Entretenimento

Desde a Bíblia de Gutenberg, os livros mais vendidos da história


Flipar

O dia 23 de fevereiro é tido como data de publicação da Bíblia de Gutenberg. Foi o primeiro impresso após a invenção da prensa de tipos móveis. Uma edição completa tem 1.282 páginas, com texto em duas colunas, a maioria encadernada em dois volumes.

NYC Wanderer wikimedia commons

A prensa foi criada por Johannes Gutenberg (1400-1468). Graças a ele, foi possível produzir livros em massa . Antes eles eram escritos à mão. A prensa usava letras e símbolos em relevo, esculpidos em metal. Uma placa tinha os caracteres necessários para a elaboração das páginas.

Reprodução do site segredosdomundo.r7.com

Estima-se que, dessa primeira produção, que leva o nome de Gutenberg, tenham sido prensadas 180 cópias da Bíblia. Impressas, rubricadas e iluminadas (quando as letras capitulares são pintadas de forma decorativa) à mão.

Moses wikimedia commons

A Bíblia é o livro mais lido da história. A Sociedade Bíblica do Brasil estima que a obra já vendeu mais de 3,9 bilhões de exemplares, sendo traduzida em quase 3 mil idiomas. Depois da Bíblia, veja outros livros que estão entre os mais vendidos do mundo.

Domínio Público

Dom Quixote - Publicado em 1612

Reprodução /Editora Penguin

Obra-prima do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Um marco na literatura espanhola. Narra as aventuras de Dom Quixote, um fidalgo castelhano e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.

Domínio Público

Um Conto de Duas Cidades - Publicado em 1859

reprodução Amazon

Obra-prima do inglês Charles Dickens (1812-1870), se passa na Revolução Francesa e traça um paralelo entre duas cidades , mostrando pobreza, ganância e crime.

Domínio Público

O Hobbit (1937) e O Senhor dos Anéis (Trilogia que começou com A Sociedade do Anel - Publicado em 1954)

reprodução Amazon

As duas obras foram criadas pelo britânico J.R.R. Tolkien. Fantasias com hobbits, seres de pés grandes, que conviviam com anões, gigantes e outras criaturas num mundo de magia do Bem e do Mal. As obras de Tolkien viraram filmes de sucesso.

Domínio Público

O Pequeno Príncipe - Publicado em 1943

reprodução Editora Agir

O escritor e aviador francês Saint-Exupéry criou uma história baseada numa experiência que ele viveu: um piloto preso no deserto após a queda de seu avião. Exupéry morreria em outro acidente. Seu avião caiu em 1944 no Mar Mediterrâneo. Ele não foi encontrado.

Domínio público

Harry Potter e a Pedra Filosofal - Publicado em 1997.

reprodução / Amazon

A britânica J. K. Rowling passava por uma crise financeira quando criou o bruxo Harry Potter e sua vida mudou. Lançou mais 6 livros da saga, todos supercampeões de venda.

Daniel Ogren wikimedia commons

O Conde de Monte Cristo - Publicado em 1844

Domínio público

O livro do francês Alexandre Dumas (1802-1870) se baseia na história de um marinheiro preso injustamente. Dumas dedicou-se a criar romances históricos com aventuras. Ele também escreveu "Os Três Mosqueteiros".

Domínio público

Ela, a Feiticeira - Publicado em 1887

reprodução / Amazon

O inglês Henry Rider Haggard (1856-1925), que viveu na era vitoriana, narra as aventuras de Leo Vincey e Horace Holly numa região inexplorada da África, onde encontram uma civilização submissa a uma feiticeira chamada Ela.

Domínio Público

As Aventuras de Pinóquio - Publicado em 1881

Reprodução / Amazon

O italiano Carlo Collodi (1826-1890) criou a história do boneco de madeira, criado por Gepeto, que queria virar menino. Uma fantasia que resiste por séculos no imaginário popular.

Domínio público

O Apanhador do Campo de Centeio - Publicado em 1951

reprodução Livraria da Travessa

O americano J.D.Salinger foi um dos mais influentes no pós-guerra. Neste livro, ele trata de temas como angústia e alienação, fazendo uma crítica à superficialidade da sociedade.

Domínio público

E Não Sobrou Nenhum - Publicado em 1948

reprodução GloboLivros

"Rainha do Crime", como era chamada, a britânica Agatha Christie deixou uma vasta literatura de suspense e mistério. " E Não Sobrou Nenhum" fala de dez pessoas numa ilha, confrontadas com seu passado por uma voz misteriosa.

Franker wikimedia commons

O Alquimista - Publicado em 1988

Divulgação Amazon

No livro, escrito pelo brasileiro Paulo Coelho, um jovem pastor andaluz viaja ao Egito em busca de um tesouro. É considerado um fenômeno literário, o livro mais traduzido e vendido do Brasil.

Marcello Casal Je Agência Brasil wikimedia commons

O Código da Vinci - Publicado em 2004

Reprodução Sextante

O escritor americano Dan Brown criou uma ficção repleta de símbolos verdadeiros e de conjecturas que causaram enorme polêmica. O professor Robert Langdom se envolve numa trama de crime e mistério. O livro virou filme e Langdon foi vivido por Tom Hanks.

Phillip Scala wikimedia commons