Mundo

Igrejas medievais de madeira são patrimônio histórico na Noruega


Flipar
Lukáš Jan?i?ka por Pixabay

Em norueguês, a palavra "stav" significa coluna em madeira, e "kirker" significa igreja.

wikimedia commons Richard N Horne

Essas igrejas medievais são conhecidas por suas colunas de madeira distintas e são consideradas construções emblemáticas na Noruega.

wikimedia commons Ekko

O estilo StavKirker reflete inovações nas técnicas de construção em madeira, transformando as igrejas em verdadeiras obras de arte arquitetônica.

flickr Zach Heller

Na construção dessas igrejas, usava-se um sistema inovador na época, no qual colunas de madeira eram colocadas sobre uma base de pedras.

wikimedia commons Ximonic

Isso era diferente das construções europeias do século X, que eram feitas diretamente no solo.

wikimedia commons Bjørn Christian Tørrissen

As stavkirker são geralmente construídas em forma de cruz latina, com um longo corredor central e dois corredores mais curtos.

wikimedia commons Richard N Horne

Para dar estabilidade à estrutura, essas colunas eram reforçadas com vigas de madeira na base e no topo, formando uma estrutura forte em forma de pórticos.

wikimedia commons Richard N Horne

Além disso, os interiores eram simples, feitos com divisórias, e as paredes externas eram cobertas com tábuas de madeira maciça.

wikimedia commons Zach Heller

Um dos aspectos mais característicos das stavkirker é sua decoração. As esculturas e pinturas nas paredes e telhados das igrejas são frequentemente inspiradas na arte cristã e pagã, com cruzes, dragões, animais e figuras humanas.

flickr mararie

Para resistir à neve, os telhados eram inclinados e construídos com madeiras que resistem bem à umidade.

wikimedia commons Bosc d'Anjou

Durante a Idade Média, os noruegueses construíram aproximadamente duas mil igrejas de madeira, mas esse número diminuiu muito depois da Reforma Luterana no século XIX.

wikimedia commons

Muitas delas acabaram sendo destruídas ao longo dos anos.

wikimedia commons Micha L. Rieser

Hoje em dia, na Noruega, cerca de 30 igrejas no estilo StavKirker ainda existem, algumas com partes de madeira preservadas por mais de mil anos.

wikimedia commons Micha L. Rieser

Na Europa, a Noruega se destaca justamente por preservar e estudar essas construções medievais, embora outros países nórdicos também tenham construído igrejas com estilo parecido.

wikimedia commons Havardtl

Também é possível encontrar igrejas em estilo stavkirker em países como como Suécia, Dinamarca e Finlândia.

wikimedia commons W. Bulach

Hoje, essas igrejas são vistas como exemplos importantes da tecnologia de construção da época, carregando símbolos da herança arquitetônica e cultural nacional.

wikimedia commons Bjørn Christian Tørrissen

Em 1979, as igrejas stavkirker foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

wikimedia commons Bjørn Erik Pedersen

As stavkirker também desempenharam um papel importante na vida religiosa e social da Noruega medieval. Elas eram o centro da vida da comunidade local e eram usadas para celebrar casamentos, batizados e outros eventos importantes.

wikimedia commons Micha L. Rieser

Atualmente, as stavkirker são uma atração turística popular na Noruega. Elas são um lembrete da rica história e cultura do país.

flickr Leo-setä