Segurança

Novo golpe do Pix nas redes: veja como se prevenir


Flipar

O Pix trouxe agilidade e praticidade para as transações financeiras, mas também abriu uma janela de oportunidade para criminosos que buscam aplicar golpes e se beneficiar das vítimas desprevenidas.

divulgação

Dessa vez, o golpe chamado Urubu do Pix tem deixado alguns internautas preocupados por aí. Confira essas dicas do Flipar para não ser pego de surpresa!

wikimedia commons Douglas Iuri Medeiros Cabral

O Urubu do Pix tem como objetivo enganar pessoas oferecendo uma maneira rápida e fácil de obter lucros.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Geralmente, a imagem de um urubu é utilizada ao lado de uma tabela que mostra valores de supostos investimentos com promessas de altos retornos financeiros.

reprodução redes sociais

A estratégia busca convencer as vítimas de que, ao enviar a quantia indicada em dinheiro, elas receberão um retorno imediato de até 1000%.

PublicDomainPictures - pixabay

Por exemplo, se alguém transferir 200 reais aos golpistas por meio do Pix, eles afirmam que o investimento retornará 2 mil reais.

Marcelo Casal Jr Divulgação Agência Brasil

Para tentar convencer os seguidores, os responsáveis por essa fraude costumam utilizar redes sociais populares, como Instagram, Twitter e TikTok.

Solen Feyissa Unsplash

Na maioria dos casos, as vítimas do golpe são persuadidas com a promessa de ganhar dinheiro de forma fácil, ou porque a fraude foi compartilhada por pessoas que elas conhecem.

Tumisu por Pixabay

A segunda situação ocorre frequentemente quando os cibercriminosos conseguem hackear diferentes contas nas redes sociais.

Imagem de Shafin Al Asad Protic por Pixabay

Para dar início ao caminho fraudulento, basta clicar no link disponibilizado na publicação e iniciar uma conversa via WhatsApp, onde será fornecida a chave do Pix para realizar a transferência.

Anton pexels

No entanto, após a conclusão da transação, o dinheiro "investido" nunca retorna para a vítima.

Clint Patterson Unsplash

Da mesma forma que ocorre em outras fraudes que tiram proveito da popularidade do Pix, aqui os criminosos fazem uso de técnicas de engenharia social para atrair novas vítimas.

Michael Geiger Unsplash

Essa estratégia geralmente envolve a criação de um senso de urgência e a oferta de propostas irresistíveis.

Mohamed Hassan por Pixabay

Devido à sua ampla divulgação, a tática do Urubu do Pix já é muito conhecida nas redes, resultando em vários memes que tiram sarro do golpe.

reprodução redes sociais

Esse aqui faz piada com a enorme fama do Urubu do Pix e até coloca o golpe em um banner na rua

reprodução redes sociais

Mas o que fazer caso você caia neste golpe? Se você foi vítima do golpe do Urubu do Pix, o primeiro passo é entrar em contato imediatamente com as autoridades policiais e registrar um boletim de ocorrência.

Reprodução G1

Em seguida, existe a possibilidade de tentar reaver o dinheiro utilizando uma ferramenta disponibilizada pelo Banco Central chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED), projetada para auxiliar vítimas de fraudes relacionadas ao Pix.

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Segundo o Banco Central, para utilizar a ferramenta é necessário apresentar uma solicitação de devolução ao seu banco dentro de um prazo máximo de 80 dias a partir da data em que a transação do Pix foi realizada.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Uma vez realizada a solicitação junto à instituição financeira, o Banco Central conduzirá uma análise minuciosa do caso para determinar se de fato ocorreu uma fraude.

Alexey Krasheninnikov wikimedia commons

Caso a constatação seja positiva, os recursos recebidos por meio do Pix serão bloqueados na conta do beneficiário.

- Hippopx creative commons

De acordo com as informações presentes no site do Banco Central, o processo de análise é concluído em até 7 dias.

Paulo Rená da Silva Santarém / Flickr -Commons Wikimedia

Se for determinado que não houve fraude, os recursos serão desbloqueados para o recebedor.

- Imagem de MaryByrne por Pixabay

No entanto, se a investigação confirmar a fraude, você receberá o dinheiro de volta, total ou parcialmente, em um prazo de até 96 horas.

Andrea Piacquadio pexels