Os veículos movidos a combustão interna (carros, motos, ônibus e caminhões) que emitem dióxido de carbono não poderão mais entrar no arquipélago de Fernando de Noronha, a partir de 10 de agosto de 2022. Ainda de acordo com o decreto-lei assinado pelo governador de Pernambuco, a partir de 2030, nem mesmo os veículos a combustão que já circulam pela ilha poderão permanecer, sendo tolerados apenas veículos como embarcações, aeronaves e tratores. A Renault aproveitou para firmar parceria com a administração da ilha, dentro do Projeto Noronha Carbono Zero, que estimula a circulação de carros não poluentes.
Assim, a marca francesa (que no Brasil prefere vender projetos romenos e indianos) cedeu em regime de comodato à administração local seis veículos elétricos – sendo três Zoe, dois Twizy e um Kangoo Z.E. – e quatro carregadores. A administração concedeu 130 autorizações ecológicas para a posse de veículos “limpos” na ilha, 100 para pessoas físicas e 30 para pessoas jurídicas. De olho nessa clientela, a Renault abriu a venda de carros elétricos para moradores de Fernando de Noronha com condições especiais de pagamento.
ZOE No caso do Brasil, o único modelo elétrico da Renault disponível ao grande público é o Zoe, por R$ 149.990. É o bastante para comprar um SUV médio, mas, ainda assim, é o elétrico mais barato disponível no país. Compacto e com acabamento simples, o modelo é vendido apenas em duas concessionárias da marca no país, uma em São Paulo e outra em Curitiba.
PROJETOS No Brasil, a Renault vende veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável desde 2013, com os modelos Zoe, Twizy, Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.. De acordo com a marca, são cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Porto Seguro, Fedex, CPFL e Itaipu. Já existem mais de 200 veículos elétricos da Renault circulando no país. Em Fernando de Noronha, um Kangoo Z.E.
Sobre os demais modelos cedidos em Fernando de Noronha, o Kangoo Z.E. é produzido na França, tendo vendido na Europa mais de 25 mil unidades desde seu lançamento, em 2011. O furgão elétrico tem 60cv de potência e autonomia de 270 quilômetros (pela norma NEDC), o que corresponde a algo entre 120 e 200 quilômetros (variando conforme a topografia, temperatura externa, vento, estilo de condução etc.) em uso real de ciclo de entregas. Já o Twizy é um subcompacto de dois lugares, sendo um banco atrás do outro, voltado para uso urbano. O motor elétrico do pequeno tem 17cv de potência e 5,8kgfm de torque, com velocidade máxima de 85km/h e autonomia de até 100 quilômetros.