História

Dalai Lama, o líder espiritual do Tibete, envolvido em polêmicas


Flipar
Luca Galuzzi WIKIMEDIA COMMONS

Imagens mostraram o líder tibetano puxando o rosto de um menino para beijá-lo na boca e sugerindo que a criança chupasse sua língua durante um evento em fevereiro de 2023.

reprodução

Em abril, depois que as imagens viralizaram, o gabinete do líder espiritual afirmou que ele desejava pedir desculpas à criança e sua família "pela dor que suas palavras poderiam ter causado".

reprodução

A conta oficial do Dalai Lama no Twitter divulgou um comunicado afirmando que ele costuma brincar de forma "inocente e divertida" com pessoas que conhece, mesmo em público e diante das câmeras, mas lamentou o incidente.

reprodução twitter

O vídeo foi gravado em 28 de fevereiro em McLeod Ganj, subúrbio de Dharamsala, no norte da Índia, onde o líder espiritual vive exilado desde 1959 após a revolta tibetana contra o domínio chinês.

Reprodução/TV Globo

Essa não foi a primeira vez que o Dalai Lama se envolveu em polêmicas. Em outra ocasião, ele afirmou que se uma mulher fosse sucedê-lo, ela “deveria ser mais atraente”.

wikimedia commons Luca Galuzzi

Em uma entrevista dada em 2018, ele sugeriu que a Europa deveria ser “guardada para os europeus”, ao comentar o aumento do número de refugiados africanos entrando no continente.

wikimedia commons Venstre

O líder disse que as pessoas deveriam ser recebidas, educadas e treinadas, mas deveriam voltar para seus países de origem.

wikimedia commons Cmichel67

Essas declarações geraram polêmica, com muitos críticos apontando para a hipocrisia de um líder religioso que busca refúgio no exterior, mas se recusa a apoiar a migração para outros países. E as controvérsias não param por aí.

wikimedia commons Christopher Michel

Os autores do livro "Budismo, a lei do silêncio" investigaram alguns dos centros budistas nos últimos 40 anos e conseguiram depoimentos de 32 discípulos que relataram ter sofrido algum tipo de abuso, envolvendo pelo menos 13 mestres.

wikimedia commons Christopher Michel

Segundo os autores, embora as acusações tenham sido substanciais, tanto Dalai Lama quanto seu principal assessor e tradutor, Matthieu Ricard, teriam sido negligentes.

wikimiedia commons Senterpartiet (Sp)

Os autores destacaram também o "silêncio" do líder espiritual, que já havia sido alertado sobre o comportamento abusivo de seus mestres em 1993, durante um encontro com outros membros europeus e americanos.

Micha? Koziczy?ski/Wikimedia Commons

O Dalai Lama é um líder espiritual tibetano que, tradicionalmente, tornou-se mundialmente conhecido por sua propagada sabedoria, ensinamentos e engajamento pela paz e pelos direitos humanos.

wikimedia commons Christopher Michel

O atual Dalai Lama que vem causando reações de diversas pessoas é Tenzin Gyatso e nasceu em 6 de julho de 1935, na região de Amdo, no nordeste do Tibete.

wikimedia commons Senterpartiet (Sp)

De acordo com os dogmas da religião budista, ele é considerado a reencarnação de seus 13 predecessores.

wikimedia commons ??

Quando um Dalai Lama morre nem sempre um outro é encontrado. Os monges costumam meditar no lago sagrado Lhamo Lhatso, no Tibete, até terem uma visão. E testam crianças nascidas um ano após a morte do antigo líder. Mas nem sempre a reencarnação é 'confirmada'.

Dakpo wikimedia commons

Consta que, ainda pequeno, reconheceu um lama sênior que havia se disfarçado para observar as crianças e identificou vários itens que haviam pertencido ao 13º Dalai Lama.

Domínio público

Aos 15 anos, em 1950, ele foi chamado a liderar o país em meio à invasão da China comunista, que culminou na ocupação do Tibete em 1959 e no exílio do Dalai Lama para a Índia.

domínio público

Ele passou décadas trabalhando para obter apoio global para a autonomia linguística e cultural na região, estabelecendo um governo independente no Tibete e se aposentando como líder político, em 2011, para dar lugar a um governo democrático.

wikimedia commons Senterpartiet (Sp)

Além de ser um líder espiritual, o Dalai Lama também se encontra com outros líderes mundiais, líderes religiosos, filósofos e cientistas, e viaja pelo mundo dando ensinamentos budistas tibetanos. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989.

wikimedia commons Nancy Pelosi