Meio Ambiente

Espetáculo: As borboletas mais incríveis do mundo


Flipar
reprodução youtube Conexão Planeta

Apontada com uma das mais belas do mundo, ela tem 5 cm de envergadura das asas, num delicado desenho.

reprodução youtube Conexão Planeta

Em Minas Gerais, uma Borboleta Ribeirinha, espécie rara e ameaçada de extinção, também foi encontrada por pesquisadores, que festejaram a novidade.

Divulgação

As borboletas são insetos que fascinam pela beleza e pela delicadeza, com uma enorme variedade de desenhos e cores. Por isso, preparamos uma galeria para mostrar esses encantos.

Larisa K wikimedia commons

Algumas espécies são bem pequenas, enquanto outras têm envergadura maior do que a palma da mão de um adulto.

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Certas espécies voam quilômetros para encontrar um habitat confortável dependendo da estação do ano. Antes da forma de borboletas, elas são lagartas.

AdinaVoicu pixabay

As lagartas alimentam-se de folhas de algumas árvores de fruto – como pessegueiros, ameixoeiras, pereiras, etc – mas nunca constituem praga para essas culturas.

jggrz pixabay

Essa fase de lagarta pode ser determinante para certos 'objetivos'. Por exemplo, a lagarta Monarca se alimenta de plantas venenosas para desenvolver toxinas. Por isso, ao virar borboleta, ela é uma das espécies mais perigosas para os predadores.

divulgação redes sociais Fabiano Ignacio

Veja algumas das mais belas e exóticas espécies de borboletas espalhadas pelo planeta.

Stergo pixabay

Monarca - Também chamada de Tigre Laranja, por causa das cores das asas. Natural da América do Norte, faz um dos mais longos percursos de migração: 4.000 km até o México, onde passa o inverno em aglomerações.

Kenneth Dwain Harrelson / commons wikimedia

Conforme explicado no começo deste galeria, esta espécie monarca ou tigre é venenosa devido à alimentação na fase de lagarta.

commons wikimedia

Imperador da Índia - Encontrada na Ásia, em países como Nepal, Índia, Vietnã, Laos e China. Tem prolongamentos nas asas posteriores que lembram cornos de cervo.

Pavão Real de Luzon - Para muitos, é a mais bela do planeta. Encontrada na maior parte da Europa (com exceção da Escandinávia e do sul de Espanha e Portugal), também existe no Japão. O nome se deve às manchas brilhantes nas asas que lembram penas de pavões.

www.mundoecologia.com.br

Morfo Azul - Esta borboleta pode medir até 20cm, uma das maiores do mundo. Encontrada no Brasil, Paraguai, Colômbia, Venezuela e México. Tem vida curta: cerca de 115 dias.

Sylphina Angel - Destaca-se por ter asas transparentes, o que lhe dá sempre a aparência diferente de onde está no momento. Vive no Peru, Equador e Bolívia. É uma das borboletas mais resistentes, conseguindo voar até 320 km em busca de alimento, principalmente na primavera, quando as flores ficam ricas em pólen.

Jamil Mustapha / Flickr

Imperador Roxo - O nome se deve aos machos que têm o azul púrpura nas asas. As fêmeas não têm essa tonalidade. Os machos ficam nas copas das árvores e as fêmeas descem para colocar ovos no solo.

commons wikimedia

Borboleta Zebra - O nome é por causa das listras (que nem sempre são pretas e brancas; podem ter outras cores, como laranja, vermelho e azul). A cabeça encontra-se revestida de pêlos e dispõe de um par de antenas compridas. Vive na Península Ibérica e no Norte da África.

Luis Markes / Flickr

Flor-da-Paixão - Também chamada de Longwings (asas longas), passeia pelo sul do Estados Unidos até a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, passando pela América Central.

commons wikimedia

Olho de Veado - Também chamada de Olho de Boi. Possui corpo predominantemente amarronzado. Seu corpo é coberto por uma pelugem e ela possui antenas.

Cauda de Andorinha - Vive na Europa, Ásia e América do Norte. A cauda existe tanto nos machos como nas fêmeas. Seus ovos são colocados, geralmente, em folhas de cenoura, erva-doce e arruda.

PantherMediaSeller / Depositphotos

Asa de Pássaro- As suas asas dianteiras são escuras e, ao lado da extremidade de sua asa há uma faixa verde. A cauda é delicada. O macho é muito diferente da fêmea - o que caracteriza diformismo sexual. Esta espécie se limita à Nova Guiné e está ameaçada de extinção.

Paull606 / Pixabay

Mariposa Cometa - Comum em Madagascar, também é chamada de mariposa-da-lua. Os machos são bem maiores que as fêmeas. Um aspecto impressionante é a cauda longa, vermelha e amarela, usada na defesa contra atacantes

commons wikimedia

88 - O nome científico é Diaetria Clymena, mas o 88 vem do desenho nas asas, semelhante a este número. Vive na América do Sul. É uma espécie rara, com risco de extinção.

faabi / Depositphotos

Apollo - Adaptada para viver em lugares de baixa temperatura, é encontrada na Europa, Ásia e América do Norte. Essa borboleta tem um revestimento de pelos fininhos e suas asas não têm cauda.

Pezibear / Pixabay

Greta Oto - Também é transparente e conhecida como 'espelho'. O envoltório das asas pode ter diversas cores. Geralmente, branco, laranja, marrom ou vermelho. Encontrada na América Central, é resistente à toxina das plantas. Por isso, podem até se alimentar de plantas que são tóxicas para outras espécies.

mariamza / Pixabay

Borboleta Folha - Parece uma folha ressecada, o que serve como poderosa camuflagem. Quando se sentem ameaçadas ficam paradas e despistam com facilidade. Encontrada em vários países da Ásia.

reprodução tudoporemail

Borboleta Coruja - Vive apenas na América do Sul. É uma espécie grande, de 17cm de envergadura (a maior do Brasil). Repousa nos troncos durante o dia e voa de manhã ou nas últimas horas do dia. Por se parecer com uma coruja, livra-se de predadores com mais facilidade (ao ser ameaçada, abre as asas que imitam olhos grandes).

Ralphs / Pixabay

Almirante-vermelho-europeu - Encontrada em regiões com temperatura mais elevada da Ásia, Europa e América do Norte. Podem percorrer 2 mil km em busca de ambiente menos frio quando chega o inverno. Usa técnicas de camuflagem para escapar de predadores.

Marek BAZAK / East News

Borboleta Esmeralda - Vive na Serra Nevada (Espanha) e no Canadá. Prefere terrenos arenosos e de vegetação baixa. O nome vem do verde brilhante nas asas.

Divulgação meusanimais

Borboleta mórmon - Vive na Ásia, entre Índia e Indonésia. As asas são grandes, de até 15 cm.

reprodução meusanimais

Qualquer que seja o tipo e a forma de borboleta, é sempre muito especial!

ROverhate pixabay