Internacional

Líderes europeus pedem investigação sobre 'irregularidades' nas eleições da Geórgia

Publicidade
Carregando...

Os governantes da Alemanha, França e Polônia pediram que a Geórgia a investigue rapidamente as "várias irregularidades" na recente eleição legislativa, vencida pelo partido pró-Rússia que está no poder e contestada pela oposição pró-Ocidente.

Os três líderes afirmaram em um comunicado conjunto que estavam "profundamente preocupados com as várias irregularidades e intimidação de eleitores" relatadas durante as eleições e destacaram que não poderiam apoiar a entrada do ex-república soviética na União Europeia sem a aprovação de reformas.

A declaração foi assinada pelo chanceler alemão Olaf Scholz, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro polonês Donald Tusk.

As eleições de 26 de outubro foram vencidas pelo partido Sonho Georgiano, no poder desde 2012. A legenda é acusada por seus críticos de tendências autoritárias pró-Rússia e de querer afastar a Geórgia da UE e da Otan, o que o partido nega.

A oposição pró-Europa se recusa a reconhecer os resultados oficiais da votação.

Milhares de manifestantes se reuniram na noite de segunda-feira diante do Parlamento em Tbilisi pela segunda vez desde o anúncio dos resultados.

UE e Estados Unidos criticaram as "irregularidades" na votação. A oposição afirma que o partido no poder deseja colocar o país do Cáucaso em uma trajetória pró-Kremlin.

fff/lum/bow/mas/meb/fp

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay