Notícias

Belíssima aos 61 anos, Paula Toller percorre Brasil em turnê


Flipar
Divulgação

Paula Toller completou 61 anos no dia 23/08. E continua belíssima. Veja detalhes da sua vida pessoal e os momentos mais marcantes da sua trajetória profissional.

Instagram @paulatoller

Paula Toller nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de agosto de 1962. Ela foi criada por seu pai e avós paternos, já que sua mãe a abandonou quando ainda era criança.

Instagram @paulatoller

Inicialmente, Toller ingressou no curso de Desenho Industrial e Comunicação Visual, na PUC-RJ. No entanto, ela se identificou com o mundo artístico após a banda de rock ‘Gang 90 e as Absurdettes’ cantar “Perdidos na Selva” em um festival do grupo Globo.

Instagram @paulatoller

Em 1981, Paula fundou a banda Kid Abelha ao lado do baterista Beni Borja, o guitarrista Pedro Farah e Leoni, baixista, cantor e principal compositor. Ela superou a timidez quando foi convidada a cantar e se tornou a vocalista do grupo, além de também escrever algumas músicas.

Reprodução do Twitter @Leoni

Em seguida, o saxofonista George Israel (esquerda) aceitou o convite e passou a integrar o grupo. Com a saída de Pedro Farah, Bruno Fortunato foi chamado para substituí-lo. Beni e Leoni também deixaram o Kid Abelha posteriormente.

Flickr Mariana Lavrado

A banda ganhou reconhecimento nacional, logo em sua primeira participação com duas músicas, no LP “Rock Voador” da Warner, que reunia bandas lançadas pela gravadora. O primeiro grande sucesso foi “Distração’.

Divulgação

Após isso, começaram a surgir os convites para shows e chegaram até a se apresentar na edição de 1985 do Rock in Rio.

Youtube Canal DaneTV - Festivais

A Warner Music contratou em definitivo a banda, que lançou seu primeiro disco “Seu Espião”, em 1984, com algumas de suas principais músicas como, por exemplo, “Pintura Íntima”. O refrão ‘Fazer amor de madrugada...’ de “Por Que Não Eu?” se tornou o primeiro inesquecível do Kid Abelha para os brasileiros.

Aliás, a canção lhes rendeu seu disco de ouro inicial. O LP ainda conta com o maior sucesso da banda: “Como Eu Quero”, que garantiu o segundo disco de ouro.

Raimond Spekking / Wikimedia Commons

O grupo fez algumas pausas durante a sua existência e Paula se aventurou em carreira solo a partir de 1998. O seu primeiro disco nessa nova condição leva seu nome e conta com músicas focadas na MPB como ‘Derretendo Satélites’ e ‘1800 Colina’ incluída na trilha sonora da telenovela ‘Louca Paixão’, da Record.

Instagram @paulatoller

Ela ainda regravou músicas em inglês: ‘Fly Me to the Moon’ e ‘Patience’, dos Guns N’ Roses e teve a parceria de grandes nomes da música brasileira como Samuel Rosa na guitarra, Haroldo Ferreti na bateria, ambos integrantes da banda Skank e o multi-instrumentista Sivuca.

Instagram @paulatoller

Depois de o Kid Abelha comunicar período de férias, Paula disponibiliza o álbum “SóNós”, em 2007, contendo 14 novas canções de sua autoria e de outros compositores. Alguns dos hits dessa obra são ‘All Over’, ‘Meu Amor se Mudou pra Lua’ e ‘Eu quero ir pra Rua’.

No final do ano seguinte produziu o CD e DVD “Nosso”, que foi gravado ao vivo durante a turnê do seu álbum anterior. As grandes referências são músicas do Kid Abelha e algumas regravações como ‘Só Love’ de Rita Lee (foto), além de ‘Claudinho e Bochecha. Bem como ‘Mamãe Coragem’ de Caetano Veloso.

Instagram @paulatoller

Em 2009, Toller descobriu que era portadora de diabetes do tipo 1 e precisou adicionar a insulina em seu cotidiano. Aliás, ela se aproximou de algumas ONG’s especializadas no tema para palestrar, orientar as pessoas como é a vida de um diabético e dar dicas sobre a doença.

Flickr Márcio Pinheiro

Três anos depois inaugurou sua última obra solo com a adição de um tom mais dançante e a reconexão com o rock, a sua origem. O álbum “Transbordada” composto por músicas inéditas como ‘Calmaí’ e ‘Tímidos Românticos’. Ainda há a retomada de alguns hits: ‘Nada Sei’ e ‘Deus (Apareça na Televisão)’.

Som Livre - Wikimédia Commons

Após diversos problemas de relacionamentos que motivaram o afastamento dos integrantes do Kid Abelha, a decisão escolhida foi acabar com o grupo em 2016. Eles produziram ao todo 11 álbuns, entre eles, “Educação Sentimental”, “Tomate”, “Kid”, “Autolove”, “Surf” e Pega Vida”.

Flickr Alexandre Virgílio

Paula é casada com o cineasta Lui Farias desde 1987, depois de dois anos de namoro. O marido dirigiu vários clipes do Kid Abelha e até contribuiu compondo junto da vocalista e George.

Instagram @paulatoller

O casal teve somente um filho, Gabriel Toller Farias, e a cantora dedicou duas músicas a ele: ‘Oito Anos’ do álbum que leva seu nome e regravada por Adriana Calcanhoto que virou um sucesso com sua interpretação. Outra homenagem é ‘Barcelona 16’ lançada em ‘SóNós’.

Instagram @paulatoller

A primeira canção inspirou Paula a escrever o livro infantil ‘Oito Anos’ publicado pela editora Salamandra e que foi lançado na edição de 2015 da Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Reprodução Site Amazon

A cantora também namorou Leoni, seu companheiro de Kid Abelha, por dois anos. Eles se conheceram na faculdade e depois criaram a banda, mas Leoni a deixou em 1986 depois de algumas divergências.

Teca Lamboglia / Flickr

Outro relacionamento foi com Herbert Viana, vocalista dos Paralamas do Sucesso entre 1982 e 1984. Ambos costumavam compor em parceira, mas após o término retornaram a essa prática apenas em 1996 com a música ‘A Moto’, do álbum “Meu Mundo Gira em Torno de Você”.