Estilo de Vida

Tudo de bom! Faça a Ceia gostosa, barata, saudável e criativa!


Flipar
Timolina Freepik

Olha só esta farofa que não leva bacon nem farinha comum. Uma iguaria saudável, que tem tudo para fazer sucesso. Barata e nutritiva.

Reprodução

Ingredientes: 1 xícara (chá) e meia de farelo de aveia, 2 ovos, meia cebola picada, 3 folhas de couve picadas, 1 cenoura ralada, meia xícara de milho, 2 dentes de alho amassados. Se quiser, pode botar castanhas picadas.

Divulgação - Armazém Cerealista

O tempero é simples: sal, pimenta do reino, ervas (que preferir) e azeite. Tudo de acordo com o gosto pessoal.

Divulgação/Amazon

Casas que vendem produtos a granel têm melhores preços do que os condimentos já empacotados vendidos nos mercados. Geralmente, a quantidade mínima para a venda é de 50g.

Reprodução

O preparo é fácil. Primeiro, refogue o alho amassado e a cebola picada numa frigideira com azeite, até dourar. Acrescente a couve e a cenoura ralada. E refogue um pouco mais.

Mônica Sá - divulgação

Em seguida, junte o ovo e o milho. Mexa sem parar até que o ovo endureça e todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Reprodução

Acrescente o farelo de aveia, misture, adicione os temperos e, se quiser, os pedacinhos de castanha.

Reprodução Recepédia

Se não quiser que a farofa fique muito seca, o ideal é regar com um pouco de azeite. Além de umedecer a farofa, ainda reforça o sabor. Misture e sirva.

Steve Buissine - pixabay

Como complemento, dê preferência às carnes assadas magras, como peru e peixes. Não compare apenas os preços, mas também o tipo de produto. Às vezes, sai mais em conta pagar um pouco mais pela carne já limpa ou peixe já separado em filés.

Site Tuasaude.com

O bacalhau é uma preocupação à parte. Como custa caro, não dá para errar. O Morhua é o mais nobre. Tem cor palha e pele macia, que sai com facilidade. Se puder, aposte nesse. O Ling e o Macrocephalus são opções para consumo em postas.

Pasqual Broch wikimedia commons

Se o objetivo é fazer bolinho, o melhor é usar o Zarbo, que não é bom para comer em postas, mas é ideal no preparo de caldos, pirão e bolinhos. O Macrocephalus é difícil de desfiar.

Slastic - wikimedia commons

O bacalhau precisa ser dessalgado durante um dia de molho numa bacia com água (exceto se a embalagem informar que ele já foi dessalgado). A pele tem que ficar virada para cima. E a água deve ser trocada a cada seis horas.

Adriao wikimedia commons

Se o dinheiro anda curto para comprar muitas castanhas e nozes, elas podem compor pratos de forma atraente. Essas oleaginosas - que têm gordura saudável - podem ser picadas em arroz e saladas. E partes inteiras ajudam na decoração do prato.

Reprodução - diabetes.org.br

Frutas da estação são sempre apreciadas e mais baratas do que as frutas secas, cujo preço dispara no Natal. Da mesma forma, legumes e verduras que estão na safra podem render pratos deliciosos sem estourar o orçamento.

Reprodução

Dentre as frutas bonitas na mesa natalina - que estão na safra - destacam-se melão, uva, pêssego, abacaxi, ameixa e figo. A romã, consumida no fim de ano para "dar sorte", está na safra, mas encarece por causa da superstição. Se não precisar da mandinga, evite.

Divulgação

As verduras da estação são: salsa, alho-poró, cebolinha, rúcula, aspargos e hortelã. A hortelã pode, ainda, ser usada no suco com abacaxi. Os legumes da estação são: cenoura, beterraba, pimentão, abobrinha e tomate. Como beterraba mancha, não é recomendada para visitas. Os outros são perfeitos para a ocasião.

FranHogan wikimedia commons

Uma dica para dar charme especial à refeição - na salada ou no arroz - é juntar pimentões de três cores. Todos estão na época: verde, vermelho e amarelo. É possível até encontrar pimentões na cor laranja. Também são ótimos para ornamentar os pratos.

Benutzer- Togo - wikimedia commons

As populares rabanadas - muitas pessoas não abrem mão delas no Natal - podem ser preparadas no forno, em vez de serem fritas. E uma dica: uma dose de vinho (ou suco de uva integral) cai bem na rabanada, como opção às tradicionais que levam apenas canela.

Francisco Antunes - wikimedia commons

Quem não pode consumir açúcar deve usar adoçante em pó. Passe a rabanada no leite e no ovo, doure os dois lados numa frigideira e leve ao forno. Depois, polvilhe com adoçante em pó e canela. Dica opcional: coloque leite em pó nessa mistura. Fica uma delícia!

Site Pandasnacozinha.com.br

Com esses quitutes saborosos, é só cuidar de uma bonita decoração na mesa. E boas festas!

Pexels - wikimedia commons