Notícias

RJ terá mais de 450 blocos de rua no Carnaval 2024; veja detalhes


Flipar
facebookBloco Sai, Hétero!

Em comparação direta com 2023, serão três desfiles a menos. Por outro lado, o número de megablocos desfilando no Centro do Rio aumentou de 8 para 10.

Fernando Maia - Riotur - Flickr

Recebem a classificação de Megablocos aqueles que reúnem mais de 100 mil foliões.

Site Sebastiana

Segundo o presidente da Riotour, Ronnie Costa, são esperadas mais de 5 milhões de pessoas curtindo o Carnaval nas ruas do Rio de Janeiro.

Divulgação/ Alexandre Macieira

De acordo com ele, 700 blocos se inscreveram. Uma pré-seleção foi realizada, aprovando apenas 453 deles.

instagram @blocoquecasarquenada

“O carnaval de rua tem uma peculiaridade de começar um mês antes do feriado de carnaval e depois pode se estender por uma semana ou duas”, explicou Ronnie.

facebook Bloco Nois Trupica Mais Não Cai

A maior concentração de blocos deve acontecer no período entre 7 e 14 de fevereiro.

André Lobo - Riotur - Flickr

A prefeitura informou que os blocos informais – ou seja, aqueles que não pediram autorização para desfilar – não terão o mesmo apoio das equipes de limpeza e segurança.

divulgação prefeitura do rio

Será possível conferir a agenda oficial dos blocos de rua do RJ por meio de um aplicativo que ficará disponível a partir de 12 de janeiro, além do site ‘carnavalderua.rio’. Confira a seguir as principais informações sobre os desfiles!

divulgação riotour

Para que os blocos aconteçam de forma organizada, a infraestrutura e a segurança serão reforçadas em 2024. Haverá 34 mil banheiros químicos, sendo 10% voltados para o público PCD (Pessoas Com Deficiência).

Reprodução/Prefeitura de São Gonçalo

Além disso, serão construídos 1.480 metros de grades baixas em torno de canteiros e monumentos para evitar casos de vandalismos.

divulgação riotour

Grades de proteção também serão instaladas próximas ao VLT e ao Metrô.

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Guarda Municipal e a Polícia Militar darão suporte nos principais locais de festa.

reprodução

Os agentes encarregados da segurança terão à disposição 10 torres de observação. Além disso, os PMs usarão 250 detectores de metais para controlar itens como armas de fogo e objetos cortantes.

Divulgação/PMRJ

Já foi divulgado que a Polícia Militar utilizará câmeras de reconhecimento facial, semelhantes ao que foi feito no réveillon de 2023.

divulgação pmrj

As atividades de trânsito serão conduzidas por 2,5 mil operadores terceirizados e a Comlurb realizará a coleta seletiva em aproximadamente 100 desfiles.

divulgação prefeitura do rio

Nove postos médicos totalmente equipados ficarão à disposição do público. Durante a festa, serão utilizadas 250 ambulâncias com UTIs e 1,2 mil diárias de maqueiros.

Reprodução/RBS TV

Cerca de 15 mil vendedores ambulantes foram autorizados a trabalhar durante o Carnaval, de acordo com a Riotour.

divulgação riotour

A prefeitura irã disponibilizar um kit de trabalho para esses ambulantes, além de fornecer um curso de controle urbano.

divulgação prefeitura do rio

Um tema que causou polêmica na cidade recentemente também já foi resolvido com antecedência: haverá pontos de distribuição de água ao longo do percurso dos blocos.

Fernando Frazão / Agência Brasil

"Apesar de não ser uma obrigatoriedade, no caso dos eventos abertos, a prefeitura e o governo do estado vão ofertar água, com pontos de hidratação espalhados ao longo dos blocos”, destacou o presidente da Riotour.

Fernando Frazão/Agência Brasil

Com 128 apresentações, o Centro do Rio terá o maior número de desfiles autorizados pela Prefeitura do Rio em 2024.

wikimedia commons Filipo Tardim

A Zona Sul vem logo atrás, com 98 desfiles oficiais conforme a lista preliminar da Riotur.

Imagem de Jose Antonio Núñez / Pixabay

Na Zona Norte do Rio, os bairros da grande Tijuca terão 60 desfiles durante o Carnaval, enquanto os demais bairros contarão com 56 apresentações em ruas e avenidas.

reprodução

Bangu, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargens também terão desfiles de rua, assim como as ilhas de Paquetá e do Governador.

divulgação riotour