Educação

Enem 2023: novas datas para quem foi prejudicado pela distância


Flipar
Crédito:Divulgação/ABCR

Segundo uma regra do exame, a distância entre a casa do aluno e o endereço de onde ele vai fazer a prova não pode passar de 30 quilômetros. Mas essa determinação não foi considerada para muitos candidatos.

Tono Dias por Freepik

Muitas reclamações foram feitas nas redes sociais, desde que os locais das provas começaram a ser divulgados, por conta desse problema. Existem casos em que a distância chega a mais de 200km!

Divulgação

Após as reclamações, o Inep divulgou que estes casos terão uma regra diferente: estudantes prejudicados poderão fazer a prova de reaplicação, marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. Cerca de 50 mil alunos atendem a esse critério segundo o instituto.

Agencia Brasil / Wikimedia Commons

Para participar da reaplicação, estudantes terão um canal específico na Página do Participante.

Reprodução TV Globo

Sobre o Enem, a preparação começa muito antes do dia do exame. Além da elaboração do plano de estudo, os estudantes devem ficar atentos a outros assuntos: data, horário e documentação.

Divulgação Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 tem datas definidas. Como acontece desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos. 

Marcello Casal Jr Agência Brasil

Em 2023, as provas vão acontecer nos dias 5 e 12 de novembro.

Fábio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil

No dia 5 de novembro, os estudantes vão responder às questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação.

Reprodução TV Globo

No dia 12, por sua vez, o candidato terá as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Reprodução TV Globo

Um ponto fundamental é o horário da prova. O estudante pode se programar, pois essa informação também está definida.

Tomaz Silva / Agência Brasil

Coloca na agenda: nos dois dias (5 a 12), a abertura dos portões será 12h e o fechamento às 13h (pelo horário de Brasília).

José Cruz Agência Brasil

O início da prova está previsto para 13h30 nos dois dias.

- Tomaz Silva Agência Brasil

Há mudança no término: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h. 

Tomaz Silva / Agência Brasil

Já no dia 12 de novembro, o exame tem que ser respondido até 18h30.

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Como será o Enem? O exame será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Gabriel Jabur/Agência Brasília.

Somados a isso, ainda há a redação, com o máximo de 30 linhas. É necessária uma estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema. 

Gabriel Jabur Agência Brasil

O que levar no dia da prova? É obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Documento de identificação válido, físico ou digital.

Fernando Frazão / Agência Brasil

É aconselhável também levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.

Ricardo Amanajás / Ag.Pará

Os documentos de identificação válidos: identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes, que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Neste ano, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital são válidos para identificação do estudante. 

Wilson Dias Agência Brasil

Importante: capturas de telas não serão aceitas. 

Antonio Cruz/Agencia Brasil

O Cartão de Confirmação de Inscrição é disponibilizado algumas semanas antes da prova. O documento tem informações importantes como: número da inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado, opção pelo Enem impresso e Enem Digital e opção de língua estrangeira. 

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O que não é permitido levar? Antes de entrar na sala, o estudante recebe um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos.

Paulo Pinto/Agencia Brasil

O envelope deve ficar embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O estudante será eliminado se estiver no local de prova com: óculos escuros, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógio de qualquer tipo, fones de ouvido e quaisquer dispositivos eletrônicos.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

É proibido bebidas alcoólicas, drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas.

Marcelo Camargo/Agência Brasil