A queda das temperaturas e as chuvas recentes devem ajudar os bombeiros que lutam contra o enorme incêndio que devastou parte da cidade turística de Jasper, no oeste do Canadá, disseram as autoridades nesta sexta-feira (26).
A cidade está localizada no coração do Parque Nacional Jasper, o maior do Canadá e que atrai 2,5 milhões de visitantes todos os anos por suas montanhas, geleiras, lagos e cachoeiras.
Entre 30% e 50% da cidade foi destruída por este incêndio, ainda considerado "fora de controle" e que já queimou mais de 36 mil hectares.
"As temperaturas caíram e a chuva começou pouco depois da meia-noite da noite passada", disse a Parks Canada, que administra os parques nacionais do país e coordena o combate a incêndios na área.
"Espera-se que a precipitação mantenha o comportamento do fogo em um nível baixo durante as próximas 72 horas", acrescentou a organização na sua última atualização sobre a situação.
Também está prevista a chegada de soldados do Exército, além de 400 bombeiros de Nova Zelândia, México e África do Sul.
Até o momento não há registro de vítimas, uma vez que os 25 mil moradores e turistas presentes na área foram retirados durante a madrugada de segunda para terça-feira, quando o incêndio aumentou repentinamente.
O incêndio foi causado por um raio na tarde de segunda-feira, segundo a Parks Canada, que relatou chamas com mais de 100 metros de altura.
bur-tib/ube/dg/val/aa