Novas

Tancredo Neves: O presidente que morreu antes da posse


Flipar
Flickr Senado The Commons

Tancredo Neves nasceu em São João del-Rei (MG) em 4 de março de 1910. Formou-se em Direito pela UFMG na década de 1920 e ingressou na política em 1935, quando foi eleito vereador da cidade, sendo o mais votado. Logo depois, tornou-se presidente da Câmara.

Domínio Público - Wikimédia Commons

Dois anos depois, com a chegada da ditadura de Getúlio Vargas, ele perdeu o cargo, ficou preso por alguns dias e voltou ao Direito, atuando como promotor público e como advogado do Sindicato dos Ferroviários.

Flickr Senado The Commons

A redemocratização veio em 1945, ano em que Tancredo se elegeu deputado estadual, pelo recém-fundado PSD, o Partido Social Democrático, que é diferente do atual PSD.

Flickr Senado The Commons

O cargo lhe deu projeção nacional. Além disso, foi eleito deputado federal cinco vezes: 1950, 1962, 1966, 1970 e 1974. Em 1953, Neves virou ministro da Justiça de Getúlio Vargas (foto), ficando até 1954, ano do suicídio do presidente.

Domínio Público

Sob a sua gestão, foram sancionadas a Lei de Imprensa,(2083) e a Lei 2.252, que prevê cadeia para quem corrompe menores de idade. Depois, Tancredo foi ministro novamente, por alguns meses, em 1961.

Domínio Público - Wikimédia Commons

Entre 1961 e 1962, Neves chefiou também o extinto Regimento Interno do Conselho de Ministros. A ação foi criada para tentar impedir um golpe militar, o que acabou acontecendo em 1964.

Domínio Público - Wikimédia Commons

Tancredo Neves foi um dos poucos políticos que não tiveram medo e foram se despedir de João Goulart no aeroporto de Porto Alegre, de onde saiu para se exilar. Apesar disso, ele não foi perseguido, por ser muito respeitado pelos militares.

Domínio público

Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República,na última eleição indireta do Brasil sob a ditadura militar. Com 480 votos e 72% dos votos, ele competiu pelo PMDB e derrotou o paulista Paulo Maluf, do PDS.

Senado Federal

No entanto, Tancredo Neves foi internado no dia 14 de março, em Brasília, na véspera da posse. Na foto, Tancredo com a mulher Risoleta e os médicos.

Divulgação

Ele morreu há 38 anos, em 21 de abril de 1985, aos 75 anos. Não se sabe ao certo o que o matou, mas é sabido que ele sofria de fortes dores abdominais.

Anderson Mola Flickr

A morte fez muita gente achar que fosse uma jogada dos militares para continuarem no poder. Milhões de brasileiros acompanharam o cortejo de Tancredo Neves.

Agência Senado

Quem assumiu com a sua morte foi José Sarney (foto), em 15 de março de 1985. Ele ficou no cargo até 1990, quando assumiu Collor. Este, por sua vez, durou até 1992, quando renunciou para não sofrer impeachment, assumindo Itamar Franco, que ficou até 1994.

Reprodução do TSE

Depois, o Brasil teve um período menos conturbado na política. Com a aprovação da reeleição, Fernando Henrique Cardoso comandou o Brasil de 1995 a 2002, enquanto Lula governou de 2003 a 2010.

Rovena Rosa/Agência Brasil

Dilma Rousseff também foi eleita duas vezes, mas sofreu impeachment em 2016. Assim, assumiu o então vice, Michel Temer, que ficou até 31 de dezembro de 2018. De 2019 a 2022, você se lembra, Bolsonaro foi o presidente. Ele, porém, não se reelegeu e perdeu para Lula, atual presidente do Brasil.

Jefferson Rudy/Agência Senado

Tancredo Neves fez história na política nacional, inspirando nomes de lugares por todo o Brasil. Na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por exemplo, há uma estação de trem com o seu nome.

Junius - Wikimédia

Pelo Brasil, há várias ruas e avenidas que levam o nome de Tancredo. Uma delas fica na cidade de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, seu estado de nascimento.

HVL - Wikimédia Commons

E também há ruas Tancredo Neves em estados sem qualquer ligação direta com o ex-presidente. Aqui, a avenida Presidente Tancredo Neves, em Aracaju, capital de Sergipe.

Governo de Aracaju

E a Bahia tem uma cidade chamada Presidente Tancredo Neves, com cerca de 30 mil habitantes.

Reprodução das Redes Sociais

Tancredo Neves é avô de Aécio Neves, atualmente deputado federal por Minas Gerais. Antes, foi governador, senador, vereador de Belo Horizonte e presidente do PSDB. Aécio competiu nas Eleições Presidenciais de 2014, vencidas por Dilma.

Cidadão de Minas Flickr

Tancredo é ainda tio de Francisco Dornelles, que foi governador interino do Rio de Janeiro, deputado federal, ministro e economista.

Reprodução Fundação Getúlio Vargas

Tancredo Neves foi casado com Risoleta Neves de 1938 até o dia do seu falecimento.

Gervásio Batista - Agência Brasil