Notícias

Estruturas poligonais são encontradas no solo de Marte; entenda!


Flipar
divulgação / nasa

Elas estão localizadas a aproximadamente 35 metros de profundidade e foram encontradas pelo rover Zhurong, da China.

divulgação / China National Space Administration

Os pesquisadores identificaram 16 dessas estruturas distribuídas em uma extensão de 1,2 km A descoberta indica uma presença mais ampla de terrenos semelhantes em Utopia Planitia, a vasta planície onde o rover Zhurong fez seu pouso.

Reprodução/Zhang et al

Embora estruturas poligonais já tenham sido identificadas por outros robôs que exploram Marte, esta é a primeira vez que são encontradas a alguns metros abaixo do solo. Veja outras descobertas curiosas em Marte!

Daniele Colucci Unsplash

Em julho, uma sonda da NASA fez uma impressionante imagem em 3D das dunas do planeta Marte. Elas ficam numa região chamada Cratera Gamboa, que tem 1 km de extensão e é coberta por cristas sinuosas, separadas por até 10m de distância

divulgação NASA

No mesmo dia, a espaçonave chinesa Tianwen-1 fez ima imagem detalhada de Phobos, uma das duas luas de Marte. Dá pra ver a cratera Opik, de 2 km de diâmetro, batizada em homenagem ao astrônomo estoniano Ernst Opik.

divulgação

Phobos orbita o planeta Marte a 6 mil km da superfície e tem marcas que, segundo especialistas, devem ter sido criadas por impactos no passado. Phobos é torta, como uma batata, e tem apenas 11 km de diâmetro.

Divulgação

Em julho de 2022, um emaranhado de fios, parecendo macarrão, foi encontrado em Marte. Mas astrônomos disseram que, certamente, são restos do paraquedas usado para o pouso de um robô. Ou seja, lixo espacial.

divulgação NASA

Um mês antes, um pedaço de alumínio, preso entre rochas, tinha sido encontrado em Marte. Cientistas disseram que o material se tratava de uma manta térmica usada para proteção do robô. A manta está a 2 km do local do pouso - por causa de rajadas de vento.

divulgação Nasa

Na ocasião, o objeto foi localizado pelo rover (veículo de exploração espacial) Perseverance, que desde fevereiro de 2021 percorre a superfície do planeta e envia registros das descobertas.

Divulgação Nasa

Não é de hoje que Marte atrai a atenção. Há 46 anos, em 25/7/1976, uma foto tirada pela sonda Viking 1, da NASA, registrou uma imagem que atraiu a curiosidade do mundo e abriu espaço para teses místicas: o Rosto de Marte.

domínio público

Essa formação fica numa região do planeta vermelho que se chama Cydonia Mensae. Essa área se localiza no hemisfério norte de Marte.

domínio público

Na época, surgiram teorias de que essa formação indicaria uma antiga civilização. Mas atualmente já existe consenso no meio científico de que trata-se, simplesmente, de uma ilusão de ótica.

domínio público

Em abril/2022, especialistas alertaram para o risco de entrada de vírus alienígenas na Terra a partir de 2030, quando está previsto o envio de amostras de materiais de Marte pelo robô Perseverance.

domínio público

Por outro lado, estudos também já indicaram que a superfície de Marte é composta por uma mistura tóxica que eliminaria microorganismos como bactérias.

Reprodução do site awebic.com

Marte também tem sido alvo de fake news. Segundo cientistas, foi isso que aconteceu em 2021 quando a imprensa divulgou que fungos tinham sido vistos no planeta. Mas depois a "informação" foi desmentida.

reprodução

Marte é tão intrigante para os "terráqueos" que sempre inspirou as artes plásticas, literatura e cinema. Até Robinson Crusoé foi parar em Marte numa ficção de 1964.

divulgação

Arnold Schwarzenegger também já viveu um homem ligado a Marte na ficção "O Vingador do Futuro", de Paul Verhoeven, em 1990.

divulgação

O planeta também inspira comédia pastelão: "Marte Ataca!", de Tim Burton, provocou muitas risadas em 1996 com uma gozação sobre invasão marciana.

divulgação

Em 2015, foi lançado o filme "Perdido em Marte", sucesso de público e crítica. Matt Damon vive o astronauta Mark Watney, enviado para uma missão no planeta. Ele é dado como morto e acaba ficando sozinho.

divulgação

As cenas externas do planeta vermelho foram filmadas no Vale Wadi Rum na Jordânia. Local com paisagens desérticas e pontes de pedras, que foram formadas há milhares de anos pela ação natural da geologia.

Raya Sharbain wiki commons

Olha a superfície verdadeira de Marte... Até parece com o local escolhido para as filmagens.

divulgação NASA

O filme também usou um modelo espacial de rover feito para as filmagens e que depois foi doado ao Museu Real do Automóvel, da Jordânia, como agradecimento pela hospitalidade.

divulgação

Marte é o quarto planeta da Via Láctea a partir do Sol . Na foto, um pôr-do-sol visto de Marte (gravado pelo robô Spirit)

domínio público

Marte é um planeta rochoso com superfície que contém basalto. A sonda Phoenix enviou dados que mostraram que o solo marciano é ligeiramente alcalino e contém elementos como magnésio, sódio, potássio e cloro.

domínio público

A cor avermelhada do planeta se deve à concentração de óxido de ferro na superfície.

ESA & MPS wikimedia commons