Espanhol

Homem descobre que tem 100 perfis fake na web: Saiba se proteger


Flipar
Krzysztof Kamil por Pixabay

Achou assustador? Pois isso aconteceu de verdade! O usuário Victor Coelho, de 35 anos, ficou apavorado quando achou nem um nem dois, mas mais de 100 perfis falsos com sua foto de perfil! O FLIPAR mostrou na ocasião e republica como alerta para que usuários tomem precauções.

reprodução redes sociais

Segundo ele, todos usavam a mesma foto: a que ele usava no Facebook em 2018.

pixabay

Victor disse que muitas contas foram derrubadas após denúncias feitas por ele, mas o processo todo não costuma ser tão rápido.

pixabay

Só durante a pandemia, Victor detectou 36 contas falsas com a foto dele.

Bermix Studio Unsplash

Ainda de acordo com Victor, ele encontrou contas falsas com sua foto nas mais diversas plataformas, desde o próprio Facebook até apps de relacionamento como Happn, Tinder e Grindr (este voltado para o público gay).

divulgação happn

Um desses perfis estava no LinkedIn, sob a alcunha de Carlos Ferreira, um gerente comercial de Taboão da Serra, SP.

reprodução linkedin

Um dos casos mais inusitados aconteceu em 2019, quando, segundo Victor, uma mulher de Salvador entrou em contato pelo Facebook e disse que havia encontrado alguém se passando por ele.

Gerd Altmann por Pixabay

Segundo especialistas, esse tipo de golpe é conhecido como "catfishing" e pode acontecer por três motivos. Um deles é o “cyberbullying”, que é a intimidação feita pela internet.

Htc Erl por Pixabay

Outro motivo é quando se quer chamar a atenção de alguém usando a foto de alguém atraente, por exemplo.

Sam Williams por Pixabay

Por último existe o “golpe de romance”, que, apesar do nome, se refere a quando se quer obter algum retorno financeiro.

pixabay

Este último, inclusive, acontece em grande escala em São Paulo. Bandidos usam contas fakes para marcar encontros e, ao chegarem no local combinado, anunciam o sequestro em troca de transações financeiras.

Sam Williams pixabay (crop)

Victor contou que chegou a procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência, mas foi desincentivado pelo próprio funcionário do local.

Tomaz Silva/Agência Brasil

O atendente teria dito que o que ele sofreu não configurava tentativa de crime, mas que se tratava apenas de um terceiro usando uma foto dele.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Alguns advogados, no entanto, recomendam fazer o B.O. mesmo que seja por precaução. Esse tipo de ocorrência, aliás, pode ser feito via delegacia eletrônica.

reprodução

Se houver golpe financeiro e a vítima não tiver feito a denúncia, por exemplo, o próprio golpista pode acusar a pessoa de ter sido omissa.

Hnnng - pixabay

Para a denúncia, também é essencial ter algumas provas, como cópia de endereços eletrônicos e prints de tela.

Mohamed Hassan por Pixabay

Um dos primeiros passos a se fazer quando se acha um perfil fake é denunciar para a própria plataforma. Pedir ajuda de amigos para aumentar a quantidade de denúncias costuma ajudar na rapidez do processo.

Erik Lucatero por Pixabay

No caso do â??Happnâ?, é possível denunciar clicando nos três pontinhos do canto superior direito da tela.

divulgação happn

Para o Instagram, copie e cole o endereço https://www.instagram.com/hacked/ e vá na opção "Encontrei uma conta que usa meu nome ou minhas fotos". Depois siga o passo a passo.

Solen Feyissa Unsplash

O processo é parecido para o Facebook. Copie e cole https://www.facebook.com/hacked e vá em "Encontrei uma conta que usa meu nome ou minhas fotos", depois siga o passo a passo.

Solen Feyissa Unsplash

No caso do Twitter, vá no perfil da pessoa, acesse os três pontos no canto superior direito e clique em "denunciar @".

Joshua Hoehne Unsplash

Caso desconfie de clonagem no WhatsApp, envie um e-mail para support@whatsapp.com e, no campo “assunto”, escreva "Perdido/roubado: desative a minha conta". Na mensagem, coloque somente seu número de telefone, incluindo o código do país (+55) seguido do DDD (Ex. +5511999998888).

Mourizal Zativa Unsplash

É bom lembrar que nos próprios sites oficiais dos aplicativos, há as opções “ajuda” ou “help”, onde é possível conseguir todas as instruções atualizadas.

dole777 na Unsplash