Notícias

Carnaval de Manaus: desfile, concurso de máscaras e celebração do boi-bumbá


Flipar
Divulgação

Em 1955 nasceu a tradição, que perdura até os dias atuais, de representar o início das festas carnavalescas com a chegada da boneca Kamélia a Manaus.

Mário Oliveira/Divulgação Secom

O ato simbólico, em que a Kamélia recebe do prefeito a “chave da cidade”, é considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Amazonas.

Divulgação

Como em outras capitais do país, o carnaval manauara tem festas para multidões nas ruas. Blocos e bandas agitam os foliões com diversidade rítmica - marchinhas, samba, frevo, axé, entre outros.

Divulgação/Manauscult

Em 2024, contando com o período do chamado pré-carnaval, há desfile de blocos e bandas previstos para ocorrer entre os dias 11 a 25 de fevereiro.

Divulgação

Banda Independente Confraria do Armando (Bica) e Banda do Boulevard estão entre as mais tradicionais da folia na capital do Amazonas.

Divulgação

Outra famosa é a Banda do Galo, versão manaura do Galo da Madrugada de Recife (este, o maior bloco do mundo, segundo o Guinness Book).

Divulgação

Como no Rio de Janeiro e em São Paulo, Manaus tem forte tradição no desfile de escolas de samba.

Divulgação

Os desfiles acontecem desde 1947. Com 24 títulos, a Mocidade Independente de Aparecida, atual campeã, é a maior vencedora do carnaval de Manaus.

Divulgação

Maior rival da Aparecida, a Vitória Régia é a escola de samba mais antiga de Manaus em atividade. Apelidada de “Berço do Samba”, ela foi fundada em 1975.

Divulgação

O desfile das escolas de samba acontece no sambódromo de Manaus (Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho).

Divulgação

Inaugurado em 1994, o sambódromo tem 405 metros de comprimento e capacidade para 80 mil pessoas.

Instagram @gresviladabarra

Assim como em outras cidades, o desfile das escolas é feito por grupos com acesso e descenso. Em Manaus, as agremiações são divididas em Grupo B, Grupo A e Grupo Especial.

Werlystennyson/Wikimédia Commons

Outro festejo tradicional do carnaval de Manaus é o Carnaboi, que também tem lugar normalmente no sambódromo da cidade.

Divulgação/SECOM

O Carnaboi funde a folia tipicamente carnavalesca com os ritmos de toada e boi-bumbá, que está presente no Festival Folclórico de Parintins.

Reprodução/Instagram

Assim como acontece no Rio de Janeiro, Manaus forma uma corte para o carnaval, com Rainha, Rei Momo, Passista de Ouro e Passista Dourado.

Divulgação

Outro evento do carnaval de Manaus é o concurso de máscaras e fantasias. Promovido pelo governo do Amazonas, ele acontece no belo Teatro Amazonas.

Divulgação

São dois dias de concurso: Concursos Fantasia Infantil e Concursos Fantasias Adulto e Máscaras.

Divulgação/SECOM

“Os concursos geram visibilidade aos produtores e artistas de modo geral, promovendo a difusão de manifestações artísticas e fomentando a economia criativa no período do Carnaval”, explicou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, no portal do governo do Amazonas.

Divulgação

Localizado no centro histórico de Manaus, o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896. O edifício de estilo renascentista foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1966.

Divulgação/SECOM