Jornal Estado de Minas

C'est très chic



O Salon Rétromobile é uma das principais mostras de veículos antigos do mundo. Realizado no Porte de Versailles, mesmo local do Salão do Automóvel de Paris a cada dois anos, a 44ª edição do evento fecha as portas amanhã, tendo reunido cerca de 600 veículos históricos. A alemã BMW esteve presente, tendo envolvido na exposição parte do acervo de seu museu, além de clubes de entusiastas da marca na França, a fim de mostrar os capítulos mais excitantes da trajetória da montadora, de sua longa tradição no segmento de luxo à evolução dos motores nas últimas quatro décadas. Se você não pôde comparecer, confira um pouco do que os bávaros levaram para o evento. Em tempo: se gostar, saiba que esta exposição oferece uma perspectiva para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2019, realizado na Itália.


BMW 507
O BMW 507 (no topo) foi apresentado no Salão de Frankfurt em 1955, mostrando desempenho dinâmico, elegância e luxo. Dois anos depois, a BMW encomendou uma lancha (acima) que reunisse os mesmos atributos de estilo e potência dos seus carros. A lancha usava o propulsor 401 Marine, cuja potência de 150cv era igual à do motor de oito cilindros do BMW 507.



BMW Motorrad
Os amantes de motocicletas históricas fazem a festa na seção dedicada aos modelos clássicos da BMW Motorrad. Entre as motos disponíveis para venda está a BMW R51/3 (a vermelha acima) da década de 1950, que trazia motor boxer de dois cilindros e 500cm³ de cilindrada, além da BMW R 60/5 (a preta do topo), da série de motocicletas de turismo apresentada em 1969.



BMW 320
Entre os clássicos de corrida dos anos 1970, este BMW 320 foi desenvolvido com base na primeira geração do BMW Série 3.
Destaque para os spoilers dianteiros, aerofólio traseiro e rodas alargadas. Sob o capô, um motor 2.0 litros com 300cv de potência oriundo da Fórmula 2.



BMW Z1
Há cerca de 30 anos, os primeiros BMW Z1 eram entregues aos clientes. Inicialmente, o veículo era um projeto do time técnico da marca para enriquecer o conhecimento sobre estruturas e materiais inovadores de veículos. O corpo de plástico montado em um chassi de aço, as portas retráteis e o desempenho ágil geraram entusiasmo desde o início. A unidade exposta no salão, uma das 8 mil vendidas até 1991, será colocada à venda no final do evento.



BMW M1
O BMW M1 participou das corridas de Série Procar nos anos de 1979 e 1980, quando pilotos da Fórmula 1 e pilotos de carros de turismo competiam uns contra os outros em veículos com engenharia idêntica e potência de 470cv.
.