Notícias

Ex-goleiro e ‘pai’ de cães clonados: conheça Javier Milei, novo presidente da Argentina


Flipar
Reprodução/Instagram

Milei derrotou no segundo turno o candidato governista Sérgio Massa (foto), atual ministro da Economia.

Casa Rosada Argentina/Wikimedia Commons

O ultraliberal Milei, 52, é economista formado pela Universidade de Belgrano, em Buenos Aires.

Reprodução/Instagram

Milei tornou-se conhecido nacionalmente por participações em talk-shows, além de ter criado um programa chamado 'Derrubando Mitos'. Com a popularidade conquistada, elegeu-se deputado federal em 2021.

reprodução neura media

Nascido em Palermo, bairro nobre de Buenos Aires, o novo presidente da República Argentina prega o anarcocapitalismo, corrente ideológica ultraliberal que defende o fim do estado, com privatizações e livre mercado em todas as esferas.

reprodução la nacion

Milei defende medidas extremas, como abolição do Banco Central e dolarização da economia.

reprodução america tv

Na campanha eleitoral, o ultraliberal investiu no discurso de combate à 'casta política', representada por políticos e empresários vinculados ao estado.

reprodução bbc brasil

Alinhado ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que chegou a postar vídeo de apoio ao candidato, Milei defende o livre acesso às armas por parte da população.

Reprodução/Instagram

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente brasileiro, atuou intensivamente na eleição argentina. O parlamentar brasileiro viajou até Buenos Aires para acompanhar o pleito de perto.

Reprodução/Redes Sociais

Milei é admirador confesso de Donald Trump. Em rede social, o ex-presidente dos Estados Unidos parabenizou o argentino pela vitória: 'Estou muito orgulhoso de você. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente'.

Reprodução/Instagram

Entre as visões polêmicas de Milei ainda está a negação das mudanças climáticas, que já definiu como 'farsas da esquerda'.

Reprodução/Instagram

De acordo com o jornal argentino La Nación, Javier Milei tem como conselheira mais influente a irmã Karina.

Reprodução/Instagram

Karina, chamada por Milei de 'A Chefe', coordenou a campanha do irmão e faz leituras de tarô com indicações de como ele deve proceder e em quem confiar.

Reprodução/Instagram

Em agosto de 2023, Milei tornou público seu namoro com a atriz e comediante Fátima Florez.

Reprodução/Instagram

A possível primeira-dama (ela já disse não ter vontade de assumir essa função) é famosa por imitações de Xuxa, Shakira, Cristina Kirschner, entre outras personalidades nacionais e internacionais.

Reprodução/Instagram

De acordo com o jornalista Juan Luis González, autor da biografia não autorizada de Milei, o presidente eleito recebeu na adolescência o apelido de 'El Loco' (O Louco) de colegas da escola de Villa Devoto, no subúrbio de Buenos Aires. A alcunha, inclusive, da título ao livro de González.

reprodução bbc brasil

Na biografia, lançada às vésperas da campanha eleitoral, o jornalista diz que Milei era alvo de bullying na escola devido ao seu comportamento e estilo.

reprodução bbc brasil

Milei foi goleiro nas categorias de base do Chacarita Juniors, clube do bairro de Chacarita onde atuou também o atacante Germán Cano, do Fluminense.

Reprodução

'Atirava-se em todas as bolas. Era um maluco debaixo das traves. Podia dar certo ou errado, mas, sinceramente, não me lembro de ter falhado ou de termos perdido um jogo por causa dele', declarou Eduardo Perico Pérez, ex-companheiro de Milei no Chacarita, ao Infobae, site argentino.

reprodução

O novo presidente argentino não se profissionalizou nos gramados, mas já se envolveu em polêmicas envolvendo o futebol.

Durante a campanha, adversários resgataram postagem de Milei em redes sociais nas quais o político debochava de Maradona chamando o ídolo argentino, morto em 2019, de 'Maradroga'.

- Alexandr Mysyakin/Creative Commons

Em 2018, Milei deixou de torcer para o seu clube de infância, o Boca Juniors, e 'virou casaca' para o maior rival do clube, o River Plate, alegando 'medidas populistas'

Reprodução

'Estava assistindo ao jogo e quando Gago entrou, claramente um ato de populismo, torci para o River. Não quero torcer para um time que toma decisões populistas. Já basta viver em um país populista. Para mim, [Gago] foi um péssimo jogador, uma das maiores mentiras do futebol argentino. Assim, me tornei anti-Boca', afirmou, em referência a substituição ocorrida durante a final da Copa Libertadores de 2019, entre Boca Juniors e River Plate, disputada em Madri.

reprodução youtube

Fã dos Rollings Stones, na juventude Milei integrou uma banda cover dos britânicos chamada 'Everest'.

Wikimedia Commons Jim Pietryga

Outro aspecto da vida pessoal de Milei que ganhou atenção nas eleições foi a respeito de suas supostas crenças, detalhadas na biografia escrita por González.

reprodução

O misticismo de Milei teria surgido quando Conan, seu cão da raça mastim inglês, ficou doente e o agora presidente contratou um médium para traduzir os pensamentos do animal.

Radovan Rohovsky/Wikimedia Commons

Após a morte de Conan, o dono teria desembolsado US$ 50 mil (R$ 242 mil na cotação atual) para a produção de quatro clones do cão nos Estados Unidos

Reprodução/YouTube/América TV

Mile diz que os cãos clonados são seus 'filhotes de quatro patas' e os batizou com os nomes de seus economistas prediletos: Murray (Rothbard), Milton (Friedman), Robert e Lucas (Robert Lucas).

Todo Noticias/Wikimedia Commons

Ainda de acordo com a biografia, Milei conversa e se aconselha com os cães recorrendo às técnicas mediúnicas.

reprodução