História

Heróis do Voo 93: Conheça os passageiros que enfrentaram os terroristas


Flipar
Hans Joachim Dudeck wkimedia commons

Mas as Torres Gêmeas não eram o único alvo dos terroristas. Naquela manhã uma série de ataques foi orquestrada pelos fanáticos contra os EUA.

UpstateNYer - wikimedia commons

Um mapa mostra o trajeto dos quatro aviões tomados pelos sequestradores fanáticos da organização terrorista Al Qaeda, comandada por Osama bin Laden.

Domínio público

Dois aviões atingiram as Torres Gêmeas, que, após a explosão, desmoronaram.

Robert on Flickr wikimedia commons

Um outro avião foi lançado no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA.

Domínio público

E os terroristas haviam planejado que o quarto avião seria jogado sobre um outro símbolo do poder americano. Especula-se que seria o Capitólio ou a Casa Branca.

Domínio público

O Capitólio é a sede do Congresso Nacional dos EUA. É o local de reunião do Senado (câmara alta) e da Câmara dos Representantes (câmara baixa).

Domínio publico

A Casa Branca é a sede da presidência dos Estados Unidos.

Domínio Público

O avião era o Boeing 757-222, fotografado três dias antes do atentado. O voo saiu às 8h42 do Aeroporto de Newark, em Nova Jersey, e ia para o Aeroporto Internacional de São Francisco, na Califórnia.

MacMax - wikimedia commons

Mas os terroristas não contavam com a reação de passageiros que, ao perceberem que morreriam de qualquer maneira, se uniram contra os sequestradores. Pelo telefone, passageiros já sabiam do ataque às Torres Gêmeas e deduziram que o atentado deveria ser do mesmo grupo.

domínio público

Estes passageiros entraram em luta com os sequestradores, chefiados por Ziad Jarrah (foto) e o avião foi derrubado num campo aberto.

Domínio Público

O episódio trágico foi retratado no filme United 93, dirigido por Paul Greengrass.

divulgação

O filme, lançado em 2006, .mostra, principalmente, a coragem de quatro passageiros no enfrentamento dos criminosos. Eles são lembrados como heróis. Veja quem são.

reprodução cena do filme

Todd Beamer - O representante de vendas tinha 32 anos. Nascido em 24/11/68, no Michigan, tinha mulher e 3 filhos.A voz dele é ouvida ao fundo numa ligação: "Vocês estão prontos? Vamos lá!". Era o momento-chave da luta com os terroristas.

www.toddbeamer.com wikimedia commons

No filme, foi interpretado por David Alan Basche

Joella Marano wikimedia commons

Mark Bingham - O empresário e jogador de rugby só pegou o voo porque perdeu um outro avião. Ia para um casamento. Falou pelo celular com a mãe, que lhe avisou do atentado em Nova York. Nascido em 22/5/70, tinha 31 anos.

www.markbingham.org wikimedia commons

No filme, foi interpretado por Cheyenne Jackson

SLATE PR - Karl Simone Photography - wikimedia commons

Thomas Burnett - Vice-presidente de uma empresa de materiais médicos, tinha 37 anos. Nascido em 29/5/63 em Minnesota, era casado e tinha 3 filhas.

mikerowe.com wikimedia commons

Foi uma ligação de Thomas para a mulher que deixou clara a intenção do grupo de passageiros. Ele disse: "Vamos morrer todos. Mas vamos fazer alguma coisa"

arquivo pessoal família de Thomas Burnett

No filme, Thomas Burnett foi interpretado por Christian Clemenson

reprodução IMDb

Jeremy Glick - O executivo de marketing, ex-campeão de judô, tinha 31 anos. Nascido em 3/9/70 em Nova Jersey, tinha mulher e filha. Ele avisou à esposa que passageiros estavam aguardando sobrevoar uma área rural para agir contra os terroristas.

old.post-gazette wikimedia commons

No filme, foi interpretado por Peter Hermann

Sidewalks Entertainment wikimedia commons

O avião caiu num descampado do Condado de Somerset, na Pensilvânia, às 10h03. Não houve vítimas além das que estavam a bordo.

domínio público

O avião despencou a uma velocidade de 930 km/h. Por isso, não havia nem sequer corpos para recolher.

Domínio público

A maioria dos destroços, inclusive, era de tamanho bem pequeno, tamanho o impacto. Poucas peças maiores foram encontradas.

Domínio público

O impacto abriu uma enorme cratera e uma máquina do avião foi encontrada afundada na terra.

Domínio público

Um Memorial homenageia os passageiros e tripulantes do Voo 93.

James Steakley - wikimedia commons

Outros pontos também preservam a memória da tragédia de 11/9. Uma nova torre foi erguida na área do World Trade Center, onde um Memorial mantém viva a lembrança dos mortos.

King of Hearts - wikimedia commons

Outro espaço também foi criado para lembrar das vítimas mortas no Pentágono.

U.S. Secretary of Defense wkimedia commons

Ao todo, no 11 de Setembro, 2.996 pessoas perderam a vida. Esse número seria ainda maior se não fossem os heróis do voo 93.

Montagem Flipar sobre fotos de wikimedia commons