Espanhol

Entregador reclama de gorjeta e cospe na comida do cliente


Flipar

O caso aconteceu em 7/9 em Miami , na Flórida, uma das cidades mais badaladas e com maior número de brasileiros nos EUA.

Jorge Tapia Pixabay

A gorjeta foi de 3 dólares, pois, na opinião do cliente, o valor era suficiente tendo em vista que a entrega foi feita a 800 metros de distância da empresa fornecedora.

Brett Hondow por Pixabay

Mas o entregador não gostou e cuspiu 3 vezes na comida.

A Door Dash, empresa de aplicativo responsável pela entrega, pediu desculpas ao cliente e disse que 'consertaria' a situação.

A empresa demitiu o funcionário. E disse que os entregadores já recebem comissão de 2 a 10 dólares pelas entregas, variando conforme tempo e distância.

Na Flórida, adulterar alimentos é crime e, em caso de condenação, a pena pode chegar a 15 anos de prisão ou multa de US$ 10 mil

Imagem de Sharon Ang por Pixabay

Enraizada nos Estados Unidos, a cultura da gorjeta ressurgiu em debates acalorados nas últimas semanas depois que funcionários de uma loja da Apple no país defenderam receber gratificação de clientes.

Kenny Eliason Unsplash

O assunto por lá tem sido cada vez mais frequente e chegou a ir parar nos noticiários.

reprodução youtube cbnc

A prática de dar gorjetas não é uma exclusividade dos EUA, mas há alguns países no mundo que inclusive vão na contramão do costume.

Sam Dan Truong Unsplash

No leste asiático, por exemplo, a não existência da tradição da gorjeta é motivo de orgulho entre as pessoas. Conheça mais sobre os países onde “deixar um trocado” é algo reprovável. O cuspidor detestaria morar lá...

Karolina Grabowska pexels

Japão: Além de serem extremamente limpos, os japoneses respeitam a imperfeição (chamada por lá de “wabi-sabi“) e consideram a consciência social como uma forma de arte.

Abby Chung pexels

Não comer enquanto caminha, ficar em silêncio no transporte público, não apontar com as mãos ou hashis e não assoar o nariz em público são só alguns exemplos.

Victoriano Izquierdo Unsplash

As gorjetas também não são comuns no Japão. Na verdade, elas são consideradas desagradáveis e constrangedoras.

Colton Jones Unsplash

Por lá, dar gorjeta a um funcionário japonês pode fazer não só com que ele recuse o dinheiro, como vá atrás da pessoa na rua para devolver a quantia.

Pema Lama Unsplash

Portanto, fica a dica: no Japão, simplesmente dizer 'oishikatta' (“estava delicioso”) ou 'gochiso sama' (“obrigado por preparar a refeição”) já será muito bem aceito.

Thomas Marban Unsplash

China: Mesmo nas maiores metrópoles do país, como Pequim e Xangai, a tradição e a superstição ainda são muito valorizadas. Um exemplo disso é a cultura das gorjetas.

Yinan Chen por Pixabay

Na China, as gorjetas não são comuns e já chegaram até a ser proibidas no passado!

Nuno Alberto Unsplash

Isso ocorre porque a cultura chinesa é baseada no conceito de igualdade. Os chineses acreditam que todas as pessoas são iguais e que ninguém é superior a ninguém. Dar gorjeta a alguém pode ser visto como uma forma de mostrar que você é superior a essa pessoa, o que é considerado rude.

GuangWu YANG por Pixabay

Em alguns lugares – principalmente em cidades menores –, a gorjeta pode ser até interpretada como uma tentativa de suborno.

svklimkin por Pixabay

Mas há quem diga que com o crescimento do turismo e o contato constante com culturas ocidentais esteja mudando a mentalidade dos chineses.

Hanny Naibaho Unsplash

Dinamarca: Frequentemente mencionado como um dos países mais felizes do mundo, a Dinamarca é conhecida por sua sociedade igualitária e uma generosidade mútua.

Markus Winkler Unsplash

Até por conta disso, pode ser surpresa para muitos descobrir que os dinamarqueses não costumam dar gorjetas.

Imagem de Bob por Pixabay

Existem dois motivos principais para isso. Os dinamarqueses se beneficiam do PIB per capita mais alto e de um sistema de assistência social melhor do que a maioria dos outros países.

Febiyan Unsplash

Isso significa que os trabalhadores dinamarqueses já são pagos bem por seu trabalho e não precisam de gorjetas para complementar sua renda.

Nick Karvounis Unsplash

Além disso, na Dinamarca, a taxa de serviço normalmente já é incluída na conta dos hotéis e restaurantes.

Towfiqu barbhuiya Unsplash

No entanto, se mesmo assim a pessoa quiser prestigiar o atendimento, na Dinamarca é comum arredondar a conta em restaurantes como um gesto simbólico de apreciação.

reprodução youtube cbnc

Assim como em vários outros países europeus, na Dinamarca serviços acima do padrão também podem ser recompensados com a fidelidade ao estabelecimento e visitas frequentes. Mas e nos Estados Unidos?

reprodução youtube cbnc

Nos Estados Unidos, dar gorjetas é uma prática cultural arraigada. É esperado que os clientes deixem uma gorjeta de 20-25% para os funcionários de restaurantes, bares, hotéis e outros serviços de turismo.

reprodução youtube cnbc

Por lá, as gorjetas são uma forma de mostrar apreço pelo serviço e também ajudam a compensar os baixos salários dos funcionários.

reprodução youtube cnbc

A questão é levada tão a sério que não dar gorjeta por uma bebida ao sentar-se em um bar pode fazer com que um cliente deixe de ser servido, por exemplo.

reprodução youtube cnbc