Celebridades e TV

Esses bilionários já foram parar atrás das grades!


Flipar
Hans por Pixabay

A seguir, uma lista com vários bilionários e ex-bilionários do Brasil e do mundo que já foram parar atrás das grades!

ErikaWittlieb por Pixabay

Bernie Ecclestone: O bilionário britânico é ex-presidente da Fórmula 1 e tem uma fortuna estimada em 4,8 bilhões de dólares. Em maio de 2022 ele foi detido no Aeroporto Internacional de Viracopos, em SP, ao tentar embarcar com uma pistola.

wikimedia commons Ryan Bayona

O detector de metais flagrou a arma, que estava sem documentação regular. Como dinheiro não é problema Ecclestone pagou uma fiança de 6 mil reais e foi liberado.

Alexa por Pixabay

Jeffrey Epstein: Foi um financista americano que chegou a ter uma fortuna de mais de 1 bilhão de dólares! Foi detido em 2019, nos EUA, acusado de tráfico sexual. Dois meses depois do veredito, ele se suicidou na prisão.

wikimedia commons State of Florida

Eike Batista: Ele chegou a ser considerado a pessoa mais rica do Brasil e a oitava mais rica do mundo, com uma fortuna que atingiu 31 bilhões de dólares em 2011!

wikimedia commons JulianaCoutinho

O império de Eike começou a ruir quando ele foi condenado pela primeira vez em 2017, acusado pelo Ministério Público Federal de ter pago 16,5 milhões de dólares em propina ao então governador do Rio, Sérgio Cabral, em troca de favorecimento em contratos. Foi solto em seguida.

wikimedia commons Lula Marques

Eike ainda foi preso e solto novamente em 2019 e em 2021, foi condenado a 11 anos e 8 meses de prisão por crimes contra o mercado financeiro.

wikimedia commons Fernando Frazão/Agência Brasil

André Esteves: O banqueiro, que chegou a ser considerado a sexta pessoa mais rica do Brasil, foi preso por um breve período em 2015, durante as investigações da Operação Lava Jato, suspeito de atrapalhar apurações da Polícia Federal.

wikimedia commons Luiz Prado

Em julho de 2018, André foi absolvido pela Justiça Federal por falta de provas. Estima-se que sua fortuna chegue a 5,8 bilhões de dólares, em 2022.

wikimedia commons Luiz Prado

Alice Walton: Aos 72 anos, a herdeira da loja de departamentos Walmart foi presa em 2012 após ser flagrada dirigindo bêbada e ultrapassando o limite de velocidade em uma rodovia do Texas, nos EUA. Ela pagou fiança e foi liberada.

wikimedia commons walmart

Robert Allen Stanford: O ex-financista norte-americano foi condenado em 2012 a 110 anos de prisão, por liderar um esquema de fraude financeira. Em setembro de 2021, a justiça americana divulgou que já havia recuperado mais de 1 bilhão de dólares das vítimas dele.

wikimedia commons United States Marshals Service

Mikhail Khodorkovsky: O bilionário russo, ex-dono da petrolífera “Yukos”, foi preso em 2003, acusado de corrupção, fraude, sonegação de impostos e evasão de divisas. Em 2004, Mikhail chegou a ocupar o posto de homem mais rico da Rússia.

wikimedia commons Chatham House, London

Hans Kristian Rausing: Um bilionário sueco, herdeiro da multinacional de embalagens “Tetra Pak”. Em 2012, foi preso depois de confessar ter escondido o corpo da esposa que havia morrido em casa, de overdose.

Reprodução youtube

Robert Durst: Robert é herdeiro de uma família bilionária do ramo imobiliário dos EUA e foi condenado à prisão perpétua em 2021 por matar sua amiga Susan Berman, em 2000.

reprodução / hbo

Em 2022, Robert Durst morreu na prisão, aos 78 anos, por conta de complicações decorrentes da Covid-19.

wikimedia commons California Department of Corrections and Rehabilitation

Em 2015, a HBO lançou uma minissérie documental de seis episódios, chamada “The Jinx”, contando a vida e as polêmicas ligadas a Robert Durst.

divulgação

Jay Y. Lee: Lee é presidente da Samsung Eletronics, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Em 2017, passou 11 meses na prisão depois de ser condenado por subornar uma confidente da ex-presidente da Coreia do Sul, com o objetivo de garantir uma fusão para sua empresa.

wikimedia commons Republic of Korea

Samuel C. Jonhson: Herdeiro da SC Johnson, uma indústria química dos Estados Unidos, Samuel cumpriu três meses de prisão após ter confessado agressão sexual a uma de suas enteadas, em 2011.

reprodução youtube

Ren Zhiqiang: O “Grande Canhão”, como é conhecido na China, é famoso por atuar no ramo imobiliário e já foi condenado a 18 anos de prisão em 2020. Ele foi acusado de corrupção logo depois de criticar as medidas adotadas pelo presidente Xi Jinping durante a pandemia de Covid-19.

wikimedia commons Wang65

Thomas Kwok: Sua empresa, do ramo de investimentos imobiliários, é avaliada em mais de 40 bilhões de dólares! Ele passou três anos atrás das grades depois de oferecer propina a Rafael Hui, antigo secretário-chefe de Hong Kong.

wikimedia commons Exploringlife

Sun Dawu: O chinês é dono de uma empresa bilionária de processamento de aves. Foi preso em março de 2021 acusado de provocar a população a atacar instituições do governo da China.

domínio público