Mundo

Os cinco países com mais aeroportos no mundo; Brasil em destaque


Flipar
Arne Müseler/Wikimedia Commons

Recentemente, uma pesquisa revelou os países com maior número de aeroportos ao redor do mundo.

Konstantin von Wedelstaedt/Wikimedia Commons

E o Brasil, de dimensões continentais e com o turismo sendo uma das molas propulsoras da economia, ocupa posição de destaque neste ranking.

Diego Baravelli/Wikimedia Commons

A Rússia, maior país do mundo em extensão, abre o Top-5, na quinta posição, com 1.218 aeroportos, sendo apenas 227 com serviços regulares junto à Agência Federal de Transporte Aéreo do país.

AndreyFilippov.com/Wikimedia Commons

O Aeroporto de Khrabrovo (KGD), inaugurado em 8 de outubro de 1945, é o localizado na região mais ocidental do país.

A.Savin/Wikimedia Commons

Já o Aeroporto de Lavrentiya, com uma pequena pista de pouso em Chuktokta, é o mais oriental. É, inclusive, o aeroporto mais ao leste de todo o continente asiático.

Tar?k krimn/Wikimedia Commons

Com 1.620 aeroportos, sendo 250 com serviços regulares, o Canadá é o quarto país na lista.

Barry Lewis/Wikimedia Commons

O Aeroporto Internacional Toronto Pearson (YVZ), inaugurado em 1939, é o mais movimentado do país e o 29° no ranking mundial. Em 2004, foram cerca de 28,6 milhões de passageiros.

Darian Froese/Wikimedia Commons

Já o Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR), inaugurado em abril de 1930, é o segundo mais movimentado do Canadá em termos de tráfego de passageiros.

sergfokin/Wikimedia Commons

E o Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau, inaugurado em 1° de novembro de 1941, em Montreal, é o terceiro mais movimentado do país norte-americano. Em 2004, foram 10,3 milhões de passageiros.

abdallahh/Wikimedia Commons

O México aparece na terceira posição no ranking dos países com mais aeroportos no mundo, com 1.740 terminais espalhados pelo território. Somente 58 têm serviços regulares.

Sharon Hahn Darlin/Wikimedia Commons

Inaugurado em 5 de novembro de 1928, o Aeroporto Internacional da Cidade do México, capital do país, é o maior, com cerca de 50 milhões de passageiros por ano.

Ovedc/Wikimedia Commons

O Aeroporto Internacional de Cancún, inaugurado em março de 1945, onde circularam 25 milhões de passageiros em 2020, é o segundo maior do México.

Vmzp85/Wikimedia Commons

O Brasil é o segundo país com maior número de aeroportos em todo o mundo, com 2.717 terminais, sendo 2 mil particulares e apenas 134 com voos regulares.

mariordo59/Wikimedia Commons

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, inaugurado em 20 de janeiro de 1985, é o mais movimentado. São cerca de 50 milhões de passageiros por ano, fora cargas, entre voos internacionais e domésticos.

Wilfredor/Wikimedia Commons

Inaugurado em 3 de maio de 1957, o Aeroporto de Brasília aparece bem atrás, com cerca de 7,8 milhões de passagem em 2020, segundo a Anac.

Geraldo Magela/Wikimedia Commons

Fecha o pódio no Brasil o Aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, inaugurado em 1936. Em 2020, ano do início da pandemia, que impactou nos números, foram 6,7 milhões de passageiros.

Valter Campanato/Wikimedia Commons

E, de longe, o país com maior número de aeroportos no mundo é os Estados Unidos, com 19.633 aeroportos, sendo 14.551 privados.

Jon Proctor/Wikimedia Commons

Vários dos terminais norte-americanos estão entre os maiores aeroportos do mundo, sendo o maior o de Atlanta, com mais de 300 mil pessoas passando diariamente pelo local entre voos internacionais e domésticos. Ele foi inaugurado em 15 de setembro de 1926.

DiscoA340/Wikimedia Commons

O Aeroporto de Dallas Forth Worth (DFW), inaugurado em 13 de janeiro de 1974, é o segundo maior dos EUA e o terceiro do mundo, atrás de Atlanta e de Dubai.

FASTILY/Wikimedia Commons