Estilo de Vida

Natal no Japão: festival de luzes, ceias típicas e celebração ao amor!


Flipar
Cleiton Thiele Divulgação

Considerado um dos países com as pessoas mais bem educadas do mundo, símbolo de eficiência e avanço, o Japão realiza um Natal diferente do tradicional porque a maioria da população não é cristã. No país, o xintoísmo e o budismo são as religiões predominantes.

Lukas - wikimedia commons

O catolicismo só chegou ao Japão no século XVI, com a imigração de espanhóis e portugueses. Entretanto, o Natal só começou a ser comemorado de fato a partir da década de 1980, com a introdução do conceito natalino pelo comércio.

cha wikimedia commons

A data que celebra o nascimento de Jesus Cristo passou, portanto, a integrar o calendário de festas, não por motivo religioso, mas pelo valor comercial embutido no evento, movimentando a economia por todo o país.

Binh Giang - wikimedia commons

Famílias japonesas passaram a adotar o hábito de montar árvores de Natal, comprar presentes e fazer ceias em que celebram o amor, a união e o espírito alegre que traz boas expectativas para o novo ano que se aproxima.

François Rejeté - wikimedia commons

O amor, em especial é celebrado nesta data, como se fosse um segundo Dia dos Namorados. Os restaurantes ficam lotados de casais. Tanto em shoppings como nas lojas ou barracas montadas com artigos variados, o comércio fatura com presentes trocados entre eles.

Hong daewoong pixabay

Em vez de fazer a ceia na noite do dia 24, como acontece nos países que festejam o autêntico Natal, o povo japonês se reúne em família na noite do dia 25, depois de um dia normal de trabalho. Lá não há feriado no dia 25.

mundo-nipo wikimedia commons

Como não poderia deixar de ser, a ceia tem pratos diferentes, seguindo a tradição oriental. Nada de peru assado, o símbolo maior da ceia natalina no Ocidente. O prato principal no Japão é o kara-age: pedaços de frango sem osso, fritos, parecidos com os que são vendidos em redes de fast food.

Ocdp wikimedia commons

O panetone, tão popular nas celebrações do Natal tradicional, também é deixado de lado pelos japoneses. Eles preferem o kurisumasu keeki, um bolo branco feito de pão-de-ló, recheado com morangos e chantili, e decorado com a fruta para ornamentar a mesa.

reprodução blog julianamaiorana

O morango é uma das frutas mais populares no Japão. São mais de 300 variedades cultivadas no país, com uma ótima safra desde o inverno até o começo do verão. Os japoneses preparam delícias incríveis usando o morango como base da receita.

reprodução/ Coisas do Japão

A decoração das ruas no Japão para o Natal é um espetáculo à parte. Um festival de luzes encanta moradores e visitantes, principalmente nos grandes centros de Tóquio e Yokohama. Veja como a menina da foto se impressiona com a beleza da decoração.

rumpleteaser - wikimedia commons

O azul, geralmente, é predominante porque a cor tem significado especial para os japoneses. Azul representa a pureza e a limpeza, em grande parte por causa das vastas extensões de água do arquipélago japonês. Também representa calma e estabilidade, algo que o povo, ao longo da história, tem cultivado diante dos obstáculos.

Yoda Kan wikimedia commons

Ao trazer o Natal para o calendário, os japoneses absorveram a tradicional figura de Papai Noel, que também faz parte da decoração em ruas, lojas e casas.

ChampagneFight - wikimedia commons

No Roppongi Hills, complexo de prédios comerciais no Centro de Tóquio, o Artelligent Christmas é uma decoração com luzes azuis e brancas em todas as árvores, causando um efeito de neve que fica ainda mais bonito quando contrasta com a iluminação da Torre de Tóquio.

kakidai - wikimedia commons

O Starlight Garden fica em Midtown, com iluminação predominantemente azul, e espetáculos temáticos no jardim. Milhares de lâmpadas de LED abrilhantam o passeio.

cha wikimedia commons

No centro empresarial de Marunouchi, milhares de lâmpadas douradas iluminam as ruas da região onde fica o Palácio Imperial e a Estação Central de Tóquio. Nenhuma árvore escapa.

Wpcpey - wikimedia commons

No Marunouchi, a iluminação especial é mantida por um período mais longo. Começa antes do Natal, em novembro, e vai até fevereiro, com um milhão de lâmpadas LED se espalhando num trecho de 500 metros do Naka Dori, entre a estação de Tóquio e o Hotel Península.

cha wikimedia commons

No Shibuya, um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo, a iluminação também atrai quem passa pela região que tem as duas estações mais movimentadas do mundo: a Estação de Shinjuku (parte sul) e a Estação de Shibuya.

wikimedia commons

No Dome City, região que reúne casas de espetáculos, spas e hotéis, luzes coloridas iluminam árvores de Natal montadas nos corredores. Atrações especiais para crianças são programadas e a celebração ao ar livre torna-se um evento para toda a família.

Cha - wikimedia commons

No Ashikaga Flower Park, belos cenários são criados especialmente para o Natal, reproduzindo formas sobre a água, como as pirâmides de luz da foto, à margem de corredores por onde as pessoas passeiam. O parque fica na prefeitura de Tochigi, na Ilha de Honshu

Takashi Hososhima - wikimedia commons

No complexo comercial de Caretta, em Shiodome, um espetáculo de luzes é promovido com milhares de lâmpadas de LED, reproduzindo cenas a cada período de tempo (geralmente 20 minutos).

KAKIDAI - wikimedia commons