Educação

Museus, planetários, parques… Espaços com programação educativa para crianças pelo Brasil


Flipar
Reprodução/Instagram do Museu da Imaginação

Catavento Cultural, em São Paulo (SP) - Inaugurado em março de 2009 no Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II, é destino de muitas excursões escolares. As atrações incluem exposições interativas que tratam de temas interessantes em áreas diversas, como astronomia, biologia e meio-ambiente.

Bruno Mattos/Divulgação

Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte (MG) - Aberto em 2006, promove exposições e atividades lúdicas voltadas para a infância. Reúne em seu acervo mais de cinco mil brinquedos de diversas épocas.

Divulgação

Museu da Educação e do Brinquedo, em São Paulo (SP) - Localizado na Faculdade de Educação da USP, o espaço foi criado em 1999 pela professora Tizuko Morchida Kishimoto. Conta com acervo de cerca de dois mil itens entre brinquedos, fotografias e jogos educativos. A programação inclui oficinas lúdicas e as crianças podem ainda passear pelo campi da Universidade de São Paulo.

Rafaella Piragini/Wikimedia Commons

Mini Mundo, em Gramado (RS) - O parque situado na Serra Gaúcha expõe réplicas de cidades do mundo. Crianças aprendem de um jeito lúdico sobre lugares e monumentos, como castelos e prédios históricos.

Reprodução/Instagram Minimundo

Museu do Brinquedo de Pomerode (SC) - Com acervo de mais de três mil brinquedos antigos, o local se propõe a contar a história das peças. Os pequenos podem conhecer artigos que animaram a infância de pais e avós, aprendendo sobre épocas e desenvolvimento.

Reprodução/Instagram

Museu de Arte do Rio de Janeiro (RJ) - Inaugurado em 1º de março de 2013 na Praça Mauá, o MAR oferece oficinas artísticas e educativas. Educadores promovem debates com as crianças a partir das exposições em cartaz. No início dos meses é realizada a oficina "Bebês no MAR", com ações lúdicas e pedagógicas para público de zero a dois anos.

Beatriz Gimenes/Museu de Arte do Rio

Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (SE) - Com muita interatividade e tecnologia, o espaço na capital do Sergipe conta com atrações para as crianças. Oficinas e contações de histórias se propõem a estimular o pensamento e a criatividade dos pequenos.

Divulgação/Museu da Gente Sergipana

Museu do Futebol, em São Paulo (SP) - Localizado no tradicional Estádio do Pacaembu, possui espaços interativos que contam a história do esporte mais popular do mundo de forma lúdica, encantando crianças e adultos. O museu conta com um Núcleo Educativo que promove jogos e brincadeiras com valor pedagógico.

Reprodução/Instagram do Museu do Futebol

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, em Porto Alegre (RS) - Localizado em um grande prédio da universidade, expõe acervo interativo espalhado por três andares. Crianças se divertem e aprendem em espaços de eletrostática, arqueologia, corrida espacial, entre outros.

Ascompucrs/Wikimedia Commons

Museu da Imaginação, em São Paulo (SP) - Inaugurado em 2017, oferece exposições totalmente interativas voltadas ao aprendizado lúdico em áreas como física, matemática, artes plásticas e esportes.

Reprodução/Instagram do Museu da Imaginação

Estação Cabo Branco, em João Pessoa (PB) - Localizado em prédio projetado por Oscar Niemeyer na cidade paraibana, o local promove atrações especiais para a criançada com oficinas. Em um espaço denominado Museu da Ciência há planetário e laboratório de robótica.

Divulgação/Prefeitura de João Pessoa

Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro - A instituição, localizada na zona portuária da capital fluminense, conta com um programa educativo chamado “Brincar é Ciência”. Com atividades diversas que vão de oficinas e contação de histórias a apresentações musicais.

Divulgação/Museu do Amanhã

Planetário do Rio de Janeiro - Maior equipamento do tipo na América Latina, oferece diversas atividades voltadas para o público infantil. Na programação do “Planetário Mirim” são exibidas apresentações de teatro de bonecos. Oficinas relacionadas à astronomia despertam a curiosidade de crianças de todas as idades. No Museu do Universo, experimentos interativos divertem e ensinam.

Reprodução/Instagram do Planetário do Rio

Planetário do Ibirapuera, em São Paulo - Espaço que promove aprendizado e diversão para qualquer faixa etária, o local instalado no famoso parque paulistano conta com projeções de astronomia que fascinam e aguçam a curiosidade. Inclui ainda exposições educativas sobre o universo.

Divulgação/Planetário Ibirapuera

CCBB Educativo, Arte e Educação em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo - Programação do Centro Cultural Banco do Brasil em capitais voltada a oferecer atividades de cultura e conhecimento por meio de educadores-artistas. Laboratório, oficina, contação de história e música estão no cardápio.

Divulgação/CCBB

Instituto Butantan, em São Paulo - Importante espaço de ciência do Brasil, conta com o Museu de Microbiologia (MMB). O espaço se propõe a estimular a curiosidade científica em geral, incluindo o público infanto-juvenil. Exposições interativas, jogos sobre microrganismos, doenças e saúde e outras atividades ligadas ao saber específico.

Reprodução/site do Instituto Butantan

Pinacoteca de São Paulo - No segundo domingo de cada mês, o museu paulistano promove o PinaFamília, com atividades para as crianças. O projeto pilotado por educadores da instituição estimula a interação por meio da arte.

Wilfredor/Wikimedia Commons

Cidade das Abelhas, em Embu das Artes (SP) - Parque infantil temático localizado dentro na Mata Atlântica. Atividades científicas ensinam as crianças sobre o universo das abelhas, com trilhas e brincadeiras.

Reprodução/Instagram