Notícias

Fruta-do-imperador: Árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada no Espírito Santo


Flipar
Divulgação

A fruta-do-Imperador foi muito apreciada pela família real portuguesa, por seus frutos suculentos e doces. É uma árvore de grande porte que tinha sua madeira utilizada na construção naval.

Wikipedia

“A descoberta dessa planta na Rebio vai além de sua importância para a ciência, demonstra que necessitamos muito de conhecimento de nossa flora. Apesar das inúmeras pesquisas já realizadas na Unidade de Conservação (UC), nesses 58 anos de existência, somente agora após a abertura de uma nova trilha para Educação Ambiental foi possível a sua identificação.”, disse o gestor UC, Rafael Lorenzon Boni.

Wikipedia

"Demonstrando que nossas pesquisas em muitas vezes ficam restritas às áreas de influência das trilha existentes e nos traz a pergunta: Quantas espécies escondidas ainda temos na Rebio?”, completou.

Divulgação

O botânico e pesquisador da Vale, Geovane Siqueira, participou da descoberta e identificação da espécie junto com o professor Anderson Araújo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Com esse registro, damos mais um passo para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e para subsidiar políticas de conservação e preservação”, reforça Siqueira.

Wikipedia

A descoberta foi em parceria realizada entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), gestor da UC, e a Vale, por meio do acordo de cooperação técnica 003/2020.

Wikipedia

Quando se fala em espécie em extinção, as pessoas pensam logo em animais. Mas árvores também podem ser extintas. E há esse risco.

Imagem de sierramurray por Pixabay

Um terço das espécies de árvores do mundo está em risco de extinção e centenas já estão à beira do completo desaparecimento, segundo um relatório histórico do ano de 2021 publicado pela Botanic Gardens Conservation International.

Killerscene wikimedia commons

O Brasil é o país com maior número de espécies em risco de extinção: 1.788 espécies de árvores estão sob ameaça em território nacional. Daí a alegria quando espécies são preservadas.

Germano Roberto Schuur wikimedia commons

Duas espécies de árvores que estão ameaçadas de extinção foram catalogadas no município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Proxvrator wikimedia commons

Elas estão no Parque Estadual da Serra da Tiririca e foram percebidas por pesquisadores da Universidade Federal Rural do RJ e do Jardim Botânico do RJ.

Divulgação Portal da Prefeitura de Niterói

Uma delas é a Eugenia delicata, chamada popularmente de uvaia-pitanga. Os pesquisadores encontraram seis unidades dessa árvore no parque.

Divulgação/Thiago Fernandes

Essa árvore dá frutos comestíveis, alaranjados, que têm sabor semelhante ao da goiaba.

Divulgação/Thiago Fernandes

A outra é a Eugenia superba, batizada da linguagem comum como cereja-amarela-de-niterói. Há três árvores desse tipo no parque.

Divulgação/Thiago Fernandes

Seu caule tem troncos descamantes que soltam placas finas que esfarelam quando a pessoa toca.

Divulgação/Thiago Fernandes

Essa árvore dá frutos chamados de cereja-amarela-de-Niterói

Divulgação/Thiago Fernandes

Ambas são espécies endêmicas da região que abrange os municípios de Niterói a Maricá. E têm entre 12 e 15 m de altura.

Divulgação Portal da Prefeitura de Niterói

O Brasil tem outras espécies que também estão sob ameaça de extinção. A exploração madeireira, o garimpo, o desmatamento e as mudanças climáticas são fatores de risco. Veja algumas espécies ameaçadas:

Imagem de Jose Eduardo Camargo por Pixabay

Garapeira - Árvore da Amazônia, da Caatinga e do Cerrado. Também chamada de Barajuba, Jataí e Gema-de-Ovo.

Hermógenes Teixeira Pinto Filho WIKIMEDIA COMMONS

Mogno - Típica do bioma da Amazônia. Também chamada de Acaju , Aguano, Caoba e Mara.

Signey wikimedia commons

Cedro-Rosa - Árvore da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado e da Mata Atlântica. Também chamada de Capiúva, Cedrilho, Cedro-Mando e Cedro-Cheiroso.

Domínio público

Castanheira - Árvore do bioma da Amazônia. Também chamada de Amendoeira-da-América, Castanha-do-Brasil, Coz-do-Brasil e Tucari.

fir0002 flagstaffotos wikimedia commons

Jequitibá-Branco - Árvore da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica. Também chamada de Estopa, Cachimbeiro, Pau-de-Cachimbo e Mussambê.

Mauroguanandi, Mauro halpern - wikimedia commons

Pau-brasil - Bioma da Mata Atlântica. Também chamada de Arabutã, Ibirapitá, Pau-de-Pernambuco e Pau-de-Tinta. Inspirou o nome do Brasil.

Der Kolonist - WIKIMEDIA COMMONS

Araucária - Bioma da Mata Atlântica. Também chamada de Pinheiro-d-Paraná, Pinheiro-Brasileiro e Curi.

Rubensl wikimedia commons

Pau-Amarelo - Bioma da Amazônia - Também chamado de Amarelão, Amarelo-Cetim, Muiratana, Piquiá-Cetim e Pau-cetim.

Domínio público

As árvores ajudam a apoiar o ecossistema natural e são consideradas essenciais para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. A extinção de uma única espécie de árvore pode causar a perda de outras.

Imagem de Elton Sipp por Pixabay

Portanto, vamos fazer de tudo para preservar as árvores e o meio ambiente de forma geral.

Imagem de Milt Ritter por Pixabay