Notícias

Arábia Saudita terá primeira loja para venda de bebidas alcoólicas


Flipar
Gregor Rom/Wikimedia Commons

Localizado em Riad, o estabelecimento venderá os produtos exclusivamente para os diplomatas não muçulmanos que moram na capital saudita.

B.alotaby/Wikimedia Commons

Ele ficará no chamado “Diplomatic Quarter”, o espaço de Riad que abriga as embaixadas de outros países na Arábia Saudita.

Ekrem Osmanoglu na Unsplash

A venda das bebidas será feita mediante autorização prévia por cadastro do cliente em um aplicativo.

Divulgação/Receita Federal

Os diplomatas registrados no aplicativo receberão um código de autorização do Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita, chefiado por Faisal bin Farhan Al-Saud.

Governo da China/Wikimedia Commons

O documento com as regras de comercialização determinam ainda uma cota mensal para as compras das bebidas.

Freepik

Menores de 21 anos e visitantes não poderão acompanhar os clientes autorizados pelo governo saudita.

Chris F/Pexels

Há ainda outras restrições, como a proibição de fotografar a loja. O uso de celulares dentro do estabelecimento não será permitido.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A legislação saudita é bastante rigorosa com o consumo de álcool. Entre as punições para quem a descumpre estão multa, prisão e deportação (no caso de residentes de origem estrangeira).

Freepik

De acordo com as publicações especializadas, a abertura da loja faz parte de um conjunto de ações da monarquia islâmica comandada por Mohammed Bin Salman para incrementar os negócios com o ocidente e melhorar a imagem do país.

Reprodução/EuroNews

A próxima etapa, segundo a CNBC, será a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos hotéis sauditas.

Kasman70/Wikimedia Commons

Além de acenos para o mundo, a medida do governo saudita também pretende acabar com o contrabando de bebidas alcoólicas por diplomatas, especialmente de garrafas de uísque.

Jack Ward na Unsplash

"Este novo processo continuará a garantir que todos os diplomatas das embaixadas não muçulmanas tenham acesso a estes produtos em cotas específicas", afirmou o Centro de Comunicação Internacional (CII) do governo saudita.

Departamento de Estado Americano

O governo do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman tenta equilibrar-se entre as leis do Islã, que proíbem o consumo de álcool, e os interesses comerciais do país do Oriente Médio.

Kabar Terkin - Flickr

As ações fazem parte de um plano chamado Visão 2030, centrado em diversificar a economia local e reduzir a dependência de petróleo.

Divulgação

Nos últimos anos, o país suavizou alguns códigos sociais severos, especialmente em relação às mulheres, como a exigência de que usassem túnicas pretas cobrindo a corpo inteiro.

Yasser Zareaa/Wikimedia Commons

Em 2018, o regime saudita autorizou que as mulheres passassem a dirigir carros. No início do ano passado, a liberação estendeu-se para a condução de trens-bala. Já há dezenas de mulheres maquinistas no país.

Divulgação/Nissan

Entre 2016 e 2023, a participação das mulheres no mercado de trabalho da Arábia Saudita mais que dobrou, de acordo com matéria da agência France Press.

Tahir mq/Wikimedia Commons

No ano passado, a Fifa anunciou que a Arábia Saudita será sede da Copa do Mundo de futebol masculino de 2034.

Divulgação/SAFF

O esporte tem sido outro canal de publicidade do governo saudita. A liga local de futebol contratou na última temporada jogadores da elite do futebol na Europa, como Cristiano Ronaldo, Benzena e Neymar.

Divulgação/Al-Hilal