Segurança

Atenção: Criminosos já aplicam golpe em nova rede social


Flipar

O Threads, novo aplicativo de mensagens da Meta, já está sendo usado por criminosos para aplicar golpes e roubar dinheiro de usuários desavisados. Se liga porque os golpistas estão por toda parte.

divulgação

A empresa de cibersegurança Kaspersky contabilizou mais de 200 links suspeitos usando a nova rede social como isca em apenas 24 horas.

divulgação

Um dos golpes promete pagar até R$ 12 mil para usuários que curtirem e comentarem publicações na nova rede social.

Pixabay

Para receber o pagamento, a vítima deve comprar uma suposta licença do aplicativo Threads Lucrativo, que custa R$ 147.

Hnnng - pixabay

O modus operandi desse golpe é semelhante a outros golpes que já circulam na internet, como o do chamado "InstaMoney".

Reprodução Internet

Os criminosos também estão oferecendo a falsa venda de seguidores. Os usuários que desejam inflar sua página são atraídos por links maliciosos, que infectam seu celular com malwares ou roubam suas informações.

divulgação / Kaspersky

As imagens compartilhadas pelos bandidos chegam a utilizar supostos prints de matérias sobre o novo aplicativo para dar credibilidade ao golpe.

divulgação / Kaspersky

O esquema utilizado pelos criminosos é semelhante ao do "Golpe da Shein", no qual os bandidos usavam o nome da marca de roupas para enganar as vítimas.

Divulgação Shein

Essas promessas são golpes que usam o nome da rede social! Caso alguém aceite a extorsão, perderá o dinheiro e não receberá dinheiro nenhum, alertou o diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky.

Clint Patterson Unsplash

A Kaspersky afirmou que os golpes envolvendo o Threads não são exclusivos do Brasil.

divulgação

Especialistas ao redor do mundo também já identificaram páginas de "phishing" -- técnica que usa links falsos para enganar internautas -- tentando se passar pelo novo serviço.

Tumisu por Pixabay

A empresa alerta os usuários para que sejam cuidadosos ao clicar em links e fornecer informações pessoais. Confira mais dicas para se proteger!

Glenn Carstens-Peters Unsplash

Se você receber um link suspeito, evite clicar nele. Nunca abra links de e-mails ou mensagens de texto que você não reconheça.

Michael Geiger Unsplash

Faça o download do aplicativo apenas em lojas oficiais do Google e da Apple, ou na própria plataforma criadora, no caso, a Meta.

James Yarema Unsplash

Sempre confira a URL das páginas visitadas para evitar acessar endereços falsos ou suspeitos.

Remotar Jobs Unsplash

Desconfie de propostas que oferecem dinheiro fácil, especialmente para realizar tarefas simples e que não são remuneradas, como curtir ou comentar em redes sociais.

Adem AY Unsplash

Fique atento a ofertas em que o usuário precisa fazer um pagamento primeiro ou baixar um aplicativo pago para, somente depois, receber seu retorno financeiro.

Rob Hampson Unsplash

Se você acredita que foi vítima de um golpe, entre em contato com seu banco ou empresa de cartão de crédito imediatamente. Também vale denunciar o golpe às autoridades.

PublicDomainPictures pixabay

Por fim, use senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas e habilite a autenticação de dois fatores sempre que possível.

Franck Unsplash

O Threads foi lançado pela Meta (dona do WhatsApp, Facebook e Instagram) na última semana para competir com o Twitter.

divulgação

De acordo com dados do Google Trends, embora a nova rede tenha tido um boom de popularidade quando foi lançada, ela já perdeu força nos últimos dias.

reprodução google trends

Mesmo assim, o Threads é considerado um sucesso. Desde que foi lançado, no dia 05/07, o aplicativo segue sendo o mais baixado do Brasil. Além disso, o app alcançou a marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias.

divulgação

Esse dado superou até os números do Chat GPT, que era considerado a plataforma com mais usuários no período mais curto de tempo até então.

Divulgação OpenAI