Estilo de Vida

Celebridades que fazem ativismo em defesa do Meio Ambiente


Flipar
Pam Patterson por Pixabay

Leonardo DiCaprio: Em 1998, o astro criou sua própria fundação, a “Leonardo DiCaprio Foundation”, que apoia projetos para salvar espécies ameaçadas de extinção, implementar e procurar soluções para restaurar o balanço dos ecossistemas e para o bem-estar do planeta.

Reprodução / Instagram

DiCaprio produziu o documentário “A Última Hora”, lançado em 2007, que contou com a participação de várias personalidades conhecidas da área da defesa do meio ambiente, mostrou a situação dos ecossistemas e apontou soluções para ajudar o planeta.

Divulgação

O ator também é conhecido por fazer doações em tempos de tragédias, como no terremoto de 2010, no Haiti. Em 2014, foi nomeado representante da ONU sobre as mudanças climáticas.

Reprodução / Instagram

Bono Vox: O vocalista da banda U2 é co-fundador da “The Rise Found”, um fundo de investimentos que oferece soluções para que empresas consigam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

Wikimedia Commons World Economic Forum

Em 2011, durante passagem pelo Brasil, Bono levou membros do Greenpeace para as apresentações da banda, em São Paulo.

Reprodução / Instagram

Gisele Bündchen: A modelo brasileira também é um nome importante do ativismo ambiental. A partir de uma visita que fez à região do Xingu, na Amazônia, em 2013, Gisele se engajou de vez na causa.

Wikimedia Commons Sebástian Freire

Entre seus trabalhos, a modelo criou a ONG Água Limpa a fim de promover campanhas de plantio de árvores pela Amazônia com o intuito de ajudar a purificar a água dos rios.

Reprodução / Instagram

Além disso, Gisele é embaixadora do UNEP, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente. Nas redes sociais, ela dá dicas ecológicas e até ensina culinária “eco-friendly”.

Reprodução / Instagram

Cate Blanchett: A renomada atriz é superengajada na causa ambiental e instalou painéis de energia solar em sua casa com o intuito de diminuir em 20% o consumo doméstico de água e luz.

Wikimedia Commons Joan Hernandez Mir

Além disso, Blanchett é uma das principais celebridades que fazem parte da “Hora do Planeta”, projeto que incentiva as pessoas a apagarem as luzes de suas casas e empresas por uma hora, como forma de conscientizar para a importância das mudanças climáticas.

Divulgação / Justiça Eleitoral

A atriz também já participou de manifestações em defesa do meio ambiente e realiza doações para organizações defensoras de causas sociais.

Reprodução / YouTube

Mark Ruffalo: O ator já manifestou publicamente ser contra todo tipo de processo que prejudique o meio ambiente, como os alimentos geneticamente modificados.

Wikimedia Commons Gage Skidmore

Ele também participa de diversos protestos em defesa do meio ambiente e já defendeu o “Novo Acordo Verde”, um conjunto de propostas econômicas que visa a conter as crises energética, financeira e climática.

Reprodução / Instagram

Na época da eleição de 2022, Ruffalo entrou em rota de colisão com o então presidente (e candidato à reeleição) Jair Bolsonaro, juntando-se a Leonardo DiCaprio nas críticas sobre a devastação da Amazônia.

Marcelo Camargo/Agência Brasil / instagram @markruffalo

Jane Fonda: A atriz faz parte do grupo “Fire Drill Fridays”, que busca chamar a atenção para a urgência do clima, sempre com protestos às sextas-feiras.

Wikimedia Commons Georges Biard

Em entrevista para o Fantástico, a atriz chegou a afirmar que “é hora de aumentar o ativismo, o que significa apelar para a desobediência civil”.

Reprodução / TV Globo

Fonda já chegou a ser detida cinco vezes durante manifestações. A atriz prega que o consumismo em excesso prejudica o meio ambiente e sempre aparece nos protestos usando o mesmo casaco vermelho, numa demonstração de que evita a compra excessiva de roupas novas.

Reprodução / Instagram

Edward Norton: O ator é embaixador da Organização das Nações Unidas para a biodiversidade desde 2010, além de membro do conselho de um fundo pela conservação da vida selvagem. Norton também investe na preservação do Grand Canyon e patrocina ONGs, como a Wilderness Society e a Earthjustice.

Wikimedia Commons David Shankbone

Emma Watson: A atriz é uma forte entusiasta das causas ambientais. Ela já ofereceu seu rosto gratuitamente para ser estampado em uma marca que preza pelo bem-estar ecológico.

Wikimedia Commons Georges Biard

Nas redes sociais, a atriz já chegou a criar uma conta no Instagram só para compartilhar e enaltecer marcas sustentáveis.

Reprodução / Instagram

Mas a atriz se destaca, principalmente, pela forte atuação no combate à violência contra as mulheres, tendo sido inclusive indicada pela ONU como embaixadora no projeto “Mulheres como Embaixadora da Boa Vontade”. E já doou mais de quatro milhões de reais em campanhas contra o assédio.

Reprodução / Instagram

Marcos Palmeira: O ator é responsável pelo projeto PAIS (Produção Agrícola Integrada Sustentável), que promove a produção agrícola fazendo uso de energia sustentável. Marcos também é dono de uma fazenda orgânica, no Rio, que produz alimentos livres de agrotóxicos e é envolvido com projetos indígenas.

Reprodução / Instagram

Mateus Solano: O ator é adepto da coleta seletiva de lixo. Em casa, o ator reutiliza água da chuva, usa painéis solares para reduzir o consumo de energia e faz reutilização do lixo orgânico como adubo natural.

Reprodução Instagram

Christiane Torloni - Em 2019, a atriz lançou o documentário Amazônia - O Despertar da Florestania. Ela faz parte da instituição The Science Panel for the Amazon (SPA) e colabora com ONGs ambientalistas.

Reprodução Instagram

Victor Fasano - Ambientalista há anos, o ator foi convidado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para integrar o Conselho de Biodiversidade do órgão.

Reprodução Instagram

Juca de Oliveira - Sensibilizado pela devastação da floresta ao gravar a série "Amazônia", em 2007, Juca foi um dos líderes de um abaixo-assinado em defesa da região, ao lado de Victor Fasano e Christiane Torloni, conseguindo mais de um milhão de assinaturas.

Reprodução Instagram

Letícia Spiller - A atriz integra o movimento em defesa das florestas, que condena as propostas de alteração do Código Florestal Brasileiro. Atua também na conscientização das populações ribeirinhas sobre o desmatamento e o plantio de mudas.