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Escola pública do Ceará fatura prêmio de melhor do mundo


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reprodução / governo do ceará

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves fica na cidade de Carnaubal (CE), um município com apenas 17 mil habitantes.

wikimedia commons Raphael Lorenzeto de Abreu

O colégio cearense recebeu reconhecimento devido a um projeto inovador no qual os alunos têm acesso a atendimento psicológico gratuito, oferecido por profissionais voluntários.

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A premiação “World’s Best Schools” (nome original) foi promovido pela plataforma britânica de educação T4 Education e começou em 2022.

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O concurso tem como objetivo reconhecer escolas que implementam práticas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e da educação dos estudantes.

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A instituição brasileira concorreu na categoria "promovendo vidas saudáveis". De acordo com a organização do prêmio, 34 escolas do mundo todo participaram da categoria.

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Junto com o prêmio, a escola ainda vai ganhar uma quantia de 50 mil dólares (equivale a aproximadamente 246 mil reais).

- Imagem de MaryByrne por Pixabay

O dinheiro será empregado na construção de uma sala especial para oferecer apoio, onde os alunos poderão receber orientação ou assistência durante crises emocionais.

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"Temos um município bastante carente, então a rede pública não sustenta a demanda. As famílias, que não têm condições de arcar com o acompanhamento particular, muito menos", declarou o diretor da escola, Helton Brito.

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Segundo o professor Guilherme Barroso, que dá aulas de física na escola, ele notou que alguns alunos vinham se sentindo mais ansiosos e tinham dificuldades de se relacionar.

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Para lidar com essa situação, Barroso começou a procurar psicólogos dispostos a ajudar os alunos de forma voluntária, utilizando redes sociais e comunidades de terapeutas.

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Ele contou que muitos psicólogos não acreditavam que o projeto pudesse dar certo, mas isso mudou com o tempo.

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Atualmente, o projeto conta com a participação de 20 profissionais.

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As consultas são realizadas remotamente, seja na residência do próprio aluno ou em uma sala dedicada na escola, especialmente para aqueles que não têm acesso à internet ou um ambiente adequado em casa.

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Os pais dos alunos desempenharam um papel crucial na criação do projeto. Os próprios funcionários da escola promoveram reuniões com os responsáveis a fim de discutir a importância do tratamento psicológico, uma vez que o tema ainda é considerado um tabu.

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Atualmente, para os alunos que fazem uso do projeto, a primeira consulta sempre inclui a participação da família.

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De acordo com o diretor Helton Brito, normalmente a escola aguarda que os alunos iniciem a busca por atendimento. Contudo, os funcionários também observam sinais que podem indicar algum abalo emocional.

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Além disso, o projeto inclui uma parte dedicada à arte-terapia, coordenada por outra professora da escola.

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Nela, os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas que envolvem atividades como crochê, pintura, artesanato, e muito mais.

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Essas atividades são para todos os estudantes, mesmo aqueles que não se sentem à vontade com sessões de psicologia.

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"Um dos grandes sintomas [de problemas de saúde mental] é a dificuldade do aluno socializar ou permanecer dentro de sala de aula. A arte-terapia busca essa integração", disse o diretor.

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A iniciativa deu tão certo que escolas do Brasil todo têm entrado em contato com professores do colégio cearense com o intuito de adotar projetos parecidos.

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Segundo a lei 13.985/2019, é obrigatória a participação de psicólogos ou assistentes sociais em escolas do Brasil todo.

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