Jornal Estado de Minas

HARLEY-DAVIDSON ROAD GLIDE LIMITED

Tubarão na estrada

Téo Mascarenhas (*)
 

A carenagem dianteira tem estilo nariz de tubarão e faróis em LED - Foto: Guilherme Veloso/Harley-Davidson/Divulgação
A linha Turing das motocicletas estradeiras Harley-Davidson tem nova componente. O modelo Road Glide Limited substitui a Road Glide Ultra, já como linha 2020, e incorpora novas tecnologias eletrônicas de auxílio à pilotagem. O pacote, chamado de Reflex de Direção Defensiva (RDRS), atua na aceleração, desaceleração (frenagem) e também durante as curvas. O visual, porém, permanece semelhante ao da antecessora, Road Glide Ultra, com amplo volume, que inclui malas laterais e a central, além da avantajada carenagem nariz de tubarão.
 
 
O motor com dois cilindros em V de 1.868cm³ tem refrigeração líquida - Foto: Guilherme Veloso/Harley-Davidson/Divulgação 
Na estrada, seu verdadeiro habitat, as dimensões volumosas impõem respeito e oferece conforto, ao contrário do trânsito, onde só prevalece o respeito. No asfalto, o motor de dois cilindros em V, espécie de marca registrada da Harley-Davidson, também foi modernizado. Batizado de Milwaukee 114, com 1.868cm³, tem auxílio de refrigeração líquida e fornece 15,7kgfm de torque, permitindo rodar com a sexta marcha engatada sem preocupação, mesmo nas retomadas. Entretanto, na hora de cambiar, os engates são bastante ruidosos.
 
São dois discos ventilados na roda dianteira equipados com função ABS - Foto: Guilherme Veloso/Harley-Davidson/Divulgação
ELETRÔNICA Na estrada, o motor conta com dois níveis de controle de tração. O modo padrão, com carga máxima de potência e o modo chuva, para pisos escorregadios.
O sistema também pode ser desligado e atua nas curvas, levando em consideração o grau de inclinação da moto. A eletrônica também atua ao contrário, nas desacelerações. Ao reduzir as marchas em pisos escorregadios, por exemplo, o sistema detecta se a roda traseira está derrapando (torque de arrasto) e alivia o motor. Com seus 399kg de peso a seco, o sistema fornece segurança.
 
O sistema de som conta com quatro caixas - Foto: Guilherme Veloso/Harley-Davidson/Divulgação
Segurança também na hora de frear. São dois discos ventilados na roda dianteira e um na traseira, equipados com função ABS independente, mas vinculados eletronicamente. Ao acionar o manete de freio dianteiro, parte do freio traseiro também é acionada automaticamente, e ao acionar o pedal de freio traseiro, o dianteiro também entra em funcionamento parcialmente. O sistema é desativado em baixas velocidades.
Porém, em curvas, o ABS percebe o grau de inclinação e a velocidade e distribui a carga de frenagem entre as rodas para manter a trajetória.
 
 

RAMPA O peso e o volume não são empecilho para arrancar em rampas acentuadas. Ao acionar os freios (dianteiro ou traseiro), com maior pressão, o sistema trava a roda traseira. Ao acionar o acelerador e a embreagem, o freio é destravado, permitindo arrancar sem voltar. Uma luzinha no painel avisa quando o sistema é ativado. Na hora de pilotar, o pacote invisível torna a viagem mais segura, e não interfere no conforto, com pés apoiados em plataformas e guidão com boa altura, com manoplas aquecidas. O banco, com encosto lombar encaixa bem, mas para o garupa é um verdadeiro sofá.
 
A carenagem nariz de tubarão fornece uma verdadeira barreira contra o vento, mas conta com entradas de ar reguláveis para manter o conforto. Também abriga os dois faróis em LED, com luz de posição diurna, e o painel com tela digital sensível ao toque, além instrumentos analógicos. A parte digital traz monitoramento da pressão dos pneus e um sistema de som com quatro caixas, que também permite o espelhamento do celular para visualização de aplicativos, como o GPS e lista de músicas.
O acabamento inclui partes em preto (escape, retrovisores, motor e protetores) e o preço sugerido é de R$ 104.500.

(*) Viajou a convite da Harley-Davidson
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