Artes

A importância da obra de Aleijadinho, mestre do barroco mineiro


Flipar
Reprodução/TV Globo

A mostra se valeu de tecnologia de realidade virtual para conduzir os visitantes a uma jornada pela obra do gênio do barroco mineiro.

Reprodução/TV Globo

Em uma experiência de 15 minutos, passando por três estações, o público foi apresentado às obras de Aleijadinho pelo próprio artista. Isso graças ao uso de óculos de realidade virtual.

Reprodução/TV Globo

Os 12 profetas compõem um conjunto de esculturas em tamanho natural feitas por Aleijadinho em pedra-sabão.

Reprodução/TV Globo

Maior conjunto de esculturas barrocas do mundo, os 12 Profetas encontram-se no adro no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Reprodução/TV Globo

A exposição fez parte das comemorações pelos oito anos de fundação do Museu de Congonhas. Nela, o visitante também pôde ver as obras de Aleijadinho em realidade aumentada com o uso do próprio celular.

Reprodução/TV Globo

Além dos 12 Profetas, outras criações centrais de Aleijadinho, como o Cristo Carregando a Cruz e o Altar da Igreja de São Francisco, compuseram a mostra.

Reprodução/TV Globo

O uso de tecnologia digital teve como finalidade atrair o público jovem para preservar a memória da rica arte do barroco brasileiro.

Reprodução/TV Globo

A concepção do projeto foi do artista digital Francisco Almendra. “As obras de Aleijadinho são um patrimônio mundial. A maior expressão do barroco rococó não está na Europa e sim nas Américas. Um homem preto que superou todas as adversidades de uma época. A tecnologia proporciona uma conexão e uma atualização com essa arte”, declarou ao portal G1.

Reprodução/TV Globo

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Cachoeira do Campo, um distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais, na primeira metade do século XVIII.

Reprodução/TV Globo

Era filho do arquiteto português Manuel Francisco da Costa Lisboa com uma mulher de origem africana, de nome Isabel, que era escrava do pai de Aleijadinho.

Reprodução/TV Globo

Morto há quase 120 anos (em 18 de novembro de 1814), o artista negro livre foi chamado Mestre Aleijadinho devido a uma doença grave diagnosticada quando passava dos 40 anos.

Henrique Bernardelli/Wikimedia Commons

A enfermidade foi provocando deformações no corpo do artista, a ponto de Aleijadinho perder os dedos dos pés. A condição o levou a trabalhar de joelhos, sem jamais abandonar o ofício artístico.

Alina Layoun/Wikimedia Commons

A cidade colonial de Ouro Preto, primeira do Brasil a receber o título de Patrimônio Mundial pela Unesco, abriga boa parte da produção artística de Aleijadinho.

alvesgaspar /wikimedia commons

Em Ouro Preto está, por exemplo, a Igreja de São Francisco de Assis, concebida por Aleijadinho em 1766.

San Martins Silva/Wikimedia Commons

Mas é em Congonhas, distante pouco mais de 50 km de Ouro Preto, que está o conjunto do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com as esculturas dos 12 Profetas e os Seis Passos da Paixão de Cristo. Ambos construídos pela oficina de Aleijadinho.

Túllio M Franca/Wikimedia Commons

Outras cidades mineiras, como Sabará, Tiradentes,São João del Rei e Mariana, contam com obras de Aleijadinho.

Thais Andressa/Wikimedia Commons

Desde 2012, por meio de uma lei estadual, Minas Gerais celebra o Dia do Barroco Mineiro em 18 de novembro, data da morte de Aleijadinho.

Hikaru Barata/Wikimedia Commons

Uma das principais características desse estilo artístico são as igrejas monumentais, com ornamentos e formas grandiosas.

Ana Pismel/Wikimedia Commons

A temática das pinturas e esculturas era de predominância cristã, calcada na tradição da arte sacra.

Rosino/Wikimedia Commons