Estilo de Vida

Apresentadora de TV vira Barbie. Veja versões exclusivas da boneca


Flipar
Librarygurl/Wikimedia Commons

Ana Paula Padrão - Em 2010, a jornalista recebeu a homenagem após uma pesquisa feita pela filial da Mattel no Brasil.

Divulgação Mattel e Instagram @anapaulapadraooficial

A boneca foi produzida com caracterização de jornalista e âncora de telejornal. O artista plástico Marckie Benchayé foi o responsável pela personalização do item.

Divulgação Mattel

O brinquedo foi levado para leilão. E a quantia arrecadada foi doada para a ONG Make-A-Wish-Brasil, no aniversário de 30 anos da instituição.

Reprodução / Site Instituto Devolver

Na época, Ana Paula Padrão, que hoje é apresentadora do reality show ‘Masterchef’, trabalhava como âncora no ‘Jornal da Record’. Ela ganhou notoriedade por comandar o ‘Jornal da Globo’ entre 2000 e 2005.

Reprodução Band TV

Maya Gabeira - A Mattel criou a ‘Barbie Surfista’ em uma coleção de relançamento da linha 'Profissões', que recebeu o nome de “Mulheres inspiradoras”.

Divulgação Mattel

A versão em homenagem à surfista Maya Gabeira, atleta de ondas grandes, fez parte da linha planejada para celebrar os 60 anos da Barbie. A boneca tinha o wetsuit (roupa que os surfistas usam para competir) e uma prancha rosa.

Divulgação Mattel

Maya Gabeira foi escolhida para ser representada em 2019 devido à sua relevância no esporte. Ela havia entrado no livro dos recordes por a surfar a maior onda registrada entre mulheres.

Instagram @maya

Jaqueline Góes - Dois anos depois, a Mattel seguiu produzindo a linha “Mulheres Inspiradoras” e escolheu a biomédica e cientista Jaqueline Goés.

Divulgação Mattel

A boneca tem os cabelos crespos da homenageada e usa sua roupa de trabalho: jaleco, calça jeans, camisa branca e sapato.

Divulgação Mattel

Jaqueline integrou a equipe que fez o primeiro sequenciamento genético do coronavírus na América Latina, 48 horas após o primeiro caso ser confirmado no país, em fevereiro de 2020. A experiência permitiu a criação da vacina Oxford-AstraZeneca.

Raisa Mesquita - Wikimédia Commons

Antes disso, Jaqueline já havia integrado o grupo que sequenciou o genoma do vírus zika. Ela é graduada em Biomedicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.

Raisa Mesquita / Câmara dos Deputados / Wikimedia Commons

Doani Emanuela Bertain - Na sequência, a Mattel fez um planejamento para valorizar o empoderamento feminino. Assim, no Dia Internacional da Mulher de 2022, selecionou 12 profissionais, entre elas a professora brasileira que se dedica à inclusão no aprendizado.

Divulgação Mattel

A boneca tem roupa preta e laço verde-água para se assemelhar com a tiara usada pela fundadora do canal ‘Sala8’, do YouTube, onde ensina surdos e crianças com déficit de atenção.

Divulgação Mattel

A educadora da rede estadual paulista, nascida em Campinas (SP), ensina português, matemática, geografia e ciências, inclusive em Libras (para surdos). Em 2020, ela foi apontada como uma das dez melhores professoras do mundo pelo prêmio ‘Global Teacher Prize’.

Youtube Canal Sala 8

Iza - No mesmo ano que Doani, mas em novembro, em uma ação para o ‘Dia da Consciência Negra’, a Mattel fabricou uma boneca inspirada na cantora.

Divulgação Mattel

O brinquedo ganhou um figurino bem estiloso: blazer branco com detalhes na cor preta e botas com as tonalidades invertidas. Além disso, tem cabelo numa versão de bantu knots, ou coquinhos, que Iza já utilizou algumas vezes.

Divulgação Mattel

Outra razão para a autora de canções de sucesso como ‘Brisa’, ‘Ginga’ e ‘Pesadão’ ser homenageada é por sua representatividade na luta contra o racismo e em defesa do empoderamento feminino.

Reprodução/Instagram@iza

A artista por diversas vezes tornou público que as bonecas fizeram parte da sua infância. Inclusive, pediu que as empresas produtoras de brinquedos agregassem em seu catálogo bonecos negros.

Instagram @iza

Agora um breve resumo sobre Barbie. Sua criação foi influenciada por uma boneca alemã chamada Bild Lilli que começou a ter suas vendas alavancadas depois da Segunda Guerra Mundial. O brinquedo é inspirado em uma personagem de quadrinho e foi uma indicação de Ruth Handler, cofundadora da Mattel.

horantheworld/Wikimedia Commons

A executiva quis sair do padrão de bebês e personagens com afazeres domésticos, criança uma boneca jovem e com espírito independente.

Nelson Tiffany, Los Angeles Times/Wikimedia Commons

A boneca Barbie sofreu resistência em um primeiro momento, mas em pouco tempo ganhou popularidade mundial. O nome foi escolhido em alusão à filha de Ruth, que se chamava Bárbara. Em 1982, o brinquedo chegou no Brasil.

Divulgação