Notícias

Acusada de fraude fiscal na Espanha, Shakira faz acordo para pagar R$ 41 milhões


Flipar
Reprodução Instagram @shakira

A colombiana diz que preferiu preservar o bem-estar dos filhos, Milan e Sasha, frutos do relacionamento com o ex-jogador Piqué. "Embora eu estivesse determinada a defender minha inocência num julgamento, decidi resolver logo essa questão", afirmou.

Reprodução Instagram @shakira

Shakira sempre se disse inocente. Porém, disse que queria afastar o desgaste emocional do processo judicial e, por isso, fechou acordo para pagar 50% do valor devido (7,3 milhões de euros - mais de R$ 41 milhões). Além de um valor de 438 mil euros para evitar uma pena de três anos de prisão, de acordo com a Reuters.

Reprodução Instagram

Segundo as acusações, a cantora não pagou impostos entre 2012 e 2014. A tentativa de um primeiro acordo oferecida pelos promotores da Espanha foi recusada pela colombiana. Na época, ela citou que levava uma "vida nômade" devido à profissão.

Reprodução Instagram @shakira

Por outro lado, as autoridades afirmavam que Shakira ficou mais da metade de cada um dos anos vivendo em Barcelona, na Espanha, algo que a configura como devedora de impostos no país.

Reprodução Instagram @shakira

Em entrevista à revista Elle, a cantora citou que a agência tributária espanhola veio atrás dela quando soube que ela namorava o jogador de futebol Gerard Piqué. Para Shakira, eles enxergaram uma oportunidade: "É claro que viriam atrás do dinheiro".

Reprodução instagram

A cantora disse: "As autoridades fiscais espanholas iniciaram um processo contra mim, tal como fizeram contra muitos atletas profissionais e outros indivíduos de alto nível".

Reprodução Instagram

Nos últimos anos, o fisco espanhol tem acusado outras celebridades de evasão fiscal. Entre eles, estão Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que também pagaram multas milionárias.

Reprodução Instagram @shakira

Em meados de 2022, a cantora ficou entre os assuntos mais comentados na web após a anunciar o fim do casamento com o ex-jogador de futebol Piqué. O rompimento foi cercado de acusações de traição, disputa pela guarda dos filhos e pelo avião do casal.

Reprodução/Instagram

Piqué e Shakira estavam casados desde 2011. Eles haviam se conhecido durate a Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Uma curiosidade sobre os dois é que ambos nasceram no dia 2 de fevereiro. Ela é de 1977 e portanto tem 46 anos, enquanto o jogador é dez anos mais novo e está com 36 anos.

Reprodução Instagram

O divórcio rumoroso foi acompanhado com interesse pelo público. Quando a traição de Piqué com a jovem Clara Chía veio à tona, o assunto ganhou ainda mais repercussão. E a descoberta começou de forma simples: Shakira viajou a trabalho e, na volta, notou que alguém havia comido sua geleia favorita. Mas o zagueiro detestava o doce, o que intrigou a cantora.

reprodução redes sociais

Shakira decidiu se vingar com música. O clipe da música “Shakira Bzrp Music Sessions 53”, de Shakira, que manda indiretas para Piqué, foi lançado em 11/1 e rapidamente passou de 100 milhões de views.

reprodução youtube

Na letra da canção, Shakira diz: "Eu valho duas de 22 (anos). Você trocou uma Ferrari por um Twingo”. Shakira se referia à diferença de idade entre ela (45 anos) e Clara (22) na ocasião.

reprodução youtube

A cantora também alfinetou que Piqué preferiu um Twingo (Clara) a uma Ferrari (Shakira) e, logo depois, quando ele apareceu dirigindo um Twingo, foi fotografado e virou alvo de chacota na web.

reprodução de vídeo redes sociais

Em outro trecho, Shakira faz uma alusão ao nome de Clara: "Ela tem o nome de uma boa pessoa. Claramente, não é o que soa”. Na foto, Clara com Piqué.

Reprodução Instagram @shakira

Em seguida, a cantora lançou outras músicas em meio a cutucadas no ex-marido. Entre elas, "Te Felicito", "Mononía", "TQG" e "Acróstico". "TQG" fez enorme sucesso e, segundo a empresa Findasense Data & Intelligence, Shakira embolsou quase 20 euros pela obra a cada minuto.

Reprodução Instagram @shakira

Apesar do drama pessoal, Shakira tem seguido firme na carreira e esteve no 'The Tonight Show Starring Jimmy Fallon' para receber 14 prêmios. O álbum mais recente dela atingiu recordes no Guinness World Records.

Reprodução Instagram @shakira

O hit 'Bzrp Music Sessions 53' quebrou quatro recordes mundiais. Dentre eles, a faixa latina mais rápida a atingir 100 milhões de visualizações e também a mais vista durante o período de 24h no YouTube. Além disso, foi a canção no Spotify, que passou pelo maior número de streamings em 24 horas e em uma semana.

Reprodução Instagram @shakira

Shakira voltou para casa com várias estatuetas do Grammy Latino, incluindo a de Canção do Ano pela faixa "Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53", uma música cheia de indiretas ao ex-marido, Gerard Piqué.

Reprodução Instagram @shakira

"Que felicidade! Este prêmio eu quero dedicar aos meus filhos, Milan e Sasha, porque prometi a eles que vou ser feliz. Prometi a eles que vão ter uma mamãe que vai rir com toda a sua risada, porque eles merecem", disse.

Reprodução Instagram @shakira

Shakira quebrou um recorde e se tornou a primeira artista a ganhar o gramofone dourado de Canção do Ano em três décadas diferentes. Ela também venceu em 2006 pela faixa "La Tortura", uma parceria com Alejandro Sanz, e em 2016 por "La Bicicleta", com Carlos Vives.

Reprodução Instagram @shakira

Além disso, a colombiana ainda ganhou mais dois prêmios: o de Melhor Canção Pop, também por "Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53", e o de Melhor Fusão/Interpretação Urbana por "TQG", parceria com Karol G.

Reprodução Instagram @shakira

Shakira nasceu em Barranquilla, no Norte da Colômbia. A cidade tem 2 milhões de habitantes e é conhecida, também, por ser palco de uma festividade folclórica famosa: o Carnaval de Barranquilla.

Reprodução Instagram