História

Manuscrito do Século 18, no idioma tâmil, é achado na Armênia


Flipar
Tamil Bharatha/Reprodução Twitter

De acordo com especialistas, o documento é referente ao século 18. Além disto, foi categorizado como "Língua Lamúlica" do Papiro Indiano do século 13. O idioma é o tâmil.

Tamil Bharatha/Reprodução Twitter

O Flipar mostra, na sequência, algumas línguas antigas que acompanham a humanidade até hoje.

Chamaeleon para Wikipedia

O primeiro ponto dessa viagem é que a formação da língua é feita de geração por geração e com desvios durante o tempo.

David Monniaux wikimedia commons

O Hebreu, por exemplo, deixou de ser usado por volta de 400 d.C, quando ficou preservado apenas na liturgia de judeus espalhados pelo mundo.

Jaroslav A. Polák/Wikimedia Commons

A mudança, porém, veio nos séculos 19 e 20, quando a língua teve um retorno que a fez se tornar o idioma do Estado de Israel. É uma língua semítica que pertence à família das línguas afro-asiáticas.

konevi pixabay

A língua basca é falada por nativos bascos que vivem em regiões da Europa (Espanha e França).

Foto: Chris Mitchell/ Wikimedia Commons/

A única certeza entre os pesquisadores é que ela existiu antes do surgimento das línguas românicas -- antes que os romanos chegassem com o latim, cuja derivação desenvolveu o francês, espanhol, português etc.

Imagem de Myriam por Pixabay

O Tâmil é a língua falada por 78 milhões de pessoas no mundo e reconhecida como idioma oficial no Sri Lanka e Singapura.

Wikimedia Commons/

É a língua clássica que teve mais permanência no mundo moderno. É hoje, portanto, uma das línguas mais comuns faladas pelo planeta.

Andromachos Dimitrokallis por Pixabay

Uma das línguas mais velhas ainda em atividade é o Lituano. O idioma que preservou mais sons e regras do Proto-Indo-Europeu (PIE), que é a língua que dizem ser falada cerca de 3,5 mil anos a.C.

Wikimedia Commons

É uma língua da família báltica - com quatro milhões de falantes. É também o idioma oficial da Lituânia.

Commons Wikimedia

O Farsi também entra nessa lista. É a língua falada hoje pela maioria dos povos do Irã, Afeganistão e Tajiquistão. O farsi é descendente direto do persa antigo.

Wikimedia Commons/PersianDutchNetwork

Um idioma que também se concentra no indo-europeu é o islandês. É uma língua nórdica falada por aproximadamente 320 mil pessoas na Islândia.

Wikimedia Commons/Dickelbers

O Islandês é considerado a língua mais conservadora das línguas escandinavas, com uma característica de estabilidade no idioma.

Imagem de Rebecca L por Pixabay

O macedônio é a língua oficial da Macedônia do Norte. É uma língua indo-europeia, que pertence ao grupo oriental e é parente próximo do búlgaro.

Wikimedia Commons

O finlandês é membro da família fino-úgrico. A língua é composta com palavras emprestadas de outras famílias ao longo dos séculos.

Wikimedia Commons

O georgiano é a maior língua cartevélica e conta com uma antiga tradição literária. É o idioma oficial da Geórgia e a língua materna de cerca de 4 milhões de pessoas no país e cerca de 500 mil no exterior.

Wikimedia Commons/Giorgi Abdaladze

O irlandês gaético está na família do ramo celta das línguas indo-europeias. Tem maior predominância na Irlanda e Reino Unido.

Wikimedia Commons