Novas

Tecnologia 5G irrita com lentidão: Saiba desativar a função


Flipar
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Teoricamente, o sistema tem velocidade até 10 vezes maior do que a do 4G. Mas o sistema ainda apresenta falhas que causam irritação no dia a dia.

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O problema começa na loja, quando o vendedor tenta empurrar o 5G. Quando a pessoa alega que ouviu dizer que ele cai com frequência, o vendedor argumenta que, em áreas onde ele não funciona, o celular migra 'automaticamente' para o 4G.

Marcello Casal Jr Agência Brasil

Mas nem sempre isso acontece. Tente usar um 5G, por exemplo, num túnel ou no metrô. Adeus.

Marcello Casal Jr Agência Brasil

Por isso, vamos mostrar como você mesmo pode desativar o 5G se ele começar a torrar a sua paciência. No Samsung (Android) vá em CONFIGURAÇÕES, CONEXÕES, REDES MÓVEIS E MODO DE REDE. E desmarque o 5G.

hippopx.com/Creative Commons - CC0/Public Domain

Se você tiver um Iphone, vá em AJUSTES, CELULAR, OPÇÕES DE DADOS, VOZ E DADOS e escolha a opção 4G

hippopx.com/Creative Commons - CC0/Public Domain

A faixa principal do 5G foi ativada em julho no Brasil . Brasília foi a primeira a receber o serviço, em julho de 2022.

Rodolfo Stuckert wikimedia commons

O Ministério das Comunicações informou que, conforme ficou acertado no leilão, as empresas têm que usar uma infraestrutura própria, sem recorrer à estrutura já existente para o 4G.

Mohamed Hassan por Pixabay

Os testes foram feitos no Distrito Federal envolvendo empresas de radiodifusão, para eliminar as interferências, já que as TVs abertas usam uma faixa próxima à liberada para o 5G.

ADMC por Pixabay

Usuários dizem que o sistema apresenta instabilidade e volta e meia acaba caindo.

Marcello Casal Jr Agência Brasil

Além disso, embora seja 5G (teoricamente sinônimo de velocidade), o sistema com frequência fica lento, atrasando o uso da internet.

THAM YUAN YUAN por Pixabay

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) explicou que o 5G tem ondas curtas (o que, teoricamente, garante maior velocidade), mas, para dar certo, precisa estar a uma pequena distância das antenas.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os locais onde ficam as antenas são informados no portal da Anatel na internet.

Imagem de @caeuje por Pixabay

O comprimento pequeno das ondas também dificulta a conexão em locais com muitos prédios. Por isso, é importante conectar em espaços abertos.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Pelas regras do edital, as operadoras de telefonia móvel que participaram do leilão têm que manter no mínimo uma antena de tecnologia 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras.

Muhammad por Pixabay

Em municípios com mais de 500 mil habitantes, o prazo limite para implantar o 5G é julho de 2025, nos que têm mais de 200 mil, julho de 2026 e, naqueles com população acima de 100 mil, em julho de 2027.

Imagem de ADMC por Pixabay

A previsão é que 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes estejam atendidos até dezembro de 2027, meta que sobe para 90% até dezembro de 2028 e 100% até dezembro de 2029.

THAM YUAN YUAN por Pixabay

A previsão, portanto, é de que a tecnologia esteja disponível em todos os municípios até 2029.

Saveliy Morozov por Pixabay

Para evitar interferências a quem usa antenas parabólicas, a Anatel criou um programa para distribuir antenas digitais, conversores e cabos gratuitamente a quem não pode comprar o kit.

Susana Gonzalez por Pixabay

Em 2021, foi lançado o movimento Antene-se, para reduzir a burocracia na instalação de antenas em municípios brasileiros, o que dificulta a implantação de internet rápida.

Esther Merbt por Pixabay

O pedido do kit e a instalação dos aparelhos podem ser feitos por meio do site do Programa de Distribuição de Kits, criado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), da Anatel.

Rattakarn por Pixabay

E então? Ainda pensa em pagar por um 5G ou tá achando que é a maior roubada?

Torstensimon por Pixabay