Notícias

Estados Unidos testam vacina contra Aids


Flipar
PRess Serbia - Flickr

O plano da empresa é ter os dados dos testes da fase 1 apenas em 2024, no segundo semestre, segundo a previsão. 

Wheeler Cowperthwaite - Flickr

O imunizante (VIR-1388) é baseado na plataforma vetorial do citomegalovírus humano (HCMV). Ele foi projetado, portanto, para estimular o corpo a produzir células imunológicas conhecidas como células T.

Divulgação Paulo Schueler / Fiocruz

As células, por sua vez, reconhecem várias proteínas do HIV, o que é diferente de outras vacinas testadas anteriormente.

Vinicius Marinho /Agencia Brasil

Os testes têm apoio do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), Institutos Nacionais de Saúde e pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Arquivo/EBC

O que será avaliado na fase 1? Segundo a empresa, o ensaio vai avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de três doses diferentes do imunizante (VIR-1388). 

Divulgação/Fiocruz

Inicialmente, os testes ficarão restritos a um grupo menor para avaliar possíveis efeitos colaterais graves. 

Marcelo Camargo Arquivo / Agencia Brasil

A Aids fez inúmeras vítimas no fim da década de 1970 e início de 1980. Hoje, o controle e a prevenção contra o vírus são mais difundidos.

plgstd01 - Flickr

No início da disseminação do HIV, famosos e intelectuais no Brasil e no mundo foram vítimas. 

Arquivo / Agencia Brasil

Freddie Mercury - Cantor e vocalista da banda Queen, Mercury foi um dos nomes que sucumbiu à doença. Conforme a imprensa da época, ele teve contato com o vírus em 1986, mas o diagnóstico aconteceu em 1987. A morte do cantor aconteceu em novembro de 1991 (45 anos).

Reprodução de vídeo YouTube/Live Aid

Cazuza - Ícone de uma geração do rock brasileiro, o cantor também foi vítima da Aids. O vocalista do Barão Vermelho foi diagnosticado em 1987, após uma crise de pneumonia. A morte aconteceu em julho de 1990 (32 anos).

YouTube / TVE-RS

Renato Russo - Outro nome emblemático do rock brasileiro, o líder da Legião Urbana também sofreu com a doença. O vocalista contraiu o vírus em 1989. A morte do artista foi em outubro de 1996 (36 anos). Ele, porém, nunca falou publicamente sobre o assunto.

YouTube / Canal Heliomar Nascimento

Herbert José de Sousa - O Betinho morreu em agosto de 1997 (61 anos). O sociólogo contraiu a doença em uma das transfusões de sangue para controlar os efeitos da homofilia. 

Divulgação / documentário "Betinho: A esperança equilibrista"

Lauro Corona - O ator foi uma das primeiras celebridades brasileiras a morrer por conta do vírus do HIV. A morte aconteceu em julho de 1989 (32 anos).

Acervo/Globo

Caio Fernando Abreu - O escritor, jornalista e dramaturgo foi vítima da Aids em 1996 (47 anos). Ele chegou a retratar a doença em alguns dos seus textos. 

Divulgação

O humorista Charlie Sheen revelou sua sorologia em 2015. Ele tornou pública a informação após chantagens e ameaça de extorsão financeira. 

Reprodução / Instagram

O ex-astro do basquete Magic Johnson revelou ser portador do vírus em 1991. Hoje, aos 64 anos, ele continua sendo uma referência ao tratar do tema.

Reprodução/ Instagram

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Aids vitimou mais de 36 milhões de pessoas nas últimas três décadas. 

Reprodução do site paho.org/pt/bireme

Em 2021 mais de 750 mil homens em todo mundo adquiriram HIV, segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

pixabay

Proteção -- O uso da camisinha externa e interna (em todas as relações sexuais) é o método mais seguro e eficaz contra o vírus. 

jcomp por freepik