História

História: Tragédia dos Andes chocou o mundo e deixou heróis


Flipar

A Cordilheira dos Andes foi cenário de um dos episódios de sobrevivência mais incríveis da história: um acidente, seguido de uma saga em busca de socorro, que ficou conhecido como "Tragédia dos Andes". Vamos relembrar esse caso histórico incrível.

metaforico wikimedia commons

O drama começou há 50 anos, no dia 13/10/1972. Jogadores de rugby do Colégio Stella Maris, integrantes do time Old Christians Club, pegaram o voo 571, no aeroporto El Plumerillo, em Mendoza (Argentina), rumo a Santiago do Chile.

Reprodução YouTube Aviões e Músicas

Eles haviam embarcado na véspera, no Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, mas, por causa do mau tempo, foi necessário fazer escala na Argentina, para evitar a travessia da Cordilheira dos Andes em condições adversas.

Robert Morrow wikimedia commons

A viagem era num avião Fairchild FH-227, da Força Aérea Uruguaia. A aeronave tinha 40 passageiros e 5 tripulantes.

Reprodução YouTube Aviões e Músicas

Com tempo ruim e baixa visibilidade, os pilotos dependiam dos instrumentos. Por erro de cálculo, e não levando em conta a força dos ventos, eles se encontravam bem longe de onde achavam que estariam.

Simulação - Reprodução YouTube The History Channel

O canal Aviões e Músicas, do YouTube, mostrou no mapa a dimensão do equívoco. Em vermelho, a rota planejada. Em laranja, o desvio involuntário: 50 km mais ao norte do que deveriam. Os pilotos não tinham ideia de onde estavam.

Reprodução Youtube Aviões e Músicas

Ao perceberem a proximidade das montanhas, eles tentaram elevar o avião, mas já era tarde. A 4.400 m, a cauda bateu num pico. Em seguida, a asa direita se desprendeu; depois a esquerda. O charuto do avião se arrastou pela encosta e bateu num banco de neve.

Simulação - Reprodução YouTube The History Channel

Neste momento, havia 32 sobreviventes. Mas vários com ferimentos graves. Já na primeira noite, outros 4 morreram.

Reprodução YouTube - wikimedia commons

A esperança era de que o resgate chegasse logo. Mas como os destroços estavam bem longe da rota planejada, as buscas eram inúteis. E, após uma semana, foram suspensas.

Reprodução YouTube The History Channel

Os sobreviventes tiveram que aprender a derreter neve para produzir água e usar forro de assentos do avião para fazer abrigos precários. Quando a comida acabou, eles tiveram que tomar a difícil decisão de comer a carne dos mortos para sobreviver.

Reprodução YouTube The History Channel

Pouco a pouco, mais pessoas morriam. No dia 29/10, uma avalanche soterrou a fuselagem e oito sucumbiram. Em meados de dezembro, só havia 16 sobreviventes. Ao fazerem caminhadas em busca de um horizonte, só viam montanhas gigantescas cobertas de neve.

Reprodução YouTube Aviões e Música

O alpinista Ricardo Peñas liderou uma expedição para documentar a rota de fuga dos sobreviventes e fez descobertas no local do acidente. Seus registros mostram as paisagens desoladoras vistas pelos sobreviventes ao redor da aeronave.

Reprodução YouTube Aviões e Músicas

Dois meses após o acidente, sem a menor esperança de resgate, Roberto Canessa e Fernando Parrado se aventuraram na direção oeste, dispostos a andar o quanto fosse preciso em busca de socorro.

Reprodução YouTube Aviões e Músicas

Sem qualquer experiência, eles subiram a montanha e se depararam com uma vista desanimadora (foto). Não sabiam, mas estavam na fronteira de Chile e Argentina. Após percorrerem 60 km, numa semana inteira de caminhada exaustiva, encontraram um rio formado pelo degelo da neve. E seguiram seu curso.

Reprodução YouTube Aviões e Músicas

Finalmente, viram homens na margem oposta do rio e sinalizaram. Como o barulho da correnteza não permitia a comunicação falada, o vaqueiro Sérgio Catalán amassou um papel, amarrou um lápis e atirou para que eles escrevessem uma mensagem. Parrado contou que precisavam de socorro.

Reprodução YouTube Aviões e Músicas

O vaqueiro Sérgio ficou com Roberto e Fernando, enquanto seus colegas partiram para um posto da polícia. E a 67ª missão de busca, dessa vez, não tinha como dar errado. Fernando e Roberto eram os guias.

Domínio público

Catalán morreu aos 91 anos, em 11/2/2020. Na imagem, o reencontro dele, já idoso, com o sobrevivente Gustavo Zerbino.

Reprodução vídeo Subrayado

Hoje, Roberto Canessa tem 70 anos (feitos em 17 de janeiro de 2023). Ele é médico e cirurgião.

Reprodução Instagram

Fernando Parrado tem 73 anos (feitos em 9 de dezembro). Ele é empresário, produtor, apresentador, conferencista e escritor.

domínio público

A tragédia já inspirou vários filmes e documentários. O mais famoso deles,"Vivos", foi lançado em 1993, com narração de John Malkovich. O ator Josh Hamilton interpretou Canessa. Ethan Hawke fez o papel de Fernando Parrado.

Divulgação

Na memória, a vitória da perseverança, da fé na sobrevivência, do esforço sobre-humano para não sucumbir diante de adversidades extremas. Debilitados, sobreviventes receberam os primeiros socorros.

Reprodução YouTUbe The History Channel

Aliviadas, as famílias reencontraram seus parentes, que, para muitos, já tinham sido dados como mortos. Na foto, Gustavo Zerbino, após ser resgatado, reencontra a mãe

Reprodução Planeta Extremo TV Globo

Sobreviveram 16 das 45 pessoas que estavam a bordo. O resgate no dia 23/12/1972 foi um renascimento para todos. Um segundo aniversário. Eles estavam desidratados, desnutridos, alguns com queimaduras, escorbuto e ossos quebrados.

Reprodução YouTube The History Channel

O local da tragédia tem um memorial, visitado por alpinistas e documentaristas em busca de filmagens sobre um dos episódios mais impressionantes da história.

Domínio público