aprovação da agência reguladora de alimentos e medicamentos (FDA, em inglês) em maio do ano passado para realizar testes de implantes em seres humanos. Mas como o chip funciona?

divulgação

O chip implantado recebeu o nome de “Telepathy” (“Telepatia”, em português), que significa comunicação direta de pensamentos.

divulgação neuralink

Segundo Musk, este chip permitirá que a pessoa controle o smartphone ou o computador apenas com o pensamento.

Gilles Lambert Unsplash

Apesar de ser pequeno (do tamanho de uma moeda), o dispositivo requer uma cirurgia delicada para ser implantado, já que é necessário colocá-lo em uma parte específica do cérebro que controla os movimentos.

reprodução

O chip é colocado por um robô, chamado de “Interface Cérebro-Computador” (BCI, na sigla em inglês). Agora, o foco é avaliar a segurança do procedimento.

wikimedia commons Leijurv

Antes de serem implantados em humanos, os chips passaram por testes em primatas. A Neuralink compartilhou vídeos nos quais é possível ver os animais controlando o cursor de um computador só com a força da mente.

reprodução

O empresário destacou que o chip cerebral pode ser uma oportunidade para melhorar a vida de pessoas que perderam a capacidade movimentação.

divulgação

“Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objeito”, ponderou Musk.

reprodução youtube

Em setembro de 2023, a empresa afirmou que pessoas com paralisia causada por lesão na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) poderiam ser elegíveis para participar do estudo.

reprodução

No entanto, a quantidade de participantes ainda não foi divulgada. Estima-se que a pesquisa levará em torno de seis anos para obter resultados conclusivos.

flickr Steve Jurvetson

A proposta de Elon Musk não é algo inédito. Já existem diversos estudos que envolvem o implante de dispositivos no cérebro para ajudar pacientes a recuperarem a capacidade de caminhar, por exemplo.

reprodução

O que diferencia a abordagem de Musk, segundo os cientistas, é o desejo de disponibilizar o dispositivo para o público em geral.

Victor Gonzalez Couso - Flickr

Contudo, existe uma preocupação ética em garantir a proteção dos seres humanos quanto a possíveis usos prejudiciais desses dispositivos inovadores.

reprodução

Já existem grupos de direitos humanos exigindo que as empresas do setor desenvolvam códigos éticos para esse projeto.

wikimedia commons Steve Jurvetson

Dentro dos planos do bilionário para a Neuralink, ele acredita que a empresa pode facilitar a inserção rápida de seus chips cirúrgicos para tratar condições como obesidade, transtorno do espectro autista, depressão e esquizofrenia.

divulgação BCI Pioneers Coalition

O empresário tem o desejo futuro de empregar o chip para atingir a telepatia. Ele já mencionou que isso seria benéfico para a humanidade em uma possível luta contra a inteligência artificial, mesmo com especialistas argumentando que isso seria impossível.

Milad Fakurian Unsplash

'Você poderá salvar e reprisar memórias...O futuro vai ser estranho', comentou o empresário, ainda em 2020.

Reprodução/Instagram @elonmusk

Apesar de o “Telepathy” ser considerado seguro para uso humano, especialistas indicam que a obtenção de autorização para uso comercial pela startup levaria mais de dez anos.

reprodução redes sociais

Fundada em 2016 nos Estados Unidos, a Neuralink é uma empresa que desenvolve dispositivos médicos. Elon Musk, junto com um grupo de cientistas e engenheiros, está por trás desse empreendimento.

Domínio Público

A empresa chegou a ter testes em humanos rejeitados em 2022, por questões de segurança. Na época, a própria FDA alegou preocupação com o fato da bateria do chip ser de lítio, além do risco de que os fios dos implante pudessem migrar para outras partes do cérebro.

reprodução