Notícias

Retrospectiva: relembre os fatos mais marcantes de junho de 2023!


Flipar
Behnam Norouzi Unsplash

2 de junho: Quatro vagões descarrilaram após colidirem com um trem de carga no distrito de Balasore, em Odisha, leste da Índia. Pelo menos 288 pessoas morreram e 800 ficaram feridas.

reprodução youtube

6 de junho: Uma série de incêndios florestais no Canadá fez o céu mudar de cor na América do Norte. Inclusive, Nova York, nos EUA, chegou a ser classificada como "a cidade com a pior qualidade do ar do mundo"!

reprodução bbc

11 de junho: Depois de ter cortado laços diplomáticas com Taiwan, Honduras abriu sua primeira embaixada em Pequim, na China.

reprodução youtube ap archive

14 de junho: Pesquisadores dos EUA e do Reino Unido afirmaram terem criado os primeiros embriões humanos sintéticos a partir de células-tronco, sem a necessidade de óvulos e espermatozoides.

Doodlart por Pixabay

15 de junho: Um barco de pesca que partia do Egito rumo à Europa com mais de 700 refugiados naufragou na costa da Grécia. Apenas 104 pessoas foram resgatadas com vida.

Guarda Costeira da Grécia

16 de junho: A Rússia enviou um primeiro lote de armas nucleares para Belarus, o que, segundo o Putin, serviria de ‘alerta’ para o Ocidente para o caso de interferirem na guerra da Ucrânia.

kremlin.ru

19 de junho: A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou o Tratado do Alto Mar, criando assim uma base legal para ampliar as áreas de proteção ambiental em águas internacionais.

Splash of Rain pexels

22 de junho: Depois de dias de agonia e espera, foi confirmado que o submersível Titan, da empresa OceanGate, havia implodido no fundo do mar, resultando na trágica morte dos cinco ocupantes a bordo.

reprodução tv globo

Entre as vítimas estavam o explorador Hamish Harding, o magnata paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman, o oceanógrafo francês e especialista em Titanic Paul-Henri Nargeolet, e o próprio fundador e CEO da OceanGate, Stockton Rush (foto).

reprodução youtube

23 de junho: Integrantes do grupo de mercenários russos chamados de 'Grupo Wagner' ensaiam uma revolta contra o governo de Vladimir Putin após suas bases na Ucrânia serem atacadas por forças aéreas.

reprodução

Os mercenários chegaram a marchar em direção a Moscou com direito a uso de tanques, mas no fim, acabaram recuando e desistindo da investida.

reprodução record tv

27 de junho: Manifestantes no subúrbio parisiense de Nanterre atacaram a polícia, lançando fogos de artifício e incendiando carros horas depois de o presidente francês, Emmanuel Macron, expressar pesar pela morte de um jovem de origem argelina de 17 anos.

reprodução youtube rfi brasil

O uso de força letal contra o adolescente acabou intensificando a percepção já enraizada de brutalidade policial nos subúrbios etnicamente diversos das maiores cidades francesas. Os protestos se espalharam por toda a Europa e mais de 700 pessoas foram presas.

reprodução youtube rfi brasil

28 de junho: Os incêndios florestais no Canadá bateram recorde, liberando 160 milhões de toneladas de carbono no ar e consumindo uma área superior a 77,9 mil km quadrados, maior registro em quatro décadas no país.

reprodução youtube

29 de junho: A companhia Virgin Galactic realizou sua primeira missão comercial ao espaço. A nave VSS Unity, da empresa, voou por cerca de 15 minutos antes de retornar ao Spaceport America, nos Estados Unidos.

reprodução

A missão, chamada de ‘Galactic 01’, contou com membros da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. O propósito era conduzir experimentos sobre microgravidade, que podem ser experimentados durante parte do voo.

reprodução

30 de junho: O ex-presidente Jair Bolsonaro foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido ao ‘abuso de poder político e uso inadequado dos meios de comunicação’.

Antônio Cruz / Agência Brasil

Com 5 votos a favor e 2 contra, a condenação ocorreu por conta de uma série de ataques sem provas contra as urnas eletrônicas, feitos durante um evento com embaixadores em julho de 2022.

reprodução tv globo

30 de junho: A equipe da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (Minusma) realizou uma cerimônia para marcar o encerramento de seus 10 anos de serviço ao povo maliano.

reprodução youtube france 24 english