Notícias

Árvore invasora pode exterminar abelhas no Tocantins; entenda


Flipar
Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

Originária da Índia, essa planta tem o potencial de prejudicar insetos, incluindo abelhas, e provocar um desequilíbrio no meio ambiente.

wikimedia commons Vinayaraj

De acordo com Filipe Silveira Condessa, engenheiro florestal da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, a Nim é considerado uma espécie invasora, ou seja, não é nativa do país.

wikimedia commons Vinayaraj

Em entrevista ao g1, o biólogo e professor Waldesse Piragé destacou que as flores da árvore podem intoxicar um inseto, nesse caso as abelhas, que são essenciais para a polinização.

Divulgação / Andréia de Sousa Coêlho

Na cidade de Araguaína, localizada no norte do estado, a prefeitura aconselhou as pessoas a não plantarem essa espécie nas ruas. A administração municipal também está recomendando que os moradores não cultivem essa árvore em seus quintais.

wikimedia commons Adbh266

Além disso, em 2022, foi publicado um decreto que permite a remoção das árvores de Nim sem a necessidade de aprovação ambiental. A seguir, entenda a importância das abelhas para o meio ambiente!

wikimedia commons Adityamadhav83

As abelhas, por meio da polinização de inúmeros alimentos, como frutas, legumes e grãos, garantem a segurança alimentar de toda a humanidade.

Imagem de Nowaja por Pixabay

O reflexo econômico da apicultura vai muito além da produção de mel desses insetos. A produtividade de alimentos como maçã, pera, berinjela, laranja e ameixa são realizadas graças ao trabalho de polinização das abelhas. Elas são responsáveis por 85% da reprodução das plantas com flores.

Imagem de der_niels por Pixabay

Nesse sentido, caso haja um desequilíbrio nessa produção, afetará as comunidades de plantas e animais que delas dependem. Além da produção de mel e produtos como própolis e cera, esses insetos contribuem na manutenção da biodiversidade, do ecossistema, e na produção de alimentos por meio de sua capacidade polinizadora.

Imagem de VIT DUCKEN por Pixabay

“Algumas plantas dependem exclusivamente de animais polinizadores para sua reprodução, outras se beneficiam deles produzindo frutos de melhor qualidade. Estima-se que 35% da produção agrícola global, bem como 85% das espécies de plantas nativas, dependam, em algum grau, da polinização", disse a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Imagem de apajh por Pixabay

"As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas e são amplamente reconhecidas como as mais importantes para essa função em escala global”, explicou Carolina Matos, ecóloga do Centro de Agroecologia e Serviços Ambientais.

Imagem de Ulrike Leone por Pixabay

A polinização seria a transferência de grãos de pólen das anteras de uma planta para o estigma de outra. As abelhas são os principais agentes desse processo, já que o realizam quando se alimentam de recursos florais e espalham o pólen por grandes áreas.

Imagem de Lolame por Pixabay

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revelam que 70% de todas as culturas agrícolas são polinizados por abelhas. Estima-se que grande parte dos alimentos consumidos pelos seres humanos são produtos do processo de polinização desses insetos.

Imagem de PollyDot por Pixabay

Como resultado, as mercadorias geradas pela polinização das abelhas correspondem a cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola e representam uma cifra superior a US$ 200 bilhões por ano, mundialmente.

João Caldas - Flickr

Uma colmeia tem entre 30 e 60 mil indivíduos. Encontrado o lugar ideal, a primeira coisa a fazer é iniciar a construção dos favos para que a rainha possa colocar seus ovos. Os favos são construídos de cima para baixo com um espaço de 6 a 9 mm entre eles, para as abelhas se locomoverem.

Paulo Costa - Flickr

A temperatura da colmeia é sempre mantida entre 34 e 36 °C, índice necessário para controlar a textura da cera. Se passa disso, algumas operárias batem as asas para ventilar e outras trazem gotículas. Um dos locais no mundo que mais se fabrica mel é em Extremadura, na Espanha.

David - Flickr

Cada favo tem alvéolos dos dois lados. Quando a colmeia estiver pronta, terá uma ordenação-padrão: no alto, é guardado o mel, em seguida o pólen, depois as larvas e ovos e, por fim, os zangões.

Wenderson Araujo - Flickr

A abelha Apis mellifera que habita o Brasil, conhecida popularmente como africanizada, é resultado do cruzamento das raças europeias e africana. Apesar de serem muito defensivas, as abelhas africanizadas são ativas o ano todo, altamente produtivas e resistentes às doenças.

Adam Carvalho - Flickr

Chalicodoma pluto, Megachile pluto ou abelha gigante Wallace é uma espécie de inseto da família Megachilidae. A fêmea desta espécie é a maior abelha do mundo, com sua envergadura chegando a 6 cm de comprimento. Foi descoberta em 1859 pelo naturalista Alfred Russel Wallace.

Stavenn - Wikimédia Commons

O gênero Perdita (subfamília Andreninae) compreende aproximadamente 600 espécies de abelhas, conhecidas como as menores do mundo. Muitas espécies desse gênero são especialistas florais, ou seja, visitam apenas uma ou algumas poucas espécies de plantas. São abelhas solitárias e constroem seus ninhos em solos arenosos no deserto do sul dos Estados Unidos ao norte do México.

Twitter @BeesBackyard

A apicultura consiste na criação de abelhas com ferrão com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha

Wenderson Araujo - Flickr

Ela representa uma significativa fonte de renda para os agricultores familiares e não exige muito tempo e nem grandes áreas de terra disponíveis. Além disso, é uma atividade de baixo impacto ambiental, que contribui bastante para preservação do ecossistema.

Wenderson Araujo - Flickr

Nos pomares de laranja, maçã, uva e outras frutas cultivadas comercialmente é comum os agricultores contratarem apicultores para polinizarem as flores, a render grande produtividade, tanto de frutas, como de mel.

Hugo Sampaio - Flickr

Este tipo de atividade chama-se apicultura migratória, porque o apicultor descarrega um caminhão de colmeias no centro do pomar durante a floração, e depois retira as colmeias no fim da floração.

Imagem de mhollaen por Pixabay

A apicultura contribui, de forma eficaz, para minimizar a interferência e a degradação da natureza, corroborando com a produção integrada na agropecuária. Criar abelhas é de suma importância para a agricultura pela efetiva polinização, que, por sua vez, provoca um significativo aumento na produção agrícola.

Imagem de Janet Van Ommeren por Pixabay

O favo de mel, portanto, é a estrutura hexagonal de cera de abelha que forma o interior das colmeias. Sua função é armazenar o pólen e o mel das abelhas.

Imagem de PollyDot por Pixabay

Na prática da apicultura, quando o mel é colhido, o favo de mel é removido da colmeia e a substância pegajosa é extraída das células, deixando a estrutura do favo intacta. Dessa forma, resta apenas a cera alveolada de favo de mel, que consiste em uma folha com células em hexagonal.

Imagem de ExplorerBob por Pixabay

Rico em proteínas, o favo de mel pode ser adicionado com sucesso a uma dieta saudável e nutritiva. É importante ter em mente que a cera de favo de mel pode ser consumida a qualquer hora do dia, com pratos doces ou salgados. Além de ser antiinflamatório e auxilia a digestão

Imagem de ExplorerBob por Pixabay

A própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e cascas de plantas. A estas substâncias as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração do produto final.

Fiyati Nedir - Flickr

Comumente utilizado para doenças respiratórias, como gripes, resfriados e dor de garganta, a própolis tem propriedades conhecidas, como anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e antifúngica. Além disso, pode atuar como cicatrizante, anestésico e estimulante do sistema imunológico.

My Bees - Flickr

Apiário é um conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas, normalmente para a colheita de mel ou a polinização de culturas agrícolas

ShumenBulgaria - Flickr

Embora o mel seja o principal produto obtido, obtém-se também outros: a própolis que é produzida pelas abelhas para vedar e defender a colmeia de contaminações; o veneno das abelhas, altamente valorizado pela sua aplicação terapêutica; o pólen; a geleia real, que é extraída das realeiras; e a Cera de abelha.

Fernando Leiva - Flickr